Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Alfabetização e políticas públicas

RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO/UNESCO: lições sobre alfabetização PDF
Izabel Cristina Costa de Faria, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro
ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: O QUE DIZEM OS SUJEITOS DESSA AÇÃO? PDF
Maély Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Giovanna Rodrigues Cabral, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO/UNESCO: lições sobre alfabetização PDF
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria
LIVROS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: políticas públicas e a questão da qualidade PDF
Mônica Correia Baptista, Mariana Parreira Lara do Amaral, Camila Souza Petrovitch
NARRATIVAS DOCENTES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E ALFABETIZAÇÃO: reflexões possíveis e mudanças necessárias PDF
Débora Ortiz de Leão, Helenise Sangoi Antunes, Priscila Michelon Giovelli, Liliane Goreti Portinho Cruz, Thaieni Mazetto Costa

Alfabetização, diversidades e inclusão

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: o projeto de ensino “Áfricas e Eu” PDF
Maria Carolina da Silva Caldeira, Patrícia Barros Soares Batista, Ruana Priscila da Silva Brito
O Ensino De Língua Portuguesa No Contexto De Pandemia: limites e possibilidade de uma prática inclusiva PDF
Viviane Gislaine Caetano
TRABALHO EDUCATIVO JUNTO ÀS PESSOAS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA PDF
Viviane Gislaine Caetano
O ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: inclusão x exclusão PDF
Soraya Gonçalves Celestino da silva, Fábia Souza de Sena, Evangelina Maria Brito de Faria
LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS NA PANDEMIA DO COVID-19: análise de vídeos no YouTube PDF () PDF
Tatiane Felix Guimarães, Hector Renan da Silveira Calixto, Fabienne Valença da Rocha

Alfabetização e infância

SEMEANDO LETRAS E COLHENDO PRÁTICAS: uma experiência pedagógica e literária com uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental PDF
Maria do Carmo Amorim Vieira, Paula Costa Pereira de S Thiago
A BRINCADEIRA COMO A ATIVIDADE DE ESTUDO: primeiras aproximações com a teoria histórico-cultural PDF
Taizani Nunes Costa, Regina Aparecida Marques de Souza
A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto PDF
Daniela Barbosa Santos, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS a alfabetização na perspectiva do letramento PDF
Adriana Regina Sanceverino, Cenira Rosa Cechin
ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: constituições brasileiras em debate PDF
Lourival José Martins Filho, Deisi Cord
DA ESCURIDÃO PARA A LUZ: um sonho PDF
Ivaldir Donizettti Donizetti Chagas
A PANDEMIA E O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEF 1 - UFMG) EM CASA PDF
Ana Clara Oliveira Carmo, Francisca Izabel Pereira Maciel, Gabriela Leite Burgarelli, Maíra Pilz Fidelis, Rute Silva de Oliveira

Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens

A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA DURANTE A PANDEMIA: como ler para as crianças no ensino remoto? PDF
LEONARDO - CAPRA, LEONARDO CAPRA
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização PDF
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas
HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia PDF
Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente
TENDÊNCIAS DE PRÁTICAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Tania Tuchtenhagen Clarindo

