V Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia

Conferências disponíveis

V Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia

outubro 19, 2021 – outubro 21, 2021

O Centro de Educação do Planalto Norte (CEPLAN) promove o “V Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia” (INOVA 2021). O congresso ocorrerá em paralelo com outros dois eventos: o “Encontro de Negócios, Inovações e Tecnologia” (ENIT 2021) e o “Encontro Integrado de Ensino, Extensão e Pesquisa” (EIEXP 2021).

O INOVA 2021 abordará as seguintes áreas temáticas atreladas à inovação: gestão de projetos, gestão de pessoas, gestão de operações e logística, indústria 4.0, empreendedorismo, marketing e sustentabilidade. Os artigos serão analisados em uma avaliação por pares cega (blind peer review) e os trabalhos aceitos serão apresentados de modo remoto nos dias do congresso.

Os cinco melhores artigos aprovados e inscritos no evento serão convidados a submeter seus trabalhos em caráter Fast Track para a Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí (REAVI). Os melhores artigos serão definidos pelas maiores notas emitidas pelos avaliadores. Após o convite para o encaminhamento do artigo, a aprovação deste não é automática, sendo a prerrogativa da editoria da REAVI e de sua política editorial em aceitar ou não o trabalho para publicação.

As submissões de artigos devem ser realizadas entre os dias 01 e 30 de setembro 01 de setembro e 04 de outubro de 2021. Autores deverão submeter duas versões do artigo: uma sem qualquer identificação da autoria e outra com os dados dos autores. Os seguintes templates devem ser utilizados:

O congresso será realizado de modo online entre os dias 19 e 21 de outubro de 2021.

Se estiver com dificuldades ou dúvidas sobre o processo de submissão, acesse nosso VÍDEO GUIA DE SUBMISSÃO que mostra os principais passos a serem realizados. Não esqueça de marcar a opção "autor" ao realizar o cadastro. Caso tenha se cadastrado apenas como leitor, você pode alterar seu perfil através da opção "Meu Perfil" no menu lateral direito.


Template de slides para a apresentação - acessar aqui

Orientações para Apresentação dos Artigos no INOVA 2021

As apresentações ocorrerão de forma online no dia 20 de outubro, das 13:30h às 17:00h, como parte da programação do 9º ENIT - Encontro de Negócios, Inovação e Tecnologia.

Ficará a critério do(a) autor(a), ou autores, se apresentar ao vivo ou através de envio de vídeo previamente gravado. Em ambos os casos, cada apresentação poderá ter, no máximo, 10 minutos. Após a apresentação de cada trabalho, haverá 5 minutos para discussões.

Aos que preferirem apresentação ao vivo, deverá ser utilizado o template fornecido, que serão o primeiro e último slides a comporem as lâminas da apresentação. É importante que, no horário agendado, estejam com a apresentação aberta para projeção em tela. Isso se faz necessário para que não ocorram atrasos e que seja respeitada a agenda de apresentações. Também, com intuito de não prejudicar a agenda de apresentações, será acionado sinal sonoro aos 8 minutos das apresentações que chegarem a essa marca. Se a apresentação alcançar 10 minutos, o apresentador será avisado do término do tempo e a sessão de discussões será iniciada.

Aqueles que optarem por gravar vídeo, favor observar o seguinte:

  • Utilizar o template, que trata-se de dois slides, um a ser utilizado no início da gravação, e outro no final. Esses slides deverão ser, respectivamente, o primeiro e último quadros da gravação;
  • O(a) autor(a), ou autores, poderá/poderão gravar vídeo com sua imagem e voz, ou apenas voz;
  • O vídeo deverá ser postado no Youtube e o link do mesmo deverá ser enviado para o e-mail inova.ceplan@udesc.br até as 17:00h do dia 15/10/21 23:59 do dia 17/10/21;

Demais orientações para a gravação do vídeo

  • Ambiente silencioso, para isso é importante desligar aparelhos sonoros, tais como celulares e televisores, evitar mexer em objetos como papel, caneta, ou qualquer acessório que faça barulho;
  • Deve-se dar preferência para utilização de microfones, mesmo aqueles embutidos nos fones dos celulares, pois auxiliam uma melhor captação do som e evitam a presença de ruídos;
  • Ao utilizar celular ou câmera para efetuar a gravação, apoiar em um plano fixo. Se a câmera usada for a do notebook, é importante evitar mexer a parte do equipamento onde ela está localizada;
  • Os vídeos devem ser gravados na horizontal.

Agenda da Conferência

Visualizar detalhes da conferência



Realização: UDESC