Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Laços e enlaces: sociabilidades, personagens e distinções nos quadros de formatura
Nelson Maurilio Coelho Junior

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


O trabalho proposto explora as possibilidades de pesquisa proporcionadas pelo estudo dos quadros de formatura do Curso Normal produzidos (durante a década de 1920) e expostos até os dias atuais nas paredes do Colégio Coração de Jesus – CCJ, na cidade Florianópolis/SC. Os quadros de formatura figuram entre os vários componentes materiais que constituem a escola e sua cultura e foram analisados como elementos constitutivos da cultura escolar. Para o desenvolvimento da análise foi utilizado Souza (2007), que apresenta estudos sobre cultura material escolar como ampliação de possibilidades de investigação do fazer pedagógico na passagem do tempo; Ricoeur (2008), que percebe a memória como força vibrante aderida a História; o conceito de “espaço de sociabilidade” estudado por Sirinelli (1986), Simmel (1983) e Gomes (1993), que entendem esses espaços como um ambiente de trocas e reciprocidades que criam e reforçam laços que podem se perpetuar por um longo tempo. Nesta linha de análise foi possível investigar desde sua constituição material gestada nas vivências escolares que acionaram seu uso, exposição e permanência no acervo até as representações sociais que ficaram impressas em suas composições. Com efeito, os quadros de formatura do CCJ são portadores da capacidade de perenizar rituais, saberes e práticas na passagem do tempo. São manifestações materiais resultantes das vivências da época em que foram produzidos e depositários de sentidos que deviam perpetuar.

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