Alfabetização e políticas públicas
O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO (PMALFA): lacunas e tensões | |
Eliane Dasmaceno da Silva |
Formação de professores alfabetizadores em Língua Portuguesa em tempos de pandemia na rede municipal de São Paulo | |
Rosangela Ferreira de Souza Queiroz, Karla de Oliveira Querioz |
A COMPREENSÃO DE ALFABETIZAÇÃO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ALFABETIZADORES E A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: concepções e rupturas | |
Carine de Campos Moraes Barros |
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA): diálogos sobre a formação docente | |
Fernanda Duarte Araújo Silva, Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves |
OS DISCURSOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES | |
Liziana Arambula Teixeira |
PROGRAMA CONTA PRA MIM: inserção da alfabetização no contexto domiciliar | |
Senhoras Ferreira; Gontijo |
O TRATAMENTO DA ORALIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA NO PNLD 2019 | |
Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa |
RECEPÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NO CENÁRIO ALAGOANO | |
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos, Nádson Araújo dos Santos |
O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma proposta de pesquisa | |
Odair Alves Vieira, Ângela Rita Christofolo de Mello |
ALFABETIZAÇÃO EM DISCURSOS: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES | |
Fernanda de Araújo Frambach |
A Alfabetização de Crianças No Brasil e o Ods4: Alguns Apontamentos | |
Alcione Aparecida de Azevedo |
A influência dos simulados de avaliação em larga escala para a rotina das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental | |
Rebeca Talia Ximenes Parente, Maria José Barbosa |
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CONSTRUÍDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PÓS BNCC | |
Welessandra Aparecida Benfica, Renata Paiva Gonçalves |
“POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA)” E O SILENCIAMENTO DO LETRAMENTO | |
Darlize Teixeira de Mello, Bruna Bissolotti Disegna, Bárbara dos Santos Alves |
CURSO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE TEMPO DE APRENDER E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O QUE ESTE “TEMPO” SUGERE? | |
Bárbara Santos Alves |
Política Nacional de Alfabetização: reflexões sobre conflitos e apagamentos | |
Rebeca Szczawlinska Muceniecks |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS À APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA PRECONIZADOS NA BNCC | |
Leila Nascimento Silva, Érica de Santana Galvão |
RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO/UNESCO: lições sobre alfabetização | |
Izabel Cristina Costa de Faria, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro |
DIRETRIZES E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização | |
VIVIENE DE PAULO DE MELO |
DIRETRIZES E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização | |
VIVIENE DE PAULO DE MELO |
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: a potencialidade discursiva dos dados e das limitações de uma avaliação em larga escala | |
Dhietelly Morghana Almeida Santos, Marina Prestes Silva, Renata Sperrhake |
ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: O QUE DIZEM OS SUJEITOS DESSA AÇÃO? | |
Maély Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Giovanna Rodrigues Cabral, Ilsa do Carmo Vieira Goulart |
RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO/UNESCO: lições sobre alfabetização | |
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria |
AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ÍNDICES DE REPROVAÇÃO NO TERCEIRO ANO | |
Bianca Barbosa Santos |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL: retrocesso e resistência docente | |
Gilceane Caetano Porto, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus |
O BLOCO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BREVES, PARÁ: PROBLEMAS ADIADOS? | |
Lenilson Corrêa Pureza, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira |
LIVROS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: políticas públicas e a questão da qualidade | |
Mônica Correia Baptista, Mariana Parreira Lara do Amaral, Camila Souza Petrovitch |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA EM 2019 E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: descontinuidades e dissensos | |
Jorge Antonio Lima Jesus, Celita Maria Paes de Sousa |
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO APROVADO PELO PNLD (2007 – 2016): um estudo sobre o ensino do sistema de escrita alfabética | |
Risocleide Aparecida Maria Da Silva, Alexsandro Da Silva |
O PNAIC NO CAMPO DAS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: evidências das pesquisas stricto sensu (2014-2019) | |
Teina Nascimento Lopes, Renata Helena Pin Pucci |
ENTRE LIVROS E LEITURAS, A CIDADE QUE SE QUER CIDADÃ: implicações e imbricações da Lei 13.696/2018 com a alfabetização na cidade de Belém | |
SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO, ELIZABETH OROFINO LUCIO |
NARRATIVAS DOCENTES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E ALFABETIZAÇÃO: reflexões possíveis e mudanças necessárias | |
Débora Ortiz de Leão, Helenise Sangoi Antunes, Priscila Michelon Giovelli, Liliane Goreti Portinho Cruz, Thaieni Mazetto Costa |
O PNLD E OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: algumas reflexões | |
Helena Santiago de Sant Anna, Taiane Passos da Silva, Andréa Pessôa dos Santos |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma falácia discursiva | |
CLAUDIONOR ALVES SILVA |
REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: O currículo como revés e a ideia de qualidade na educação | |
Nataly da Costa Afonso, Jade Juliane Dias |
PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe? | |
Simone Lindolfo da Silva |
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E CONVERSAS COM PROFESSORAS: DESDOBRAMENTOS VIÁVEIS DO PACTO | |
Fabíola Silva Santos |
ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR À LUZ DE FREIRE | |
Tácyla Agum Theotonio de Lima |
PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe? | |
Simone Lindolfo da Silva |
FORMAÇÃO CONTINUADA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS: pressupostos, organização e desafios no contexto da pandemia | |
Marco Cesar Krüger da Silva |
ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS (AEL): reflexões sobre políticas públicas em prol da formação do leitor na Rede Municipal de Ensino de São Paulo | |
Izabel Cristina Macedo Amaral |
A CONCEPÇÃO DE SUJEITO BAKHTINIANA E UM DIÁLOGO SOBRE A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS (CEAA): algumas aproximações | |
Polyanna Silva Goronci |
EM TEMPOS DE REAPRENDER O MÉTODO FÔNICO — ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO | |
Ramona Graciela Alves de Melo Kappi |
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: RESULTADOS DO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DA CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA | |
RAQUEL ANGELI |
APONTAMENTOS SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019): perspectivas teóricas | |
Verônica Santana Epifânio |
Alfabetização e história
