Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
A oralidade na transmissão dos saberes da cultura afro-brasileira: desafios na contemporaneidade
Claudia Cristina Rezende Puentes

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


Com o objetivo de abordar aspectos contributivos na formação cultural contemporânea dos afrodescendentes, elucidamos algumas questões que descentralizam os critérios referenciais culturais em Alagoas. Tendo como base diferentes personagens do Patrimônio Vivo no estado, buscamos em Mãe Neide Oyá D’Oxum, a primeira Yalorixá reconhecida como Mestre da Cultura Afro-brasileira, os parâmetros para a elaboração do presente estudo.
Estudamos a oralidade como transmissão e proteção do bem cultural representado pelos saberes das Yalorixás. Uma vez que nas religiões de Matriz africana encontramos nos estudos de campo o enfrentamento dos atores para a continuidade dos ritos e manifestações religiosas. Preponderantemente em Alagoas a culinária religiosa de matriz africana tem constituído a ferramenta utilizada para difundir e desmistificar as religiões. Uma vez que os pratos elaborados nas chamadas ‘cozinhas do Axé’ estão saindo da amplitude religiosa para as mesas cotidianas.
Questões encontradas no Decreto 3.551/200 que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e a salvaguarda desses bens que constituem um política pública ainda em construção e suas implicações no estado, estão sendo analisadas a fim de ampliar a discussão sobre o tema.

Texto completo: PDF