Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Fontes históricas na escola: saberes, experiências e práticas metodológicas no ensino de história
Lêda Rodrigues Vieira

Última alteração: 2017-10-14

Resumo


Este artigo apresenta os resultados do projeto de extensão “Fontes históricas na escola: saberes, experiências e práticas metodológicas no ensino de História” desenvolvido em escola pública na cidade de Oeiras-PI entre os anos de 2016 e 2017. Esse projeto buscou permitir o diálogo da História ensinada no âmbito acadêmico em suas dimensões de ensino e pesquisa com as demandas da escola pública, integrando educação superior e educação básica. Para isso, buscou-se promover o incentivo e formação para a docência dos discentes de Licenciatura Plena em História do Campus Professor Possidônio Queiroz, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sobretudo com a prática da observação, preparação e aplicação de diferentes fontes históricas na prática docente em sala de aula. Assim, a equipe constituída por dois discentes (bolsista e voluntário) e, duas professoras do curso de História (coordenadora e colaboradora) realizaram várias etapas para o desenvolvimento do projeto como, por exemplo: reuniões periódicas da equipe para debater as atividades com fontes históricas, reunião da equipe com o professor de História para socializar o projeto e a necessidade de contribuir tanto com a formação de futuros docentes quanto com a ampliação das possibilidades metodológicas no ensino de História, etc. A base teórica e metodológica do projeto foi constituído de bibliografia que tratam do ensino de História e acerca do uso das fontes históricas em sala de aula (FONSECA, 2008; KARNAL, 2013; BITTENCOURT, 2011; PINSKY, 2010; FONSECA, 2011; PINSKY, 2011; PINSKY, LUCA, 2013), além de entrevistas com professores e alunos da educação básica.


Texto completo: PDF