Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
A Educação para as Relações Étnico-raciais e Ensino de História: saberes e práticas
Odair de Souza

Última alteração: 2017-10-11

Resumo


Esta comunicação pauta-se numa pesquisa em desenvolvimento no programa de mestrado Profissional em Ensino de História na Universidade Federal de Santa Catarina (Profhistória-UFSC). A pesquisa pretende investigar por meio de entrevista como os docentes de História da Escola Luiz Carlos Luiz, no município de Garopaba, 19ª GERED – Laguna – SC como trabalham as temáticas História e cultura africana e afro-brasileiras vinculadas a Educação para as Relações Étnico-raciais bem como sua adesão as propostas da decolonialidade e interculturalidade. Para isso, nos pautamos na decolonialidade como uma possibilidade epistemológica radical para o rompimento com os saberes eurocêntricos e na interculturalidade como proposta pedagógica. A partir destes estudos focalizarmos saberes “Outros” como o dos quilombolas e afro-brasileiros.  Neste sentido, dialogaremos com pensadores como Walter Mignolo, Anibal Quijano, Katherine Walsh, Maldonado Torres, Ramon Grosfoguel, entre outros.


Texto completo: PDF