AS POSSÍVEIS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/ PRÉ-ESCOLA | |
Bruna Bissolotti Disegna |
UM OLHAR SOBRE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES/AS EM MINAS GERAIS | |
Daniela Perri Bandeira |
UM OLHAR SOBRE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES/AS EM MINAS GERAIS | |
Eliana Gomes Silva Machado |
“Tudo está em tudo”: o desafio da Panecástica na alfabetização no Brasil. | |
SUZANA LOPES DE ALBUQUERQUE |
A ESCOLA NOVA E OS TESTES ABC DE LOUENÇO FILHO | |
MARIA ADRIANE DA SILVA BARROZO |
APROXIMAÇÕES ENTRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR E A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: uma coletânea de jogos artesanais | |
Joseane Cruz Monks |
ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL – O ESTADO DO CONHECIMENTO: histórias e memórias no Ceale/FaE/UFMG | |
Juliano Guerra Rocha, Francisca Izabel Pereira Maciel |
A ESCRITA TIPO SCRIPT EM CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO (1949 a 1977) | |
ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA |
A REVISTA DE EDUCAÇÃO E OS VESTÍGIOS DAS ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES (AS) VISANDO A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CATARINENSES DA DÉCADA DE 1930 | |
Mônica Teresinha Marçal |
ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: o que as notícias de jornais nos informam? | |
Juliana Silva Santana, Francisca Geny Lustosa |
ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: entre histórias e memórias | |
Terezinha Bazé de Lima, REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, Alan Silus |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: observação da prática docente de uma professora em tempos de pandemia | |
Guilherme Henrique da Silva Inácio, Josiane de Souza Estevam |
GRÁOS DE LETRAS: RAQUEL AUGUSTA TEIXEIRA E O MÉTODO JOÃO DE DEUS | |
elizabeth Orofino Lucio |
Alfabetização, diversidades e inclusão
JOGAFRICANDO: o jogo e a arte em prol da alfabetização, numeramento e produção artístico-textual. | |
Renata Jurema Vieira, Alan Alex de Souza Silva, Anderson Palmela Machado, Glória da Penha Candido Martins, Milena Mansim, Rayane do Prado Gomes da Silva, Alexandre Euzébio Torres |
Professor, Monitor e Aluno com Deficiência Intelectual: interações necessárias | |
MÔNICA MENIN MARTINS, MARIA LÚCIA SUZIGAN DRAGONE |
PROCESSOS OPERACIONAIS DA INCLUSÃO E ALFABETIZAÇÃO NO ESPECTRO AUTISTA | |
Fabíola Cadete Silva |
CONTOS DE FADAS E O PROGRAMA CONTA PRA MIM: A família no singular como norma de gênero prevalente | |
Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos, Maria Carolina Caldeira da Silva |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: o projeto de ensino “Áfricas e Eu” | |
Maria Carolina da Silva Caldeira, Patrícia Barros Soares Batista, Ruana Priscila da Silva Brito |
O Ensino De Língua Portuguesa No Contexto De Pandemia: limites e possibilidade de uma prática inclusiva | |
Viviane Gislaine Caetano |
A construção das escritas (in)visíveis no diálogo com alunos(as)do Projeto de Correção de Fluxo idade-série | |
Simone Andrade D'Oliveira |
O ENSINO REMOTO E UMA ESTUDANTE COM AUTISMO: uma experiência na educação inclusiva | |
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira |
TRABALHO EDUCATIVO JUNTO ÀS PESSOAS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA | |
Viviane Gislaine Caetano |
A ALFABETIZAÇÃO OKOTẼVẼ JA VY’A: contrastes, conflitos e necessidades | |
Roselete Fagundes Aviz, Joana Vangelista Mongelo |
O ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: inclusão x exclusão | |
Soraya Gonçalves Celestino da silva, Fábia Souza de Sena, Evangelina Maria Brito de Faria |
INCLUSÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: explorando possibilidades de expressão linguística verbal | |
Sandra dos Santos Andrade, Clarice Salete Traversisini, Marília Forgearini Nunes |
A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS | |
Clara Lúcia Puertas Miranda, Érica Aparecida Garrutti Lourenço |
LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS NA PANDEMIA DO COVID-19: análise de vídeos no YouTube | PDF () PDF |
Tatiane Felix Guimarães, Hector Renan da Silveira Calixto, Fabienne Valença da Rocha |
A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino | |
Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda |
APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: Uma reflexão sobre a perspectiva da Política Nacional de Alfabetização. | |
SUELLYM FERNANDA OPOLZ |
PERCURSO DO ENSINO DE LITERATURA NA RPEMG | |
Ricardo Pinto de Paula |
A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência comparativo entre Brasil e EUA | |
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Rachel de Arruda Botelho |
A COMPREENSÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA POR CRIANÇAS SURDAS | |
Rosane Aparecida Favoreto da Silva |
APARECEU A COBRA GRANDE: ludicidade no processo de alfabetização e inclusão de crianças | |
Wanderleia Medeiros Leitão |
Alfabetização e infância
Entre contos e recontos na Educação Infantil | |
CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO, KÁTIA CRISTIANE LARA |
ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Possibilidades para um trabalho pedagógico (des)envolvente | |
CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO |
“O DIREITO DAS CRIANÇAS É FAZER COISAS IMPORTANTES”: o trabalho com a linguagem verbal na Educação Infantil | |
Adriana Santos da Mata, ALESSANDRA GUIMARÃES RODRIGUES |
ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas em debate | |
Adriana Santos da Mata, ANA CRISTINA CORRêA FERNANDES, ANDRÉA RELVA DA FONTE |
A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL | |
Laura Correia Guimarães, Stela Victório Faustino |
UM MUNDO MÁGICO DA LEITURA: OS CONTOS E ENCANTAMENTOS NA ALFABETIZAÇÃO | |
Islen Barbosa Machado |
A CRÍTICA ONTOLÓGICA EM TORNO DO LÚDICO E AS CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN | |
Marcelo Pereira de Almeida Ferreira, Aylla Maria Souza da Silva Mergulhão |
LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo. | |
MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA, douglas almeida de oliveira, SELMA COSTA PENA |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: os desafios contemporâneos | |
Elisa Maria Machado Lima |
O trabalho pedagógico na Educação Infantil: Alfabtização em foco | |
Maria Silvia de Moura Librandi da Rocha, CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS ACERCA DA ABORDAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Ana Paula de Jesus Capistrano, Liane Araujo |
PEQUENOS GRANDES CONTADORES DE HISTÓRIAS: a leitura e a escrita como práticas de uma escola de Educação Infantil do Município de Rio Grande/RS | |
Carolina dos Santos Espíndola |
Itinerários não ficcionais e ficcionais nos abecedários | |
Marcus V. R. Martins, Celia Abicalil Belmiro |
MTSK – CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO | |
Cleonice Terezinha Fernandes, José Carrillo Yánez, Nuria Climent Rodriguez |
Imaginar e Brincar: a leitura literária e as ações imaginárias da brincadeira | |
Jacqueline da Silva Gonçalves, Vanessa Ferraz Almeida Neves |
LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – O QUE PENSAM E O QUE FAZEM ALGUMAS PROFESSORAS NESSA ETAPA? | |
Silvanne Ribeiro |
