Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

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O Letramento nas Atividades Remotas da Educação Infantil
Priscila da Rosa Lescano Dias, Thaise da Silva

Última alteração: 2021-07-19

Resumo


Esta pesquisa tem como tema central o letramento das crianças da educação infantil. O objetivo geral é analisar nos Cadernos de Atividades produzidos para crianças da educação infantil de uma Escola Municipal de Amambai como as questões de letramento são apresentadas. Os objetivos específicos são: fomentar discussões a respeito de como o letramento tem sido vivenciado pelas crianças da educação infantil nas atividades remotas propostas durante o distanciamento social; identificar e discutir os tipos de atividades de letramentos propostas nos Cadernos/Apostilados de Atividades remotas da pré-escola de uma escola pública municipal e contribuir com a sociedade na possibilidade de oferecer uma visão ampla de como o letramento na educação infantil tem se constituído. Para compreensão do objeto desse estudo apresenta-se como aporte teórico os Novos Estudos do Letramento (NEL) destacando as produções de Street (2014), Soares (2002, 2003, 2004, 2018), Rojo (1998, 2001, 1998), Kleiman (2005, 2007) e Goulart (2001,2006, 2014) ,Corsino (2006), Goulart e Mello (2005), Junqueira Filho (2006, 2011), Baptista (2010) e Morais (2016) dentre outros pesquisadores que discutem as temáticas abordadas. Para obtenção dos dados, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em ciências humanas que utilizará como metodologia a análise documental. As técnicas utilizadas para obtenção dos dados será a análise documental dos Cadernos/apostilados de Atividades para o ensino remoto da pré-escola.  Espera-se com essa pesquisa alcançar os objetivos propostos e ampliação da visão de como o letramento tem-se constituído com crianças da educação infantil.


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