Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

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OS DESAFIOS DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS NO COTIDIANO DA ALFABETIZAÇÃO
Paula Pires da Silva, Silvana Maria Bellé Zasso

Última alteração: 2021-07-27

Resumo


Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa realizada no ano de 2018, com professoras alfabetizadoras de um município situado no interior do Rio Grande do Sul, as quais participaram da formação ofertada no âmbito do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2017/2018. Apresenta-se  dados de 22 professoras que atuavam no 3º ano e as reflexões sobre: como elas organizavam o planejamento das suas aulas; as referências que subsidiam esta prática; as articulações entre as áreas de conhecimentos e os desafios na dinâmica do trabalho. As problematizações acerca da prática de planejamento da sala de aula seguem uma perspectiva de integração curricular e a necessidade de considerar os conhecimentos prévios das crianças, sem perder de vista os objetivos de aprendizagem de cada segmento. Considera-se a formação continuada como reflexão da ação pautada numa dinâmica de formação colaborativa no espaço da escola onde há partilha de dúvidas, dilemas e experiências. Os dados indicam que as professoras participantes da pesquisa planejam, ora de forma individual e ora coletiva; que as condições de trabalho nem sempre favorecem os encontros coletivos e, a que prática de planejar, na maioria das vezes, não é garantida no turno de trabalho, tendo de ser realizada em seu tempo de descanso.

Palavras-chaves: prática de planejamento; alfabetização; formação continuada


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