Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
Memórias e experiências do fazer-se leitor: as trajetórias de leitura de leitores da Biblioteca Pública Municipal de Serra Alta - Assir Ghidini
Elison Antnio Paim

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


Esta comunicação apresenta resultados da pesquisa vinculada ao projeto matricial Mediação e formação de leitores, realizada em bibliotecas universitária, escolares e públicas municipais. Objetivou compreender como se constituem e quais são os papéis dos mediadores na formação de leitores. A Biblioteca Pública Municipal de Serra Alta - Assir Ghidini foi criada em 14 de Agosto de 1990. Possuí mais de 5.000 volumes. É vinculada a Secretária Municipal de Educação. A partir dos registros da biblioteca, buscamos construir a memória de formação de 10 leitores assíduos dessa biblioteca para entender: Quais os mediadores de leitura e que estratégias de mediação contribuíram para o fazer-se leitor? Este projeto procura entender os modos como os mediadores propõem e pensam a formação de leitores com o objetivo de encontrar novas possibilidades para efetivar a mediação entre textos e leitores. O roteiro da entrevista e as categorias de análise consideraram: a trajetória de formação de cada leitor, conceito de leitura, o papel atribuído à literatura, o papel dos mediadores, as estratégias de mediação. Pauto-me no pensamento de Edward Thompson, Walter Benjamin, Michele Petit, Tzvetan Todorov. O processo de fazer-se leitor esteve acompanhado de saberes para além do ato de ler, ou seja, o incentivo sempre esteve presente nos professores ou na família.


Texto completo: PDF