Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, I Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Audiovisuais no ensino de História: o uso das animações nos conteúdos do ensino médio
Eliane Mimesse, Rikardo Santana da Silva

Última alteração: 2014-10-05

Resumo


Este texto pretende apresentar algumas das correlações possíveis entre o ensino de História e as animações. Foram analisados filmes em animações recentes: Bee Movie, Vida de Inseto, Wall-E e Persepolis. A fundamentação teórica baseou-se em Certeau (2002) e nas Diretrizes Curriculares para o ensino de História na educação básica do Estado do Paraná (2007). As animações ao criarem situações fantasiosas, demonstram ao espectador uma sátira do modo como a sociedade se relaciona. Conclui-se que, de certa forma, estas animações são modos de interpretarmos o presente, apropriam-se de críticas do tempo atual que podem ser praticadas no ensino de História.


Texto completo: PDF