Última alteração: 2017-10-11
Resumo
No ano de 1967, em Palo Alto, Califórnia, o professor Ron Jones de História do Mundo Contemporâneo da Cubberley Senior High School decide tornar prático o ensino sobre o Fascismo. Questionado por um aluno sobre os motivos pelos quais a sociedade alemã aderiu aos postulados do governo no Terceiro Reich (1933-1945), liderado por Adolf Hitler (1889-1945) o docente resolveu promover um experimento. Intitulado de The Third Wave (traduzido como A Terceira Onda), Jones cria um ambiente de regras e disciplina baseado no slogan “Força através do envolvimento”. Aplicado na classe sem qualquer preparação prévia tomou proporções inesperadas no que se refere à adesão dos alunos, despertando no professor a curiosidade de entender por quais motivos os discentes aceitaram a posição de autoridade na qual ele se colocou. Apesar de consistir em um método de ensino, o projeto se transformou em uma “verdadeira gestapo na escola” (JONES, 1976). Dessa forma, esta pesquisa se propõe a investigar a Terceira Onda, suas normas de conduta e suas influências no pensamento estudantil a partir da análise do periódico estudantil The Catamount, das produções do professor Ron Jones disponíveis em um sítio eletrônico e do livro memorialístico Hassling (traduzido como “Disputa Desordenada”). Assim, destacamos a importância de estudos como esse para compreensão do Fascismo e sua ressurgência, tendo como base analítica o ambiente escolar.