Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

Tamanho da fonte: 
O Ensino De Língua Portuguesa No Contexto De Pandemia: limites e possibilidade de uma prática inclusiva
Viviane Gislaine Caetano

Última alteração: 2021-07-25

Resumo


O artigo analisa as práticas pedagógicas de três professoras da rede privada de Icoaraci - PA, para ensino de língua portuguesa no atual contexto de educação remota. Para ser levada a feito, realizamos uma pesquisa estruturada, no segundo semestre de 2020, composta de quatro questões.Os dados foram analisados de forma qualitativa, tendo como aporte teórico, a psicologia da aprendizagem descrita por Vigotski (1987, 1991, 2000, 2001 ). Desta forma, podemos observar que as educadoras buscaram, conforme suas possibilidades, alternativas para a continuação das aulas, a fim de, alcançar o aprendizado tanto dos alunos do ensino regular quanto do público da educação especial, no entanto, ainda apresentam fragilidades na elaboração dos instrumentos avaliativos, bem como no planejamento das aulas para este contexto.

Texto completo: PDF