Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

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DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO – BA E A INTERDISCIPLINARIDADE: sentidos no saber e fazer pedagógico
Geisa Gabrielle Santos, Paulo Cesar Marques de Andrade Santos

Última alteração: 2021-07-30

Resumo


O presente ensaio visa apresentar reflexões introdutórias acerca da formação  continuada de professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino na cidade de Juazeiro no período de 2013 à 2016. Trata-se de um estudo qualitativo em fase inicial realizado a partir da revisão bibliográfica e análise documental para ampliação de significados e de sentidos no que diz respeito às questões ligadas à práxis pedagógica interdisciplinar adotada pelo município localizado no semiárido da Bahia e faz parte dos estudos vigentes realizados no mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina.

Entre os vários questionamentos que a reflexão deste estudo sugere, destacamos àquele que reputamos de maior siginificância ao abordar o tema: Como se dá o diálogo entre o processo de Formação Continuada de Professores Alfabetizadores na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro – BA e as práticas interdisciplinares?

Para uma maior compreensão desse diálogo recorremos a Cunha (2014), Magalhães (2015), Fazenda (2008) e Japiassu (2006) além dos Planos Nacional e Municipal de Educação que embasam a tecitura das políticas públicas para formação continuada de Professores Alfabetizadores na Rede Municipal de Juazeiro (BA).


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