Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Curriculo de história na web: uma abordagem discursiva narrativa histórica escolar em ambientes hipertextuais
Fábio Dias Nascimento

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


Este trabalho é fruto da dissertação de mestrado “Currículo de história na web: uma abordagem discursiva de propostas da Educopédia para o ensino de história”. Esta pesquisa apresenta um estudo da narrativa histórica escolar elaborada em ambientes virtuais de aprendizagens. Para esta apresentação realizei um recorte na parte da análise que tem como objeto a narrativas históricas escolar em ambientes virtuais hipertextuais. Nela, aposto na potencialidade em uma apropriação da teoria ricoeuriana, mais especificamente dos conceitos de narrativa histórica e círculo hermenêutico. Com esse referencial teórico, levanto algumas questões que considero potentes para debates acerca da escrita e leitura da História escolar a partir mídias.

Texto completo: PDF