Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, II Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

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O Patrimônio Cultural de Garopaba (SC) na percepção dos professores da rede pública municipal de ensino
Viegas Fernandes da Costa

Última alteração: 2014-09-25

Resumo


município de Garopaba apresentou profundas alterações demográficas entre 1990 e 2010. No período a população dobrou e novos elementos étnicos incorporaram-se ao território, transformando a paisagem e a organização social local. A vila de pescadores tradicionais, de ascendência açoriana e africana, dá lugar a uma população recentemente migrada e que trouxe consigo referências culturais diversas e processos de gentrificação (cf. conceito de Margarita Barreto, 2007). Esta nova realidade social pressiona o patrimônio cultural local. As comunidades tradicionais de pescadores, quilombolas e agricultores são tensionados pelo discurso da modernidade. A especulação imobiliária e o avanço das atividades econômicas contemporâneas coloca em risco a existência de antigas edificações e unidades produtivas tradicionais, como os engenhos de farinha e serrarias, bem como os saberes a estas relacionados. A mesma pressão age sobre o patrimônio paisagístico e os 5 sítios arqueológicos registrados no CNSA/IPHAN. Com o objetivo de promover atividades de educação patrimonial, foi realizada esta pesquisa junto aos professores da rede municipal por meio de questionário, a fim de identificar a percepção dos educadores a respeito do patrimônio cultural local. O universo pesquisado é censitário, e os resultados demonstram as dificuldades dos educadores de identificar e reconhecer o patrimônio cultural local. A base teórica para a pesquisa são os textos de LARAIA(1986) e FUNARI, PELEGRINI(2006).

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