Tamanho da fonte:
A arte contemporânea como parte do cotidiano da escola infantil
Última alteração: 2020-06-18
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada para trabalho de conclusão de curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram desenvolvidos oito momentos de atividades gráfico-plásticas, de outubro a novembro do ano de 2017, com um grupo 6 a 12 crianças com idades entre 2 anos a 3 anos 11 meses, em uma escola infantil da rede privada de Porto Alegre (RS - Brasil). Ao analisar as percepções das crianças com relação a “sujeira”, o tempo utilizado nas atividades, assim como a relação estabelecida com a apresentação de materiais, técnicas e instrumentos e a apropriação das crianças sobre os mesmos, este trabalho tem como objetivo colaborar com as discussões referentes a construção de novos paradigmas para a Educação Infantil que repercutam na elaboração dos currículos e produzam novas práticas na educação das crianças bem pequenas, no que diz respeito as propostas que envolvam as artes, em especial, as atividades-gráfico plásticas.
Texto completo:
PDF