Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Narrativas do passado: memória, história e horizontes de expectativas no centenário do Colégio Coração de Jesus (Florianópolis, 1988 – 1998)
Ana Luíza Mello Santiago de Andrade

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


Esta trabalho concentra-se em um estudo sobre as comemorações em torno do centenário do Colégio Coração de Jesus, escola católica e privada da cidade de Florianópolis. Em seus festejos, ocorridos entre os anos de 1988 e 1998, foi possível verificar o investimento em história e memória que foram dadas a ler de variadas formas; são cronicas, livros e recortes de jornais que dão o tom das comemorações, por meio de narrativas que constroem o passado da escola. As festas centenárias, datadas de 1998, ganharam as ruas de Florianópolis e os jornais locais. As festas centenárias entrelaçam passado, presente e futuro, tendo em vista que começam a anunciar algumas mudanças no já consagrado sistema de ensino até então, atreladas ao passado relembrado com saudosismo pelos cronistas locais Paulo e Sérgio da Costa Ramos. Assim, é possível detectar alguns horizontes de expectativas (KOSELLECK, 2006) enunciados pelo Coração de Jesus em meio às suas festas. Novos temas e preocupações para o ensino, novas sedes e novas propostas educacionais marcam a entrada do Colégio no novo milênio.

Texto completo: PDF