Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, I Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
História Indígena e ensino de História escolar nas escolas Indígenas: um olhar a partir dos relatos dos professores Indígenas que lecionam a disciplina
Regiane Francisca Barbosa

Última alteração: 2014-10-05

Resumo


O trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões iniciais acerca de como duas professoras indígenas Guarani Kaiowá lidam com o ensino de História. Busca-se compreender como de fato isso é influenciado pelas experiências que tiveram ao longo de suas vidas, e como estas por sua vez, também sofreram influência do processo histórico global. Desta forma, percebe-se que há uma grande preocupação destas docentes em manter uma identidade étnica do grupo ao qual pertence. Configura-se então, uma tentativa de entender como isto de fato, se dá no cotidiano da sala de aula, em suas práticas, na forma com que lidam com os conteúdos.

Texto completo: PDF