Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, III Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
O têxtil e o vestuário como fonte documental: No acervo de Olly Reinheimer
Sra Carolina Morgado Pereira

Última alteração: 2017-10-13

Resumo


Olly Reinheimer (1914-1986), nascida na Alemanha, Sachsen, Mittweida, migrou para o Brasil e, radicou-se na cidade do Rio de janeiro, em 1936. Aqui, além de professora, produziu uma obra bastante variada que incluía cerâmica, pintura, gravura, estamparia e têxteis. Seu trabalho distinguia-se por sua multiplicidade de manifestações artísticas, cores singulares, mesclas de referenciais oriundos de diversas culturas e combinações de técnicas. Dentre estes últimos, destacamos a produção de vestuário e tecidos feitos através de seu processo de experimentação. O período de criação mais produtivo de Olly foi entre a década de 1960 e início de 1970. A produção que nos interessa são as peças produzidas em tecido, que estiveram presentes tanto em exposições de arte quanto em desfiles promovidos pela artista, no Rio de Janeiro. Atualmente o acervo se encontra no apartamento da família, em Ipanema, no Rio de Janeiro. O acervo é composto por parte da produção artística remanescente de Olly, seus métodos e instrumentos de criação. As ações de guarda, preservação e o desejo de pesquisa da coleção foram incentivados pela família. Dentre as atividades empreendidas, estão a organização, catalogação e acondicionamento do acervo documental, bibliográfico, obras e materiais empregados nas experimentações. Esta comunicação visa apresentar o processo documental de fontes têxteis e de vestuário através das ações de documentação do acervo de objetos têxteis e de vestuário de Olly Reinheimer e os processos de organização, tombamento, catalogação e guarda. Bem como, as abordagens críticas para a discussão dos objetos de vestuário em suas configurações históricas, a partir da análise do objeto têxtil e vestuário físico. O embasamento teórico-metodológico da pesquisa fundamenta-se nos estudos de cultura visual e material a partir da abordagem proposta por Jules Prown e por Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, assim como, nas pesquisas da historiadora do vestuário Lou Taylor.

 


Texto completo: PDF