LETRAMENTO ESCOLAR E DOMÉSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: estado do conhecimento | |
Priscila da Rosa Lescano Dias |
SEMEANDO LETRAS E COLHENDO PRÁTICAS: uma experiência pedagógica e literária com uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental | |
Maria do Carmo Amorim Vieira, Paula Costa Pereira de S Thiago |
PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DESENVOLVIDAS POR UMA DOCENTE PARTICIPANTE DO CURSO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Maria da Conceição Lira da Silva |
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: intervenções, sentidos e práticas | |
Andrea Rodrigues Dalcin |
ALFABETIZAÇÃO E INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Sonia Aparecida Bays |
O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: quais implicações para o ensino da leitura e da escrita? | |
Renata Adjaína Silva de Araujo, Alexsandro da Silva |
PRÁTICAS DA CRIANÇA PARTICIPANTE E A ESCUTA DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Queila Cristina de Oliveira |
Docência com bebês: a aprendizagem da leitura, do mundo, da vida, de si | |
Laís Caroline Andrade Bitencourt, Isabel de Oliveira e Silva, Mônica Correia Baptista |
LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência da palavra no espaço | |
Lilane Maria de Moura Chagas, Caroline Machado |
A LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a prática pedagógica | |
Taiane Passos da Silva, Helena Santiago dos Santos de Sant Anna, Andréa Pessôa dos Santos |
Experiências literárias na primeira infância: relatos de leitura literária no CAp-UFRJ | |
CRISTIANE SUZART COP GUIMARAES |
PROTEGER A INFÂNCIA E ALFABETIZAR: CAMINHOS E PERSPECTIVAS | |
Ana Rosado Teixeira |
A BRINCADEIRA COMO A ATIVIDADE DE ESTUDO: primeiras aproximações com a teoria histórico-cultural | |
Taizani Nunes Costa, Regina Aparecida Marques de Souza |
A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto | |
Daniela Barbosa Santos, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira |
A ESCOLA, FAMÍLIA E EXTREMA POBREZA | |
Maria Dorotéa Costa de Oliveira |
CONCEPÇÕES DE LÚDICO NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO A PARTIR DO MATERIAL DO PNAIC, E SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Adriana Bastos Barbosa Monteiro |
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: os desafios contemporâneos | |
Elisa Maria Machado Lima |
A linguagem como comunicação humana | |
Janaina Fernanda Fusco |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: por um diálogo necessário com a escola | |
Jaqueline Luzia da Silva, Ariene Maciel Melo |
A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS a alfabetização na perspectiva do letramento | |
Adriana Regina Sanceverino, Cenira Rosa Cechin |
EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: encontros e desencontros | |
Nakita Ani Guckert Marquez, Dalva Maria Alves Godoy |
DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: reflexões sobre as vivências na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte | |
Chrisley Soares Félix, Dulce Constantina Santos, JÚLIA TERESA LEITE |
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: INTERAÇÕES E CONEXÕES | |
MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE, SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA |
CONTRIBUIÇÕES DA EJA PARA A CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DE SUJEITOS ALFABETIZADOS E LETRADOS | |
Daniela Penha Monteiro Brito Pavini, Filomena Elaine Paiva Assolini |
ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: constituições brasileiras em debate | |
Lourival José Martins Filho, Deisi Cord |
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS DA EJA SOB O OLHAR DE SEUS ALUNOS | |
Fabiana da Silva Correia Souza, Andréa Tereza Brito Ferreira |
DA ESCURIDÃO PARA A LUZ: um sonho | |
Ivaldir Donizettti Donizetti Chagas |
A PANDEMIA E O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEF 1 - UFMG) EM CASA | |
Ana Clara Oliveira Carmo, Francisca Izabel Pereira Maciel, Gabriela Leite Burgarelli, Maíra Pilz Fidelis, Rute Silva de Oliveira |
“AINDA NÃO”: Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias e Suas Implicações no Processo de Aprendizagem | |
Wanderléa Pereira Damásio Maurício |
UM DIÁLOGO CONCEITUAL SOBRE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Lyzandra Santos Silva, Ana Luisa Tenório Santos, Marinaide Lima Queiroz Freitas |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
SENSIBILIZAÇÃO FONOLÓGICA E SUA COLABORAÇÃO SOBRE AS ESCRITAS INICIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
CARLA MELISSA KLOCK SCALZITTI |
A apropriação do sistema notacional alfabético por crianças da EMEB Silva Freire: um processo de escuta e interação | |
Rosa Maria de Albuquerque |
O papel do livro infantil no processo de alfabetização: a leitura e a escrita como apropriação e construção de sentidos | |
Gabriele Damin de Souza, Fabiana Giovani |
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA AS CRIANÇAS: O QUE OS LIVROS DE LITERATURA TÊM A OFERECER? | |
Letícia Kondo, Cyntia G. G. Simões Girotto |
A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA DURANTE A PANDEMIA: como ler para as crianças no ensino remoto? | |
LEONARDO - CAPRA, LEONARDO CAPRA |
PROCESSOS EDUCATIVOS DE ALFABETIZAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS: análise de um aplicativo para dispositivos móveis na perspectiva da alfabetização integral | |
Thiago RIBEIRO Alves |
AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Edenilton da Silva Muniz |
O NOME PRÓPRIO DA CRIANÇA PRESENTE EM ATIVIDADES DE LINGUAGEM ESCRITA NOS CADERNOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PERÍODO DE 1975 A 2017 | |
Tracy Suchard |
CAPA DO LIVRO DE IMAGEM: MEDIAÇÃO DA LEITURA | |
Marília Forgearini Nunes |
O USO DO APLUCATIVO EDU EDU NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: CONTRIBUIÇÕES E ENTRAVES | |
Esther Meireles Do Nascimento |
ALFABETIZAÇÃO PARA SER MAIS: a escrita-autêntica como processo ontológico | |
DILZA ALVES RODRIGUES, Carlos Jorge Paixão |
“EU APRENDI A LER NO GOOGLE”: um relato sobre o uso de rotações por estação no ciclo de alfabetização | |
Nara Meurely Moraes Ferreira, Elaine Vieira de Almeida |
APRENDIZAGEM MÓVEL: reflexões sobre alfaletrar | |
Maria Alice Junqueira de Almeida |
HORA DO CONTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias de inserção da cultura literária em contextos familiares e contribuições para o processo de alfabetização. | |
Natália Douglas Laner, Mari Ângela dos Santos Frediani |
APRENDIZAGEM MÓVEL: reflexões sobre alfaletrar | |
Maria Alice Junqueira de Almeida, Maria Alice Junqueira de Almeida |
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização | |
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas |
A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: análises de uma experiência | |
MARIA APARECIDA DE AGUIAR DEMARIA |
CULTURA ESCRITA DIGITAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL | |
Íris Freua Assumpção, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Mônica Daisy Vieira Araújo |
JOGOS VIRTUAIS DE ORTOGRAFIA: um recurso viável? | |
Tarciana Pereira da Silva Almeida |
HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia | |
Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente |
