Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

Tamanho da fonte: 
LEITURA E ESCRITA: recursos para o processo de alfabetização
ECIONE FELIX DE LIMA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO

Última alteração: 2021-07-30

Resumo


O referido estudo corresponde a uma reflexão, resultado de uma pesquisa bibliográfica no contexto da produção do conhecimento e tem como objetivo analisar as práticas da leitura e escrita no processo de alfabetização, elemento contribuinte para o desenvolvimento do aluno. Temos como principais aportes teóricos, baseou-se nas discussões de KLEIMAN (2000), FERREIRO (2002), MARTINS (2006) e outros pesquisadores que estudam e contribuem com o processo de leitura e escrita das crianças na construção de novos saberes.  Para tanto, usou-se na metodologia observações diárias, coletas de dados, como também trabalhos teóricos sobre a temática em questão. Os estudos evidenciaram que o ensino da leitura e escrita, é condição fundamental para o processo de alfabetização, como também para a integração na vida social do aluno. Além disso, se faz necessário práticas pedagógicas significativas na escola que intensifiquem o uso social que envolvem o ato de ler e escrever, visto que é o caminho essencial para dominar a palavra escrita, ou melhor, a alfabetização. Portanto, se faz necessário que o estudante compreenda o objeto em seu contexto de forma crítica, consequentemente o seu significado na prática cotidiana e possa agir no mundo social como sujeito ativo.

Palavras-chaves: Leitura; Escrita; Alfabetização;  Aprendizagem com significado.


Texto completo: PDF