Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Alfabetização e políticas públicas

O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO (PMALFA): lacunas e tensões PDF
Eliane Dasmaceno da Silva
RECEPÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NO CENÁRIO ALAGOANO PDF
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos, Nádson Araújo dos Santos
OBJETOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS À APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA PRECONIZADOS NA BNCC PDF
Leila Nascimento Silva, Érica de Santana Galvão
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: a potencialidade discursiva dos dados e das limitações de uma avaliação em larga escala PDF
Dhietelly Morghana Almeida Santos, Marina Prestes Silva, Renata Sperrhake
AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ÍNDICES DE REPROVAÇÃO NO TERCEIRO ANO PDF
Bianca Barbosa Santos
LIVROS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: políticas públicas e a questão da qualidade PDF
Mônica Correia Baptista, Mariana Parreira Lara do Amaral, Camila Souza Petrovitch
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA EM 2019 E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: descontinuidades e dissensos PDF
Jorge Antonio Lima Jesus, Celita Maria Paes de Sousa
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma falácia discursiva PDF
CLAUDIONOR ALVES SILVA
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E CONVERSAS COM PROFESSORAS: DESDOBRAMENTOS VIÁVEIS DO PACTO PDF
Fabíola Silva Santos

Alfabetização e história

A ESCRITA TIPO SCRIPT EM CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO (1949 a 1977) PDF
ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA
ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: o que as notícias de jornais nos informam? PDF
Juliana Silva Santana, Francisca Geny Lustosa
ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: entre histórias e memórias PDF
Terezinha Bazé de Lima, REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, Alan Silus

Alfabetização, diversidades e inclusão

JOGAFRICANDO: o jogo e a arte em prol da alfabetização, numeramento e produção artístico-textual. PDF
Renata Jurema Vieira, Alan Alex de Souza Silva, Anderson Palmela Machado, Glória da Penha Candido Martins, Milena Mansim, Rayane do Prado Gomes da Silva, Alexandre Euzébio Torres
PROCESSOS OPERACIONAIS DA INCLUSÃO E ALFABETIZAÇÃO NO ESPECTRO AUTISTA PDF
Fabíola Cadete Silva
CONTOS DE FADAS E O PROGRAMA CONTA PRA MIM: A família no singular como norma de gênero prevalente PDF
Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos, Maria Carolina Caldeira da Silva
A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino PDF
Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda

Alfabetização e infância

PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DESENVOLVIDAS POR UMA DOCENTE PARTICIPANTE DO CURSO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Maria da Conceição Lira da Silva
O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: quais implicações para o ensino da leitura e da escrita? PDF
Renata Adjaína Silva de Araujo, Alexsandro da Silva
Docência com bebês: a aprendizagem da leitura, do mundo, da vida, de si PDF
Laís Caroline Andrade Bitencourt, Isabel de Oliveira e Silva, Mônica Correia Baptista
A LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a prática pedagógica PDF
Taiane Passos da Silva, Helena Santiago dos Santos de Sant Anna, Andréa Pessôa dos Santos
A BRINCADEIRA COMO A ATIVIDADE DE ESTUDO: primeiras aproximações com a teoria histórico-cultural PDF
Taizani Nunes Costa, Regina Aparecida Marques de Souza
A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto PDF
Daniela Barbosa Santos, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: por um diálogo necessário com a escola PDF
Jaqueline Luzia da Silva, Ariene Maciel Melo
A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS a alfabetização na perspectiva do letramento PDF
Adriana Regina Sanceverino, Cenira Rosa Cechin
DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: reflexões sobre as vivências na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte PDF
Chrisley Soares Félix, Dulce Constantina Santos, JÚLIA TERESA LEITE
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS DA EJA SOB O OLHAR DE SEUS ALUNOS PDF
Fabiana da Silva Correia Souza, Andréa Tereza Brito Ferreira
UM DIÁLOGO CONCEITUAL SOBRE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Lyzandra Santos Silva, Ana Luisa Tenório Santos, Marinaide Lima Queiroz Freitas

Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens

SENSIBILIZAÇÃO FONOLÓGICA E SUA COLABORAÇÃO SOBRE AS ESCRITAS INICIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
CARLA MELISSA KLOCK SCALZITTI
O NOME PRÓPRIO DA CRIANÇA PRESENTE EM ATIVIDADES DE LINGUAGEM ESCRITA NOS CADERNOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PERÍODO DE 1975 A 2017 PDF
Tracy Suchard
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização PDF
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas
HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia PDF
Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente
Literatura e Alfabetização: contando histórias para formar pequenos leitores PDF
Alan Silus
TALITA ROMANO SANTOS CONBALF 2021 PDF
Talita Romano Santos

