Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Narrativas de vida: usos do passado autobiográfico no presente da aprendizagem histórica
Luciano de Azambuja

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


O objeto da pesquisa consiste na interpretação histórica do perfil identitário de alunos jovens e adultos dos cursos técnicos de Guia de Turismo, Panificação e Gastronomia do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Florianópolis Continente, a partir do estímulo à escritura de narrativas de vida sugestionadas por roteiro proposto pelo professor-pesquisador. Na tripla perspectiva do campo da educação histórica, da experiência da cognição histórica situada (BARCA, 2004; SCHMIDT, 2009) e da disciplina da didática da história (RÜSEN, 2012), a hipótese do trabalho fundamenta-se no pressuposto de que a escritura de narrativas de vida mobiliza a formação da consciência histórica e os subjacentes processos de ensino e aprendizagem histórica. Narrativas de vida são objetivações da consciência histórica de um sujeito na e a partir da vida prática, portanto, podem constituir artefatos ponto de partida de uma cultura histórica escolar focada na aprendizagem dos alunos.

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