Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, 2018 - III SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS

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AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma análise do segmento ‘gestores’ de uma universidade pública
Angela Cristina Corrêa, Silvana Ligia Vincenzi, Fernando de Jesus Moreira Júnior, Paula Martins Nunes, Luiz Eduardo Pizzinatto, Cristine Corrêa Oliveira

Última alteração: 2018-07-03

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar o comportamento de resistência à mudança dos gestores de uma universidade pública. Estudo exploratório de caráter empírico e analítico. A função de gestão, nos âmbito estratégico e tático é exercida pelos servidores docentes e nos níveis tático e operacional pelos técnico-administrativos (TAEs). Constata-se também que ainda é hegemônico um modelo de gestão de universidades que tem como alicerces a dimensão política por meio da coalizão de grupos de interesses e a competência acadêmica dos gestores. Observa-se que o baixo percentual de resistência à mudança dos gestores, demonstra receptividade à implementação de sistemas de gestão inovadores. Conclui-se este estudo com a seguinte indagação reflexiva: para um alinhamento efetivo das competências e habilidades dos servidores docentes e TAEs com a missão institucional, o modelo de gestão das universidades não deveria contemplar duas carreiras, com qualificações e capacitações distintas: a carreira acadêmica e a carreira gerencial?


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