Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: (des)encontro e (re)invenção da prática
Viviane Caline de Souza Pinheiro, Érica Raiane de Santana Galvão, Adriana Cavalcanti dos Santos

Última alteração: 2021-07-23

Resumo


O trabalho é um recorte da Pesquisa Nacional Alfabetização em Rede (2020) e define por objetivo analisar a concepção dos professores alfabetizadores quanto à necessidade de formação continuada no contexto do ensino remoto emergencial. A abordagem metodológica é de natureza quanti-qualitativa do tipo exploratória. Participaram da pesquisa 53 professores alfabetizadores, os quais responderam voluntariamente, seguindo os protocolos éticos, um questionário em formulário online. Os resultados apontam que quase todos os professores alfabetizadores consideram importante a existência de formação continuada no período da pandemia, e destacaram que as principais temáticas a serem trabalhadas nessa formação são as que envolvem o ensino remoto de leitura e escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e o planejamento pedagógico no ensino remoto. Para os professores alfabetizadores há a necessidade em discutir assuntos que repercutem na ação docente acerca do momento que estão vivenciando.

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