Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Ecos no Vale do Chopim: Memórias e pertencimentos dos atingidos por barragens na comunidade de Nossa Senhora de Navegantes, Paraná.
Roberto Luiz Pocai Filho

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


Em 2004, a notícia da construção de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas no Vale do Chopim transformou completamente o destino da comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes, em Clevelândia - PR. Esse projeto de pesquisa tem por intenção analisar as diversas interpretações do acontecimento e como esse ressignifica as memórias das populações ribeirinhas da comunidade. A companhia Chopim Energia, detentora dos projetos de construção das usinas, tem se preocupado em manter contato com essas populações, criando relações de contato afim de abrangê-las ao processo de construção das usinas. Ainda assim, a previsão do impacto ambiental gerou a preocupação de parte da população dessa localidade e produziu todo um cenário de resistência aos projetos da companhia. No âmago das questões da luta pela terra, diversas lideranças se formaram em contato com o Movimento dos Atingidos por Barragens, que procura defender os habitantes do lugar contra o avanço das companhias hidrelétricas. Muito além de apenas pontuar esses conflitos, esse projeto de pesquisa tem por objetivo analisar como os saberes e práticas dos membros da comunidade se entrelaçam com seus sentimentos de pertencimento a paisagem e como os cenários de cultura política se reformulam constantemente no Vale do Chopim.

Texto completo: PDF