Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
As posições políticas e as práticas do partido Vanguardia Comunista frente à Ditadura da “Revolução Argentina” (1966-1973)
Brenda Rupar

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


Em 1966, Juan Carlos Onganía chefiou o movimento que inaugurou o quinto golpe de Estado na Argentina num contexto nacional e internacional de radicalização das lutas operárias e populares. Existem muitas pesquisas sobre movimentos guerrilheiros do momento, porém é preciso desenvolver estúdios sobre as organizações da esquerda revolucionária não armada. No presente trabalho pretendemos contribuir nesse sentido, apresentando o acionar da primeira organização maoísta da Argentina sob a ditadura da “Revolución Argentina” (1966-1973). Vanguardia Comunista constituiu-se no ano 1965 como o primeiro partido maoísta da Argentina, protagonizou vários dos conflitos operários mais relevantes da época e seus militantes foram duramente perseguidos pelos diferentes governos ditatoriais. Seus posicionamentos e práticas foram mudando naquele período, conforme mudavam as condições políticas internas e externas. Um dos objetivos da pesquisa é identificar quais foram os diferentes momentos e explicar as mudanças acontecidas. O trabalho forma parte da minha pesquisa doutoral sobre as origens do maoísmo na Argentina e as fontes principais serão os próprios materiais editados pelo partido, além dos panfletos e jornais da época.

Texto completo: PDF