Jogos virtuais de alfabetização: Análise de um aplicativo | |
Sheila Cristina Silva BARROS |
HORA DO CONTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias de inserção da cultura literária em contextos familiares e contribuições para o processo de alfabetização. | |
Natália Douglas Laner, Mari Ângela dos Santos Frediani |
Literatura e Alfabetização: contando histórias para formar pequenos leitores | |
Alan Silus |
ACERVOS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que contam as pesquisas? | |
Úrsula Gabriela Dantas de Menezes, Denise Maria de Carvalho Lopes |
LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES DIGITAIS: o caso de uma turma de alfabetização no contexto da pandemia da COVID 19 | |
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo |
TENDÊNCIAS DE PRÁTICAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Tania Tuchtenhagen Clarindo |
LEITURA E ESCRITA: recursos para o processo de alfabetização | |
ECIONE FELIX DE LIMA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO |
TALITA ROMANO SANTOS CONBALF 2021 | |
Talita Romano Santos |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
Letra A - o jornal do alfabetizador: conhecendo um pouco de sua trajetória | |
Dayane Mezuram Trevizoli, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas |
Alfabetização: a prática como como componente curricular no curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais | |
Antônio Marcos Murta, Daine Aparecida Mesquita Marciano |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | |
Diana Lusa |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: políticas, concepções e práticas | |
Vitoria Raquel Pereira de Souza |
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: lições que aprendi com professoras alfabetizadoras experientes | |
JULIANA BRUNS, PEDROSO, RITA BUZZI RAUSCH |
DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: da construção à mobilização de saberes | |
Francicleide Cesário de Oliveira |
FORMAÇÃO CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO: contextualização histórica da rede de Francisco Beltrão | |
Mariane Bertonceli |
EVENTOS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Gracielle Boing Lyra, Otilia Oliveira Heinig, Otilia Oliveira Heinig |
ESCUTA DAS TRAJETÓRIAS DOCENTES EM CLASSES MULTISSERIADAS EM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO | |
Priscila Michelon Giovelli, Helenise Sangoi Antunes, Juliana da Rosa Ribas, Liliane Goreti Portinho Ortiz, Thaieni Mazetto Costa |
O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Manuella Sampaio Alves |
PROFESSORES ALFABETIZADORES E FORMA(TA)ÇÃO CONTINUADA: (im)possibilidades de autoria | |
Letícia Moraes Esposto, Filomena Elaine Paiva Assolini |
ALFABETIZAÇÃO COMPREENDIDA ENQUANTO PRÁTICA DISCURSIVA | |
Angela Rita Christofolo de Mello |
EXPERIÊNCIA INOVADORA EM ALFABETIZAÇÃO NO NORDESTE | |
Leonor Scliar Cabral, Rosiene Omena Bispo, Silvania Santana dos Santos |
MULTILETRAR PARA ALFABETIZAR NA PANDEMIA: desafios e possibilidades na iniciação à docência | |
Rute da Silva, Simone Ballmann Campos, Izabel Cristina da Rosa Gomes dos Santos |
DO ALFABETIZAR AO ALFABETIZAR LETRANDO: UM SALTO QUALITATIVO | |
Claudia Pereira Gomes, Cristina Sales Cruz |
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): teoria e prática na formação de Rede para saberes profissionais da docência | |
Wanderléa Pereira Damásio Maurício, Lourival José Martins Filho |
ALFABETIZAÇÃO E DOCÊNCIA: contribuições para formação de professoras/es por meio da Alfabetização Ambiental-Sexual à luz do pensamento de Paulo Freire | |
Ma Aline Diniz Warken, Dr Lourival José Martins Filho, Dra Sonia Maria Martins de Melo |
RELAÇÕES ENTRE BNCC E PNA: percepções das acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIFEBE | |
Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Ivanete Lago Groh |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG | |
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino |
FORMAÇÃO DOCENTE E ALFABETIZAÇÃO: Laboratório de Acervos e Práticas (LAP) | |
Liane Castro de Araujo |
A formação continuada no programa tempo de aprender: rupturas e retrocessos | |
Jacqueline Lima Monteiro, Marcia Regina do Nascimento Sambugari |
A formação linguística da professora alfabetizadora | |
Grasiela de Oliveira Darski, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
ALFABETIZAÇÃO NO ACRE: cenários, desafios e perspectivas da/para a formação dos professores e práticas escolares | |
Tatiane Castro dos Santos |
ENSINO DA ORALIDADE: abordagem da dimensão Valorização dos Textos de Tradição Oral nos cadernos do PNAIC 2013. | |
Julia Teixeira Souza, ANA CLAUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA |
A QUEM CABE ALFABETIZAR? Narrativas docentes sobre formação inicial e continuada dos professores das infâncias e suas experiências no cotidiano escolar | |
Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis |
DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto? | |
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral |
A PROFISSÃO DOCENTE E A INCLUSÃO OS DESAFIOS E SEUS DILEMAS | |
Maria Taiza Galdino Vieira |
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: estudo do tipo Estado da Arte | |
Morgana Basso |
ALFABETIZAÇÃO INDÍGENA: o que dizem os professores alfabetizadores? | |
Vitoria Raquel Pereira de Souza |
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Claudineide Lima Irmã |
Formação Continuada: práticas pedagógicas materializadas no processo de alfabetização | |
Patricia Simas Pinheiro, ROSIMERI JORGE SILVA |
CURSO “LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL” - LEEI: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA | |
Mônica Correia Baptista, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo |
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO FORMA DE INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Viviane Dias Pereira, Alba Regina Battisti de Souza |
A “MATURIDADE” DA CRIANÇA E A IDADE MAIS INDICADA À ALFABETIZAÇÃO: exame de um enunciado direcionado aos professores | |
Andressa Caroline Francisco Leme |
O PNAIC E A FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES | |
Maria Aparecida Valentim Afonso |
LETRAMENTO PROFISSIONAL: práticas pedagógicas em Três Lagoas e Santa Rita do Pardo/MS. | |
Sonia Fátima Leal Souza, Kátia Cristina Silva |
FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA: as lives e a polissemia sobre avaliação diagnóstica para alfabetização escolar | |
Elaine Constant Constant Pereira de Souza, Jefferson Willian Willian Silva da Conceição, Vanessa Soares Soares Soares |
Formação de professoras alfabetizadoras no Rio Grande do Sul: análises a partir de uma pesquisa bibliográfica | |
Renata Sperrhake, Luciana Piccoli |
HISTÓRIAS DE VIDA PESSOAL E FORMATIVA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS | |
Herika Costa Nunes |
PROGRAMA MAIS FORMAÇÃO DOCENTE: experiências de alfabetização multifacetada no ensino remoto | |
Dedilene Alves de Jesus |
Formação continuada de professores: o ensino da linguagem escrita nos anos iniciais de escolarização | |
Cristiane Batistioli Vendrame |
PRÁTICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS EM RELATOS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO SOMA - PB | |