Alfabetização e formação inicial e continuada de professores

EXPERIÊNCIA INOVADORA EM ALFABETIZAÇÃO NO NORDESTE PDF
Leonor Scliar Cabral, Rosiene Omena Bispo, Silvania Santana dos Santos
MULTILETRAR PARA ALFABETIZAR NA PANDEMIA: desafios e possibilidades na iniciação à docência PDF
Rute da Silva, Simone Ballmann Campos, Izabel Cristina da Rosa Gomes dos Santos
DO ALFABETIZAR AO ALFABETIZAR LETRANDO: UM SALTO QUALITATIVO PDF
Claudia Pereira Gomes, Cristina Sales Cruz
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG PDF
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino
DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto? PDF
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral
FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA: as lives e a polissemia sobre avaliação diagnóstica para alfabetização escolar PDF
Elaine Constant Constant Pereira de Souza, Jefferson Willian Willian Silva da Conceição, Vanessa Soares Soares Soares
PRÁTICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS EM RELATOS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO SOMA - PB PDF
Fábia Sousa de Sena, Jocielle Sousa de Alfredo, Soraya Gonçalves Celestino da Silva, Rubeny Ramalho dos Santos, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
DIEGO CAMARA DE LIMA, Shirleide Pereira da Silva Cruz
A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: percursos de um projeto de extensão PDF
LILIAM CRISTINA CALDEIRA
A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): breves reflexões sobre a práxis pedagógica PDF
Fabíola Cardoso Cecchetti, Jilvania Lima dos Santos Bazzo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: a formação inicial diante de novos desafios PDF
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, Kerlly Pires Costa Sousa
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO PNAIC: a experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais PDF
Maria do Carmo Assunção de Oliveira, LÍLIAN SIPOLI CAÑETE

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar

AÇÃO DOCENTE E O TRATAMENTO DA HETEROGENEIDADE DE NÍVEIS DE CONHECIMENTO PDF
Amanda Carla Nascimento Cavalcanti, Dayane Marques Silva, Telma Ferraz Leal
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: uma reflexão acerca do ensino-aprendizagem PDF
Warlen Silva da Cruz, Francisco Pereira Smith Junior, Ana Paula Vieira e Souza
A FLUTUAÇÃO NO REGISTRO ORTOGRÁFICO DE PALAVRAS: marcas da heterogeneidade da produção enunciativa infantil PDF
Cristiane Carneiro Capristano, Adriane Karine Mariano ANICIAS Mariano ANICIAS
O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA NO 4º ANO: a constituição de crianças leitoras e autoras apaixonadas PDF
Mônica Regina dos Santos, Bárbara Cortella Pereira de Oliveira
UMA ESCUTA SENSÍVEL SOBRE A CONCEPÇÃO DO ATO DO ATO DE LER POR CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira
O SUPORTE TEXTUAL JORNAL E AS IMPLICAÇÕES DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Karine Viegas Carvalho

Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos

Mestranda em Educação. Graduada em Pedagogia. PDF
Camila Moura Costa
Os espaços de leitura na Educação Infantil: o direito a qualidade PDF
Eliana Crepaldi Crepaldi Santos

Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas

ENSINO REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: desamparo e responsabilização de professoras alfabetizadoras durante a pandemia de covid-19 PDF
Patrícia Camini, Alice Teixeira de Freitas
OS DESAFIOS NOS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Ana Karina Lopes de Sousa Carneiro, Douglas Almeida de Oliveira, Maria Josefina Ferreira da Silva
A IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS SP E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA PDF
Vania Lizie da Silva Lima, Milka Helena Carrilho Slavez
Temas emergentes na educação e seu uso como facilitador da aprendizagem PDF
Larissa Cruz
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID PDF
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima
Desafios da prática docente na alfabetização em contexto fronteiriço de Corumbá-MS PDF
Kamile Frias Claros, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: desafios para a construção de um projeto de extensão em tempos de pandemia PDF
Maria José Francisco Souza, Daniela Freitas Brito Montuani, Gabrielle de Aguilar Magnani, Ingrid Stefane da Costa, Emanuelle Caroline Lima Ferreira
EXPERIÊNCIAS DISCURSIVAS COM A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO REMOTO: (im) possibilidades de leitura literária em espaços não-presenciais PDF
Thaís Rodrigues Carlos
ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM UMA TURMA DO 1º/2º ANOS NO CONTEXTO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE PDF
Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Nandyara Souza Santos Sampaio
ALFABETIZAÇÃO EM CURSO: uma proposta de interação e formação de alfabetizadores PDF
Maria Cristina Corais
SALA DE AULA INVERTIDA: uma experiência de ensino com estudantes dos anos iniciais no ensino remoto em uma escola pública do Distrito Federal, o caso Flor de Mel PDF
Cília Cardoso Rodrigues da Silva, Suene Marques Costa

Template

Template para submissão de trabalhos ao V CONBALF Template
V Conbalf