Alfabetização e formação inicial e continuada de professores

ESCUTA DAS TRAJETÓRIAS DOCENTES EM CLASSES MULTISSERIADAS EM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO PDF
Priscila Michelon Giovelli, Helenise Sangoi Antunes, Juliana da Rosa Ribas, Liliane Goreti Portinho Ortiz, Thaieni Mazetto Costa
MULTILETRAR PARA ALFABETIZAR NA PANDEMIA: desafios e possibilidades na iniciação à docência PDF
Rute da Silva, Simone Ballmann Campos, Izabel Cristina da Rosa Gomes dos Santos
A formação continuada no programa tempo de aprender: rupturas e retrocessos PDF
Jacqueline Lima Monteiro, Marcia Regina do Nascimento Sambugari
ENSINO DA ORALIDADE: abordagem da dimensão Valorização dos Textos de Tradição Oral nos cadernos do PNAIC 2013. PDF
Julia Teixeira Souza, ANA CLAUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA
Formação Continuada: práticas pedagógicas materializadas no processo de alfabetização PDF
Patricia Simas Pinheiro, ROSIMERI JORGE SILVA
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO FORMA DE INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Viviane Dias Pereira, Alba Regina Battisti de Souza
LETRAMENTO PROFISSIONAL: práticas pedagógicas em Três Lagoas e Santa Rita do Pardo/MS. PDF
Sonia Fátima Leal Souza, Kátia Cristina Silva
FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA: as lives e a polissemia sobre avaliação diagnóstica para alfabetização escolar PDF
Elaine Constant Constant Pereira de Souza, Jefferson Willian Willian Silva da Conceição, Vanessa Soares Soares Soares
Formação de professoras alfabetizadoras no Rio Grande do Sul: análises a partir de uma pesquisa bibliográfica PDF
Renata Sperrhake, Luciana Piccoli
FORMAÇÃO CONTINUADA: algumas relações com a docência nos anos iniciais PDF
Ana Elisa de Moura Miotto, Alba Regina Battisti de Souza
O PIBID NA ALFABETIZAÇÃO: contribuições na Formação Inicial docente em uma escola dos anos iniciais da Rede de Ensino de Palhoça/SC. PDF
Adriely Arruda Souza
RELAÇÃO ENTRE A HABILIDADE EM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Flávia Renata Silva Souza
O PNAIC E A CRIANÇA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: teoria histórico-cultural como possibilidades de aprendizagem na prática pedagógica da alfabetização do município de Corumbá/MS PDF
Nair Terezinha Gonzaga Rosa de Oliveira, Regina Aparecida Marques de Souza
DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO – BA E A INTERDISCIPLINARIDADE: sentidos no saber e fazer pedagógico PDF
Geisa Gabrielle Santos, Paulo Cesar Marques de Andrade Santos
O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA, BASEADO EM EVIDÊNCIAS, SOBRE OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA DOS ALUNOS NA ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Luciane Aparecida Souza
A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA A PARTIR DO CONFRONTO COM ESTUDOS TEÓRICOS: uma experiência de formação continuada baseada no diálogo PDF
Antônia Verônica Carneiro Soeiro, Natielly de Almeida Santiago, Maria José Barbosa

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar

DIREITOS DAS CRIANÇAS: Garantindo aprendizagens no processo de alfabetização PDF
Sérgio Renato Pinto, Walter Silva Braga, Luiza Pereira Silva, Márcia Cristina Nascimento da Silva, Wilson Oliveira Andrade
A AVALIAÇÃO ESCOLAR, UMA QUESTÃO REFLEXIVA NA ESCOLA PARA A PRÁTICA MEDIADORA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR PDF
Tatiana DE Camargo Schiavon
A reescrita de texto: um caminho para a proficiência escritora PDF
Carla Conceição Vale Silva, Maria Elizabete Souza Couto
NARRATIVAS ORAIS DE HISTÓRIAS: A VISÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR PDF
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Paola Helena Muxfeldt Morando Silva
AÇÃO DOCENTE E O TRATAMENTO DA HETEROGENEIDADE DE NÍVEIS DE CONHECIMENTO PDF
Amanda Carla Nascimento Cavalcanti, Dayane Marques Silva, Telma Ferraz Leal
A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS: uma experiência no Bloco Inicial de Alfabetização PDF
Graciely Garcia Soares, Kelly Alves Rocha dos Santos
O ATO DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE, NA CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: interrogações de nosso tempo PDF
Aluisio Ricardo Souza
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: uma reflexão acerca do ensino-aprendizagem PDF
Warlen Silva da Cruz, Francisco Pereira Smith Junior, Ana Paula Vieira e Souza
TRAVESSIAS NO ENSINO REMOTO: relatos sobre possibilidades e desafios em busca de um processo de alfabetização produtor de sentidos PDF
Marta Patrícia Peixoto Duarte de Deco, Elaine de Barros Manhanini Sampaio
O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA NO 4º ANO: a constituição de crianças leitoras e autoras apaixonadas PDF
Mônica Regina dos Santos, Bárbara Cortella Pereira de Oliveira
ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: perspectiva de ensino de língua materna no 3º ano do Ensino Fundamental PDF
Danillo da Silva Feitosa, Alison Douglas Silva, Yana Liss Soares Gomes
O ATO DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE, NA CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: interrogações de nosso tempo PDF
Souza Ricardo Souza

Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos

ENSINANDO A COMPREENDER: frutos da adaptação de um material didático PDF
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Juliane Dutra da Rosa Silvano, Dalva Maria Alves Godoy
LEITURA E ESCRITA EM ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO ESCOLAR: Relato de Experiência em uma Organização da Sociedade Civil de Fortaleza-CE PDF
ele Gabriel da Silva Lopes, ela Natielly de Almeida Santiago
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CAMPO: uma análise da produção acadêmica PDF
Mikelle Nunes de Lima Meneses, Elaine Luciana Sobral Dantas, Denise Maria de Carvalho Lopes

Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: (des)encontro e (re)invenção da prática PDF
Viviane Caline de Souza Pinheiro, Érica Raiane de Santana Galvão, Adriana Cavalcanti dos Santos
PODCAST MACACA SOFIA: um projeto de letramento em tempos de aulas remotas PDF
Andreia Aparecida Suli da Costa
Os desafios e as possibilidades do ensino de ortografia em tempos de pandemia PDF
Verônica Amorim Saraiva, Caroline Braga Michel
A avaliação da alfabetização no contexto do ensino remoto: uma análise a partir dos grupos focais da pesquisa Alfabetização em Rede PDF
Luciana Piccoli, Renata Sperrhake, Sandra dos Santos Andrade
A ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA EXPERIÊNCIA INUSITADA DO ENSINO REMOTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Maria José Barbosa, Alexandre de Paiva Nepumuceno, Aurinete Alves Nogueira, Elizangela Silva Mesquita, Francisca Regiane S. de Sousa, Henriqueta Rocha de Abreu, Lara Ronise de Negreiros P. Scipião
LER E ESCREVER EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: diálogos de alfabetização em Ji-Paraná, Rondônia. PDF
Josélia Gomes Neves, Vanubia Sampaio dos Santos, Ednéia Maria Azevedo Machado
A FORMAÇÃO LITERÁRIA DOS ALUNOS, 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ (SP) PDF
Flávia Poliana Serafim Alves
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID PDF
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima
Desafios da prática docente na alfabetização em contexto fronteiriço de Corumbá-MS PDF
Kamile Frias Claros, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: dificuldades e possibilidades PDF
Josilene da Silva Augusto, Anamaria Santana da Silva
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PDF
Marina Quadrado Salva, Rachel Moreira Almeida Rodrigues
A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO: o que dizem e fazem os Orientadores Pedagógicos PDF
Lais Ribeiro Canuto, Marcelle Rodrigues, Angélica Silvestre Pereira Ferreira
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: do planejamento à prática pedagógica virtual PDF
Aurinete Alves Nogueira, Aleandra de Paiva Nepomuceno, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles, Michelly Matos Araújo
Alfabetização em tempos de pandemia: desafios enfrentados pelo/as professores/as para ensinar as crianças a ler e escrever por meio da abordagem pedagógica remota PDF
Gabriela Ribeiro Gomes, Lismara Bastos Paiva, Nandyara Souza Santos
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: desafios para a construção de um projeto de extensão em tempos de pandemia PDF
Maria José Francisco Souza, Daniela Freitas Brito Montuani, Gabrielle de Aguilar Magnani, Ingrid Stefane da Costa, Emanuelle Caroline Lima Ferreira
A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios em tempos de pandemia PDF
Silvana Bellé Zasso, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Juliane Alves Silveira, Paula Pires da Silva, Milena Severo Estima, Milene Gonzalez Lopez Bandeira
UMA EXPERIÊNCIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental em tempos de pandemia Covid 19 PDF
Sara Duarte Souto-Maior
Ensino Remoto Emergencial: com a voz o gestor municipal PDF
Gabriela Medeiros Nogueira, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Silvana Maria Bellé Zasso, Barbara Cordeiro Borges, Michele Alaise Flores Borges
ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM UMA TURMA DO 1º/2º ANOS NO CONTEXTO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE PDF
Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Nandyara Souza Santos Sampaio
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: fragmentos de uma experiência vivenciada com turma de 1º ano de uma escola pública PDF
Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: relatos de vivência no Programa Residência Pedagógica em busca de uma educação humanizadora PDF
Rosiane Tavares Santos, Marcia Maria Pereira da Silva, Natátia Alves de Lima Pinto, Rosalina Dias Rodrigues, Silvana Alves da Silva Bispo
ENSINO REMOTO E ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de práticas pedagógicas no contexto de pandemia PDF
ANGÉLICA FURTADO DE ALMEIDA, SILVANA DOS SANTOS SILVA
O ALFABETIZAR LETRANDO NAS VIDEOAULAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência do ensino municipal de Curitiba em 2020 PDF
Vânia Gusmão Dobranski, Ana Lucia Maichak de Gois Santos
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS PDF
Silvana Alves Bispo, Aline Santos Silva
Aprendizados sobre a leitura e a escrita em tempos de pandemia PDF
Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Maria Eliete Lacerda Luchesi