Fábia Sousa de Sena, Jocielle Sousa de Alfredo, Soraya Gonçalves Celestino da Silva, Rubeny Ramalho dos Santos, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante |
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS NO COTIDIANO DA ALFABETIZAÇÃO | |
Paula Pires da Silva, Silvana Maria Bellé Zasso |
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
DIEGO CAMARA DE LIMA, Shirleide Pereira da Silva Cruz |
CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR ALFABETIZADOR NA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO CURSO DE PEDAGOGIA | |
Neli neli.gai@unoesc.edu.br Gai Pereira |
ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA: reflexões sobre o curso ABC | |
Cristiane Perol da Silva |
LITERATURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: impactos do Pibid e do RP na formação inicial de professores | |
Kenia Adriana de Aquino, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues |
FORMAÇÃO DOCENTE E PROFESSORES INICIANTES: a inserção do professor dos anos iniciais do ensino fundamental à docência | |
Jussara Carmisini de Lima Ferreira |
A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: percursos de um projeto de extensão | |
LILIAM CRISTINA CALDEIRA |
FORMAÇÃO CONTINUADA: algumas relações com a docência nos anos iniciais | |
Ana Elisa de Moura Miotto, Alba Regina Battisti de Souza |
O PIBID NA ALFABETIZAÇÃO: contribuições na Formação Inicial docente em uma escola dos anos iniciais da Rede de Ensino de Palhoça/SC. | |
Adriely Arruda Souza |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MEC: as duas faces da mesma moeda | |
Janaína Soares Martins Lapuente, Gabriela Medeiros Nogueira |
RELAÇÃO ENTRE A HABILIDADE EM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Flávia Renata Silva Souza |
FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A ALFABETIZADOR/A: uma análise da ANPEd Nacional. | |
Andréa de Souza Gois, Marilane Maria Wolff Paim |
A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): breves reflexões sobre a práxis pedagógica | |
Fabíola Cardoso Cecchetti, Jilvania Lima dos Santos Bazzo |
VOZES DE ALFABETIZADORES – PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Nelita Bortolotto, Gracielle Boing Lyra |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: a formação inicial diante de novos desafios | |
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, Kerlly Pires Costa Sousa |
O PNAIC E A CRIANÇA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: teoria histórico-cultural como possibilidades de aprendizagem na prática pedagógica da alfabetização do município de Corumbá/MS | |
Nair Terezinha Gonzaga Rosa de Oliveira, Regina Aparecida Marques de Souza |
DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD) | |
Jilvania Lima dos Santos Bazzo |
DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO – BA E A INTERDISCIPLINARIDADE: sentidos no saber e fazer pedagógico | |
Geisa Gabrielle Santos, Paulo Cesar Marques de Andrade Santos |
O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA, BASEADO EM EVIDÊNCIAS, SOBRE OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA DOS ALUNOS NA ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO | |
Luciane Aparecida Souza |
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO PNAIC: a experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais | |
Maria do Carmo Assunção de Oliveira, LÍLIAN SIPOLI CAÑETE |
A elaboração de sequências didáticas como atividade vivencial na formação inicial para a alfabetização | |
Keila Montes Pereira Rodrigues |
A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA A PARTIR DO CONFRONTO COM ESTUDOS TEÓRICOS: uma experiência de formação continuada baseada no diálogo | |
Antônia Verônica Carneiro Soeiro, Natielly de Almeida Santiago, Maria José Barbosa |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
DISCURSOS DE PROFESSORAS SOBRE SUAS MEDIAÇÕES NO USO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO | |
Mariana Rocha Eller Miranda, Daniela Freitas Brito Montuani |
DIREITOS DAS CRIANÇAS: Garantindo aprendizagens no processo de alfabetização | |
Sérgio Renato Pinto, Walter Silva Braga, Luiza Pereira Silva, Márcia Cristina Nascimento da Silva, Wilson Oliveira Andrade |
O CENÁRIO PANORÂMICO DAS PESQUISAS EM ALFABETIZAÇÃO INSERIDO NO CONTEXTO DA PERSPECTIVA DISCURSIVA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019 | |
Camila Besen Koch, Maria Aparecida Lapa de Aguiar |
QUAL O LUGAR DA ORALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO? | |
Márcia Vânia Silvério Perfeito, Vânia Márcia Silvério Perfeito |
Produção Textual e Práticas Mediadas de Leitura no Ciclo de Alfabetização: Relatos de práticas no Rio Grande do Sul e Maranhão. | PDF PDF |
professora Sousa NASCIMENTO |
A AVALIAÇÃO ESCOLAR, UMA QUESTÃO REFLEXIVA NA ESCOLA PARA A PRÁTICA MEDIADORA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR | |
Tatiana DE Camargo Schiavon |
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA REDE ESTADUAL DE UBÁ/MG ATRAVÉS DA ARTELUDOTERAPIA: aprendendo e ensinando no contexto da brinquedoteca | |
Gabriela Silveira Meireles |
O Letramento nas Atividades Remotas da Educação Infantil | |
Priscila da Rosa Lescano Dias, Thaise da Silva |
A reescrita de texto: um caminho para a proficiência escritora | |
Carla Conceição Vale Silva, Maria Elizabete Souza Couto |
NARRATIVAS ORAIS DE HISTÓRIAS: A VISÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR | |
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Paola Helena Muxfeldt Morando Silva |
AS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO | |
Vânia Márcia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira-Mendes, Márcia Vânia Silvério Perfeito |
AÇÃO DOCENTE E O TRATAMENTO DA HETEROGENEIDADE DE NÍVEIS DE CONHECIMENTO | |
Amanda Carla Nascimento Cavalcanti, Dayane Marques Silva, Telma Ferraz Leal |
TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS REPERCUSSÕES DOS GRUPOS DE PESQUISA NO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES | |
Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Ribeiro |
A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS: uma experiência no Bloco Inicial de Alfabetização | |
Graciely Garcia Soares, Kelly Alves Rocha dos Santos |
BRINCAR COM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Para a ampliação do repertório de práticas pedagógicas intencionais | |
Adriély Lopes, Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Wagner Ferreira Angelo |
PRÁTICAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento |
O ATO DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE, NA CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: interrogações de nosso tempo | |
Aluisio Ricardo Souza |
APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Tatiane Cigott Figueiredo Moritz, Greice Ferreira da Silva |
ESCREVO PARA ALGUÉM LER: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Jeferson Valadão Valadão Freire |
A aprendizagem da ortografia sob o viés das práticas interativas | |
Elaine Cristina Rodrigues Gomes Vidal |
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
FLÁVIA SIMÕES DE MOURA |
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: uma reflexão acerca do ensino-aprendizagem | |
Warlen Silva da Cruz, Francisco Pereira Smith Junior, Ana Paula Vieira e Souza |
