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Estudos Sociais como área integradora: notas preliminares sobre os Ginásios Vocacionais (São Paulo, 1961-1969)
Última alteração: 2017-10-10
Resumo
A proposta deste texto é refletir sobre as prescrições da área de Estudos Sociais na experiência dos Ginásios Vocacionais. Em São Paulo estava em curso à renovação pedagógica na clave das classes experimentais incorporadas na Lei nº 4024 de dezembro de 1961, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esta autorizou a experimentação educacional em nível nacional, auxiliando na consolidação da experiência do ensino vocacional, em nível estadual, via Decreto n° 38.643 de 27 de junho de 1961, o surgimento dos ginásios vocacionais. Ainda, sob a influência dos preceitos escolanovistas o Estudos Sociais se tornaram uma disciplina optativa sugerida pelo Conselho Federal de Educação para o secundário. Na cultura escolar dos vocacionais a área de Estudos Sociais foi prescrita e sua prática operacionalizada através de pesquisa e estudo dirigido ou supervisionado sobre as dimensões geográficas e históricas do meio social, sempre usando grupos de trabalho e os estudos do meio com os escolares para locais previamente definidos pela equipe. Em suma, os vocacionais emergem usando a área de Estudos Sociais com atribuição prescritiva de núcleo de integração das disciplinas-saber da História e Geografia. Uso o conceito de cultura escolar, conforme Dominique Julia (2001), para analisar um conjunto de prescrições que buscam definir conhecimentos a serem assimilados, e na esteira de Roger Chartier (1988) entendendo estes passíveis de serem apropriados pelos professores no decorrer do seu fazer educativo. Neste texto, analiso prescrições elaboradas pelo Serviço de Ensino Vocacional, órgão responsável pela coordenação pedagógica e administrativa desta experiência. Do recorte da pesquisa de doutoramento em curso, o texto utiliza-se de fontes, como: Relato de Estudos Sociais, Regimento Interno dos Ginásios e o Plano Pedagógico Administrativo.
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