Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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A Educação Patrimonial e a Catedral de São Pedro em Rio Grande/RS: perspectivas através do ensino de História
William Adão Ferreira Paiva

Última alteração: 2017-10-15

Resumo


A Catedral de São Pedro, localizada na cidade do Rio Grande/RS, foi a primeira igreja erguida no Estado do Rio Grande do Sul tendo suas obras iniciadas no ano de 1755. Foi reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural através do Decreto Lei nº 25 de 30/11/1937, sendo considerada um dos símbolos da cidade. Ainda que se reconheça a necessidade de apresentar, trabalhar e discutir o Patrimônio Material e Imaterial de uma comunidade, a fim de que se conheça, valorize e perpetue esse legado, constata-se que existe uma carência de trabalhos que divulguem ações ou façam alusão à relação entre a Educação Patrimonial e o ensino de História na cidade do Rio Grande/RS, mais precisamente sobre a Catedral de São Pedro. Com a intenção de contribuir para a diminuição dessa lacuna, o presente trabalho se propõe a apresentar parte da pesquisa que está sendo realizada no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ensino de História em Rio Grande/RS a partir de uma proposta de Educação Patrimonial, que traz como referencial a Catedral de São Pedro. Como ela é um Patrimônio Histórico da cidade, faz-se necessário que os educadores explanem em suas práticas pedagógicas informações e referências sobre os assuntos ligados a Educação Patrimonial e também ao próprio Patrimônio Histórico e Cultural. Pode-se dizer que uma das funções primordiais da Educação Patrimonial no ambiente escolar é a de possibilitar o pleno conhecimento sobre as informações pertencentes aos bens culturais, sem deixar de ressaltar a forma como pode ocorrer o acesso aos mesmos. Isso fará com que os educandos reconheçam sua importância e valorizem a sua preservação, proporcionando assim uma relação de “pertencimento” com a cultura local. Os resultados contribuirão para que haja o compartilhamento de experiências e a reflexão sobre o tema, acerca dos trabalhos da mesma natureza.

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