Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
A querência fabril: o desenvolvimento da identidade tradicionalista entre trabalhadores metalúrgicos de Caxias do Sul entre 1980 e 2010.
Bolívar Kieling Júnior

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


O trabalho proposto visa analisar a adesão a uma identidade regional sul-rio-grandense tradicionalista entre trabalhadores de grandes empresas metalmecânicas de Caxias do Sul entre os anos de 1980 e 2010, com foco dirigido às dinâmicas que envolveram o surgimento e estabelecimento de Centros de Tradições Gaúchas fundados por grupos de trabalhadores destas empresas. O trabalho tem como questões norteadoras analisar se a adesão a esta identidade tradicionalista objetivou promover uma inserção positivada destes trabalhadores, muitos migrantes do interior do estado do Rio Grande do Sul, na sociedade caxiense e como as representações do modelo identitário tradicionalista foram positivadas no imaginário da sociedade local. Para efetuar a análise deste trabalho, serão apropriadas as ferramentas teóricas e conceitos de autores como Pierre Bourdieu, Roger Chartier, Stuart Hall, Bronislaw Baczko, entre outros. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas entrevistas com fins de análise histórica, adentrando no campo de estudos da história oral; abordou-se documentos burocráticos destes CTGs pesquisados e periódicos locais de grande circulação - com estes, visando entender a evolução da publicidade do tradicionalismo na sociedade caxiense. Dentre os resultados parciais obtidos neste trabalho, destaca-se a nítida valorização do conjunto representacional tradicionalista por meio da mídia impressa local.

Texto completo: PDF