Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Escola, homofobia e ensino de História no tempo presente
Jefferson Silva Pereira

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Uma das maiores dificuldades que a comunidade LGTB (Lésbicas, Gays, Transexuais / Travestis e Bissexuais) enfrentam nas escolas brasileiras é a homofobia. Caracterizada por atitudes de ignorância, preconceito, agressões físicas e/ou psicológicas, a homofobia é um tema que tem ganhado destaque nas discussões contemporâneas. Consideramos que a escola, espaço de fundamental importância para a cidadania, deve estar engajada nesse debate e deve proporcionar um ambiente acolhedor às diversidades humanas. Nesse sentido, o ensino de história pode ser fundamental para esse processo. Diante dessa problemática, esse artigo pretende analisar a importância do o ensino de história para a desconstrução de preconceitos e de discriminações (sobretudo com a relação à população LGBT), à partir da História Social, ou seja, com base em uma perspectiva metodológica que ressalta a importância do indivíduo como sujeito histórico e da produção do conhecimento histórico, visando formar sujeitos produtores da história, não mais receptores passivos, espectadores de uma história de heróis e fatos. Portanto, o respeito à diversidade de gênero precisa ser incorporado ao ensino de história, assim como nos currículos escolares e às práticas pedagógicas, rompendo com a heteronormatividade naturalizada no âmbito das instituições escolares e suas representações, a fim de desconstruir preconceitos, ao invés de construí-los ou perpetuá-los.

 

Palavras-chaves: Escola; Homofobia; Ensino de História.


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