Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Currículo e Interculturalidade: articulações entre as demandas de direito no âmbito do ensino de história indígena em nosso presente
Maria Perpétua Baptista Domingues

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo problematizar a interface currículo- interculturalidade tendo como foco o ensino de história indígena nas escolas brasileiras. Em diálogo com as contribuições teóricas da perspectiva intercultural crítica e da história do Tempo Presente, focalizamos, neste texto, os efeitos das demandas de direito formuladas pelos movimentos indígenas no Brasil nos currículos de história da educação básica em nossa contemporaneidade. Entendemos que a ausência e/ou secundarização da temática indígena nas narrativas de brasilidade produzidas e hegemonizadas nos textos curriculares contemporâneos fazem parte de estratégias discursivas mobilizadas pelos processos de identificação no âmbito do ensino de história. Esses processos colocam em jogo passado e futuro, memórias e projetos de sociedade nos quais se pretende investir nesta disciplina. Selecionamos como empiria exercícios de História do Brasil de coleções de livros didáticos bem avaliados nos dois últimos PNLD (2005, 2012), particularmente no quesito relacionado ao combate às visões estereotipadas e preconceituosas. A análise procurou extrapolar a linguagem da denúncia e evidenciar articulações entre as unidades temporais sintetizadas nas narrativas nacionais validadas e legitimadas como objeto de ensino que tendem a desestabilizar versões hegemônicas e deslocar, do lugar da subalternidade, a história dos indígenas no âmbito da história do Brasil narrada e fixada nos currículos de História.

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