TRAVESSIAS NO ENSINO REMOTO: relatos sobre possibilidades e desafios em busca de um processo de alfabetização produtor de sentidos | |
Marta Patrícia Peixoto Duarte de Deco, Elaine de Barros Manhanini Sampaio |
TRAJETÓRIAS DE ESCRITA E A DOCÊNCIA: entrelaçando sentidos e práticas no contexto de uma sala de educação infantil | |
Elaine Vieira de Almeida, Maria Alda de Lavor Freire |
CONCEPÇÕES DE LEITURA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
FILOMENA ELAINE PAIVA ASSOLINI |
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: concepções e práticas a partir de consignas e materiais didáticos | |
Adriana Jesuíno Francisco, Elianeth Dias Kanthack Hernandes |
AS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADAS NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Luana Alves LIMA, Maria Ernilde Vieira, FABIANA MELLO FÉLIX |
MÉTODOS PARA ALFABETIZAR: O QUE SABEM E DIZEM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES? | |
Érica Raiane de Santana Galvão, Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos |
REFLEXÕES SOBRE ALGUMAS PROPOSTAS ALFABETIZADORAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA | |
Simone Werneck Matias |
PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO | |
Regina Maria da Silva Delduque |
REFLEXÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | |
Natiély Ramyla de Almeida Ferreira Nobre, Tatiane Zabala Gomes |
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVOS E A FORMAÇÃO DOCENTE INCIAL E CONTINUADA | |
Monica Dias Vieira Quadros |
LEITURA E MEDIAÇÃO DE POEMA: apreciar a textualidade poética, alfabetização e letramentos | |
Julia Soares Martini, Marília Forgearini Nunes |
A PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA SOBRE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO (2013-2019) | |
Aline Gomes de Souza, Alexsandro da Silva |
ENUNCIADO COMO OBJETO DE ENSINO: observação de aula no 2º ano do Ensino Fundamental | |
Daniele Aparecida Russo |
NARRATIVAS DO ENTRE A AÇÃO E A REFLEXÃO DOCENTE: Possibilidade de mudanças nos modos de ensinar e aprender | |
Cleonice Laurentina Quirino |
PRODUZINDO TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: o caso de uma turma de 2º ano | |
Ana Caroline Almeida |
ESTILO E AUTORIA: o processo de produção de textos escritos | |
Iara Maravalha Freire, Rosimere Pereira Manzani Lagares |
ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO: escrita de definição de palavras durante a alfabetização | |
Eliana Guimarães Almeida, Clenice Griffo |
O TRATO COM A HETEROGENEIDADE NAS AULAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO EM UMA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS. | |
VANESSA BRANDÃO PEREIRA |
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: análise de uma prática docente | |
José Carlos de França Filho |
Escrita Inventada e Alfabetização: interações entre crianças de 6 anos e o papel da mediação | |
Valéria Barbosa, Tarsis Souza Matarelle |
INVENTAR PALAVRAS É RECRIAR O MUNDO: Ludicidade no processo de alfabetização e construção de sentidos | |
Hebe Duarte Andrade Maluf Resende |
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: a didática e a diversidade dos modos de interação com a cultura escrita | |
PAULA CID LOPES, MARIA LETÍCIA CAUTELA MACHADO |
MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA COMUNIDADE POMERANA | |
Berwaldt Gowert Gowert Madia Berwaldt |
AQUISIÇÃO DA LEITURA E ALFABETIZAÇÃO: Contribuições do método fônico | |
Adriély Lopes, Tanara Zatti |
A FLUTUAÇÃO NO REGISTRO ORTOGRÁFICO DE PALAVRAS: marcas da heterogeneidade da produção enunciativa infantil | |
Cristiane Carneiro Capristano, Adriane Karine Mariano ANICIAS Mariano ANICIAS |
ALFABETIZAÇÃO NA PEDAGOGIA WALDORF: os primeiros passos teóricos e metodológicos | |
Adriély Lopes, Prof. Dr. Lourival José Martins Filho |
Alfabetização em Sergipe: análise de livro didático com base no Sistema Scliar de Alfabetização | |
Marileia Silva dos Reis |
O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA NO 4º ANO: a constituição de crianças leitoras e autoras apaixonadas | |
Mônica Regina dos Santos, Bárbara Cortella Pereira de Oliveira |
ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: perspectiva de ensino de língua materna no 3º ano do Ensino Fundamental | |
Danillo da Silva Feitosa, Alison Douglas Silva, Yana Liss Soares Gomes |
EMPRÉSTIMO DE LIVROS DA BIBLIOTECA ESCOLAR: reflexões sobre a mediação docente e as escolhas dos livros pelas crianças | |
Lis de Gusmão Lino, Juliana de Melo Lima |
Alfabetização e Literatura Infantil: um diálogo pai d'égua | |
Nádia Farias da Silva Pantoja |
UMA ESCUTA SENSÍVEL SOBRE A CONCEPÇÃO DO ATO DO ATO DE LER POR CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira |
O ATO DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE, NA CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: interrogações de nosso tempo | |
Souza Ricardo Souza |
O SUPORTE TEXTUAL JORNAL E AS IMPLICAÇÕES DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Karine Viegas Carvalho |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS: NOVAS PERCEPÇÕES AO LIVRO LITERÁRIO E A SISTEMATIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS | |
liene keite de lira da mata |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
A IMPORT NCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E DA LITERATURA NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica | |
Fernanda Marreiros da Silva, Tamara Lofy de Brito, Alba Regina Battisti de Souza |
A CASA DA MINHA INFÂNCIA, UM AMBIENTE ALFABETIZADOR: do abraçar uma letra a outra às reminiscências das memórias afetivas | |
Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro TORTORELLI, Zelia Inez Lázaro RODRIGUES |
Mestranda em Educação. Graduada em Pedagogia. | |
Camila Moura Costa |
ENSINANDO A COMPREENDER: frutos da adaptação de um material didático | |
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Juliane Dutra da Rosa Silvano, Dalva Maria Alves Godoy |
Os espaços de leitura na Educação Infantil: o direito a qualidade | |
Eliana Crepaldi Crepaldi Santos |
ORGANIZAÇÃO DE TURMA HOMOGÊNEA: UMA ANÁLISE DAS ANGÚSTIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO | |
Aparecida Dias de Oliveira Torres |
LEITURA E ESCRITA EM ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO ESCOLAR: Relato de Experiência em uma Organização da Sociedade Civil de Fortaleza-CE | |
ele Gabriel da Silva Lopes, ela Natielly de Almeida Santiago |
PEDAGOGIA HOSPITALAR E SUAS MULTIFACES: a importância da alfabetização na perspectiva do letramento para as crianças com câncer | |
EMANUELLE DA SILVA FERREIRA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA |
O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS DE TURMAS MULTISSERIADAS | |
Selma Costa Pena, Ana Lídia da Conceição Ramos Maracahipe |
RESSIGNIFICANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Mariluci Souza Farias Brandão |
RESSIGNIFICANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Suely Norberto Gomes |
RESSIGNIFICANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Josemeire Nascimento Nascimento Ferreira |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CAMPO: uma análise da produção acadêmica | |
