Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, IV Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237-4078

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Gloria Estefan no História do Tempo Presente: temporalidades e representações
Igor Lemos Moreira

Última alteração: 2021-06-16

Resumo


A comunicação ocupa-se em apresentar um breve recorte da trajetória da cantora cubana Gloria Estefan, a partir do início na carreira e consolidação da participação no mercado internacional da música. Em 1977, foi lançado nos Estados Unidos o álbum Renacer/Live Again, definindo sua inserção na indústria fonográfica, quando a artista ainda integrava a Banda Miami Sound Machine. Em contrapartida, em 2011, através do álbum The Little Miss Havana, evidencia-se a consolidação de sua carreira na música pop como artista solo. Neste espaço de tempo, identificado como recorte do projeto de doutorado em andamento e da comunicação, pretende-se evidenciar o desenvolvimento da carreira artística de Gloria Estefan identificada como cantora latina de música pop no contexto global. A análise desta proposta orienta-se pela perspectiva da História do Tempo Presente, buscando perceber como suas produções artísticas e a cobertura midiática sobre seu percurso profissional mobilizaram diferentes representações e temporalidades. Como exemplo desta abordagem, serão apresentados alguns registros localizados na imprensa escrita estadunidense, assim como em suas produções cancionais. Essa via de análise no tempo presente, permite aventar os debates sobre as categorias de “representações” (Jacques Rancière), “identificações” (Stuart Hall e Néstor García Canclini) e “indústrias fonográficas” (Simon Reynolds e Antoine Hennion).

Palavras-chave: Gloria Estefan, Música Pop Latina, representações, identificações, indústria cultural estadunidense.


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