Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, I Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Usos do passado na Nova Canção Chilena: Rolando Alarcón, Inti-Illimani e a representação sonora da Revolução Mexicana e da Guerra Civil Espanhola (1969)
Natália Ayo Schmiedecke

Última alteração: 2014-10-02

Resumo


A partir da análise do LP A La Resistencia Española, de Rolando Alarcón / A LaRevolución Mexicana, do conjunto Inti-Illimani, buscaremos identificar os elementosenvolvidos na apropriação simbólica desses referenciais históricos por artistas ligados aomovimento da Nova Canção Chilena (NCCh) no contexto político-cultural latino-americanode fins dos anos 1960. Também procuraremos compreender como a associação entre taismúsicos dialoga com o processo de constituição da NCCh como movimento, marcando seudistanciamento em relação ao repertório denominado “neofolklórico”. Tomaremos como eixoa articulação entre as representações dos episódios históricos e os usos do “folclore”promovidos pelos artistas – desenrolada a partir da concepção da canção como arma política.

Texto completo: PDF