Mikelle Nunes de Lima Meneses, Elaine Luciana Sobral Dantas, Denise Maria de Carvalho Lopes |
A GESTÃO PARTICIPATIVA: O CASO DA ESCOLA FRANCISCO XAVIER EM HORIZONTE-CE | |
Karla Meneses Farias, Maria Dorotéa Costa de Oliveira |
Alfa e Beto uma proposta didática em questão | |
Bruna Vanessa Ramos |
Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas
O ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO | |
Carmen Regina Gonçalves Ferreira |
A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência com o primeiro ano | |
Ariane Simão de Souza |
A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: intervenções didáticas específicas em pequenos grupos | |
Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto |
ENSINO REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: desamparo e responsabilização de professoras alfabetizadoras durante a pandemia de covid-19 | |
Patrícia Camini, Alice Teixeira de Freitas |
Discursos de Alfabetização no Brasil: do método ao ensino remoto | |
Alice Oliveira Pacheco |
ATIVIDADES AVALIATIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: desafios e (im)possibilidades à prática do alfabetizador | |
Aline Gasparini Zacharias Carolino, Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Andréia Osti |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: (des)encontro e (re)invenção da prática | |
Viviane Caline de Souza Pinheiro, Érica Raiane de Santana Galvão, Adriana Cavalcanti dos Santos |
PODCAST MACACA SOFIA: um projeto de letramento em tempos de aulas remotas | |
Andreia Aparecida Suli da Costa |
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EM DIFERENTES CONTEXTOS | |
Danieli Dias da Silva, Tamires Pereira Duarte Goulart |
Os desafios e as possibilidades do ensino de ortografia em tempos de pandemia | |
Verônica Amorim Saraiva, Caroline Braga Michel |
RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO FÍSICO DA SALA DE LEITURA – NOVAS FORMAS DE LER E INTERPRETAR O TEXTO ESCRITO | |
Idê Moraes dos Santos, Lilian Gracieli Knoblok Rodrigues |
Aprendendo a ser professor(a) em tempos de pandemia:língua, leitura, literatura, diversidade e contextos humanos. | |
Lais Tredicci Lopes, Ana Carolina Araujo Ricardo |
Projeto Ananse: Ampliando repertório literário em tempos de Ensino Remoto | |
Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani |
O ensino remoto e as possibilidades de ler e escutar sobre as lendas e os contos populares. | |
Ingrid Ingrid Jahn Macedo Jahn Macedo |
“DA LISENSA EU TO COMENDO POLVILIO”: (Re)pensando o currículo da alfabetização pela tela | |
BONNIE AXER, Yasmin de Barros Oliveira |
ENTRE ONDAS, LETRAS E LIVROS: uma vivência pedagógica ribeirinha no Pantanal Sul-mato-grossense | |
Dilson Vilalva Esquer |
ENSINO REMOTO: relato de experiência no ensino fundamental anos iniciais em uma escola da rede pública de ensino. | |
MARIA GENI Geni Pereira Bilio, Cleonice Terezinha Fernandes |
TEM ALGUÉM ALFABETIZANDO AQUI?Inquietações de professoras alfabetizadoras frente ao ensino remoto | |
Magda Dezotti, Patrícia Gonçalves Nery, Welessandra Aparecida Benfica, Daniela Perri Bandeira |
OS DESAFIOS PARA ALFABETIZAR NO ENSINO REMOTO: A realidade no Sul do Amazonas | |
Adriana Francisca de Medeiros |
OS DESAFIOS NOS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Ana Karina Lopes de Sousa Carneiro, Douglas Almeida de Oliveira, Maria Josefina Ferreira da Silva |
A IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS SP E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA | |
Vania Lizie da Silva Lima, Milka Helena Carrilho Slavez |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DE UMA PROFESSORA INICIANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Taís Barbosa Rodrigues |
Temas emergentes na educação e seu uso como facilitador da aprendizagem | |
Larissa Cruz |
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR: desafios e possibilidades | |
Katiúscia Pereira da Silva Anjos, Fernanda Reis de Almeida |
A avaliação da alfabetização no contexto do ensino remoto: uma análise a partir dos grupos focais da pesquisa Alfabetização em Rede | |
Luciana Piccoli, Renata Sperrhake, Sandra dos Santos Andrade |
A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: descobertas e constatações | |
Elvira Cristina Martins Tassoni |
“ORIENTAÇÕES AO MEDIADOR”: o papel do recurso pedagógico em atividades assíncronas em uma turma de primeiro ano no contexto do ensino remoto emergencial | |
Mayara Krischke Lopes, Mariana Venafre Pereira de Souza |
A ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA EXPERIÊNCIA INUSITADA DO ENSINO REMOTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria José Barbosa, Alexandre de Paiva Nepumuceno, Aurinete Alves Nogueira, Elizangela Silva Mesquita, Francisca Regiane S. de Sousa, Henriqueta Rocha de Abreu, Lara Ronise de Negreiros P. Scipião |
Itinerários de alfabetização em tempos de pandemia | |
Caroline Brandelli Garziera, Mariana de Souza Arieta |
LER E ESCREVER EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: diálogos de alfabetização em Ji-Paraná, Rondônia. | |
Josélia Gomes Neves, Vanubia Sampaio dos Santos, Ednéia Maria Azevedo Machado |
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: desafios do trabalho pela tela do celular | |
Maria Alice Junqueira de Almeida |
A FORMAÇÃO LITERÁRIA DOS ALUNOS, 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ (SP) | |
Flávia Poliana Serafim Alves |
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: os professores em foco | |
Aline Cristine Androlage Mercado |
DIÁRIO PANDÊMICO: tipos de atividades de alfabetização | |
Sônia Regina da Luz Matos, Cátia Marinello Marinello |
Projeto Ananse: Ampliando repertório literário em tempos de Ensino Remoto | |
Ana Lúcia Machao, Fabiana Giovani |
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID | |
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima |
ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA: vivências do estàgio supervisionado no ensino remoto | |
Rejane souza Ribeiro de Cristo, BRUNA SANTOS ROCHA, MASSAI BARRETO LIMA |
Desafios da prática docente na alfabetização em contexto fronteiriço de Corumbá-MS | |
Kamile Frias Claros, Márcia Regina do Nascimento Sambugari |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: dificuldades e possibilidades | |
Josilene da Silva Augusto, Anamaria Santana da Silva |
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: o que revelam docentes de uma escola pública do Distrito Federal? | |
Lucineide Alves Batista Lobo, Solange Alves de Oliveira Mendes |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA: percepções e possibilidades vivenciadas por professores de escolas públicas | |
Helena Cristina da Cruz Ruiz, Neusa Banhara Ambrosetti |
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | |
Marina Quadrado Salva, Rachel Moreira Almeida Rodrigues |
O EMPOBRECIMENTO DA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM CONTEXTO PANDÊMICO | |
V. Andrade Lund, Dra. Nornberg |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: a atuação docente em tempos de pandemia | |
Keyth Marrayle Meurer |
O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS: reflexões sobre o vivido | |
Manuella Sampaio Alves, Mônica Teresinha Marçal |
A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO: o que dizem e fazem os Orientadores Pedagógicos | |
