Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, V CONBALF - Políticas, Práticas e Resistências

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ENSINO REMOTO E ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de práticas pedagógicas no contexto de pandemia
ANGÉLICA FURTADO DE ALMEIDA, SILVANA DOS SANTOS SILVA

Última alteração: 2021-07-30

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões e análises acerca do trabalho com alfabetização no contexto do ensino remoto, na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo (RME/SP), considerando as ações propostas pela Secretaria Municipal de Educação no que tange à produção de materiais impressos, formação de docentes e coordenadores/as pedagógicos/as, orientações para avaliação das aprendizagens e o movimento de priorização curricular realizado na rede. As reflexões e análises aqui apresentadas têm como base dois movimentos considerados necessários: partir das concepções que embasam o trabalho com a alfabetização na RME/SP e, ao mesmo tempo, (re)pensar as práticas possíveis de serem efetivadas considerando o contexto do ensino remoto imposto pela pandemia da COVID-19. As publicações do Relatório Técnico Parcial da Pesquisa Alfabetização em Rede (EM REDE, 2020) e do artigo de Colello (2021), além dos documentos curriculares da rede paulistana (SÃO PAULO, 2019, 2021a, 2021b), permitem a realização de análises a partir de dados recentes em articulação com a proposta curricular vigente no contexto analisado.

Palavras-chaves: Alfabetização; Pandemia; Ensino Remoto; Concepções; Práticas.


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