Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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Uma fresta para entrever a cultura escrita: o caderno escolar como documento para o conhecimento das práticas de escrita na Escola Normal em Lages/SC
Tania Cordova

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


O interesse pela cultura escolar tem lançado novos olhares aos objetos da escola. Entre os objetos ressignificados pela pesquisa histórica, estão os cadernos escolares. Estes objetos constituem um importante produto da cultura escolar, uma vez que possibilitam ao pesquisador compreender a escola e o seu cotidiano. O presente trabalho objetiva problematizar o caderno escolar como documento para compreender dois campos historiográficos relacionados: a História da Educação e a História da Cultura Escrita. Para tal, o estudo perscrutou um caderno de produção de textos de uma ex-aluna da Escola Normal em Lages/Santa Catarina, na década de 1930. Este documento faz parte de um conjunto de 4 cadernos pertencentes a mesma aluna e tinha como função abrigar as produções de textos prescritas pelo Programa de Ensino das Escolas Normais. Destaca-se que este caderno configura a primeira fonte material problematizada em uma pesquisa de doutorado, em andamento, sobre a Escola Normal em Lages. Neste estudo o caderno escolar foi analisado como suporte das escritas escolares denominadas de cotidianas ou ordinárias, uma vez que nessas escritas podem-se encontrar vestígios que contribuem para a compreensão da pluralidade de redes tecidas entre alunos e escola e, ainda, entrever e ressignificar as manifestações de ensino e aprendizagem de uma cultura escrita presente no universo daquela instituição de formação de professores.

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