Lais Ribeiro Canuto, Marcelle Rodrigues, Angélica Silvestre Pereira Ferreira |
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS TURMAS 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2020 E 2021: construindo trajetórias possíveis | |
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Simone Ribeiro, Alesandra Maia Lima Alves |
PIBID – CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Karinne Luzia Rodrigues |
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: do planejamento à prática pedagógica virtual | |
Aurinete Alves Nogueira, Aleandra de Paiva Nepomuceno, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles, Michelly Matos Araújo |
Alfabetização em tempos de pandemia: desafios enfrentados pelo/as professores/as para ensinar as crianças a ler e escrever por meio da abordagem pedagógica remota | |
Gabriela Ribeiro Gomes, Lismara Bastos Paiva, Nandyara Souza Santos |
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: desafios para a construção de um projeto de extensão em tempos de pandemia | |
Maria José Francisco Souza, Daniela Freitas Brito Montuani, Gabrielle de Aguilar Magnani, Ingrid Stefane da Costa, Emanuelle Caroline Lima Ferreira |
A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios em tempos de pandemia | |
Silvana Bellé Zasso, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Juliane Alves Silveira, Paula Pires da Silva, Milena Severo Estima, Milene Gonzalez Lopez Bandeira |
UMA EXPERIÊNCIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental em tempos de pandemia Covid 19 | |
Sara Duarte Souto-Maior |
EXPERIÊNCIAS DISCURSIVAS COM A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO REMOTO: (im) possibilidades de leitura literária em espaços não-presenciais | |
Thaís Rodrigues Carlos |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: a atuação docente em tempos de pandemia | |
Keyth Marrayle Meurer |
CARTAS PARA COMPARTILHAR: sentimentos, práticas e experiências de professoras alfabetizadoras em tempos de pandemia | |
Patrícia Ignácio |
Cadê o ano de 2020 que estava aqui? | |
Karine Maria heidemann |
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | |
Josemeire Nascimento Nascimento Ferreira |
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: Propostas e soluções encontradas por professoras para esse enfrentamento. | |
Angela Fonseca, Cristiane Gabriela Tudeschini Marques |
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: quais são as escolhas possíveis para as atividades escolares não presenciais? | |
CAROLINE MICHELE BRUNKEN |
Ensino Remoto Emergencial: com a voz o gestor municipal | |
Gabriela Medeiros Nogueira, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Silvana Maria Bellé Zasso, Barbara Cordeiro Borges, Michele Alaise Flores Borges |
CIRANDA DA LEITURA EM MEIO VIRTUAL: o real, o possível, e o surpreendente nos cotidianos dos encontros virtuais | |
Alessandra Nascimento Santos Moraes, Simone Alencastre |
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ISOLAMENTO SOCIAL: uma investigação sobre as práticas pedagógicas de professores em Poços de Caldas, MG. | |
ela/dela Aparecida Naiane Aparecida Batista Cocato |
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19: Estratégias governamentais e táticas das professoras alfabetizadoras em Minas Gerais | |
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo |
Problematizando o trabalho com poema no ensino remoto | |
Syler Jean Vieira Alves Nogueira, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues |
ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM UMA TURMA DO 1º/2º ANOS NO CONTEXTO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE | |
Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Nandyara Souza Santos Sampaio |
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: fragmentos de uma experiência vivenciada com turma de 1º ano de uma escola pública | |
Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas |
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PELO WHATSAPP | |
MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO |
ALFABETIZAÇÃO EM CURSO: uma proposta de interação e formação de alfabetizadores | |
Maria Cristina Corais |
MEMÓRIAS DA/NA QUARENTENA: vislumbrando a autoria na escrita em sala de aula virtual | |
Cláudia Cristina ANDRADE, Beatriz Donda |
O ENSINO REMOTO EM UMA REDE MUNICIPAL: desafios e resistências | |
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Leticia Gabrieli Vivian Garcia |
SALA DE AULA INVERTIDA: uma experiência de ensino com estudantes dos anos iniciais no ensino remoto em uma escola pública do Distrito Federal, o caso Flor de Mel | |
Cília Cardoso Rodrigues da Silva, Suene Marques Costa |
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: relatos de vivência no Programa Residência Pedagógica em busca de uma educação humanizadora | |
Rosiane Tavares Santos, Marcia Maria Pereira da Silva, Natátia Alves de Lima Pinto, Rosalina Dias Rodrigues, Silvana Alves da Silva Bispo |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CONTEXTO PANDÊMICO: sentidos e processos de desenvolvimento e aprendizagem da produção do texto escrito como uma atividade social e cognitiva | |
Flaviana Demenech |
ENSINO REMOTO E ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de práticas pedagógicas no contexto de pandemia | |
ANGÉLICA FURTADO DE ALMEIDA, SILVANA DOS SANTOS SILVA |
RESSIGNIFICAR A ALFABETIZAÇÃO: um olhar da Orientação Educacional sobre o acolhimento em tempos de pandemia. | |
ELISA GUIRALDELLI MACEDO, MONICA WENDHAUSEN |
PARCERIA DA FAMÍLIA NO TRABALHO REMOTO COM CRIANÇAS ALFABETIZANDAS: APORTES TEÓRICOS FREIRIANOS E CONVÊRGENCIAS | |
Margarete Nunes, Maria das Graças de Araújo, Escilda Manique Barreto Mesquita |
O DESAFIO DE ALFABETIZAR DURANTE O ENSINO REMOTO: o relato de uma professora (re)aprendendo a ensinar. | |
Tâmila Carolini Trindade Tavares |
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: recursos para impulsionar a aprendizagem | |
Michelle Perpétuo Pais Bernardo Pereira |
O ALFABETIZAR LETRANDO NAS VIDEOAULAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência do ensino municipal de Curitiba em 2020 | |
Vânia Gusmão Dobranski, Ana Lucia Maichak de Gois Santos |
A EFICÁCIA OU A REMEDIAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTAS: o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos eixos da apropriação do SEA – Sistema de Escrita Alfabética | |
Rosemeire Reis Ribeiro da Costa |
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS | |
Silvana Alves Bispo, Aline Santos Silva |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19: desafios das escolas públicas no município de São Gonçalo/RJ | |
Michele Barreto Nunes |
Aprendizados sobre a leitura e a escrita em tempos de pandemia | |
Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Maria Eliete Lacerda Luchesi |
PROPOSTAS PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA NO MBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: a consciência fonológica e o ensino da leitura e produção de textos | |
Melina Poiatti Nogueira, Sulamita Oliveira Sousa |
Recursos pedagógicos em Educação Infantil em debate | |
PATRICIA SIROTHEAU DE ALMEIDA EICHLER |
Template
Template para submissão de trabalhos ao V CONBALF | Template |
V Conbalf |