Última alteração: 2021-06-12
Resumo
O objetivo do presente trabalho é analisar as percepções de alunos do ensino básico sobre a importância do estudo de alguns conteúdos históricos específicos trabalhados em sala de aula. Sabemos que nos últimos anos a disciplina de história, bem como a área das ciências humanas de modo geral, tem enfrentado diversos desafios, como o descrédito que temos sofrido se confrontado com as ciências exatas, por exemplo, que teriam supostamente uma aplicação prática maior. Diante de tais dilemas, busco refletir sobre a forma com que alunos percebem o conteúdo histórico em relação a sua aplicação e com base em suas experiências. Para tanto, coletei respostas de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II e do 2º ano do Ensino Médio a respeito da importância dos conteúdos históricos trabalhados em sala durante minhas aulas de estágio, inerentes minha formação como licenciado em história. O modo com que os alunos entendem a importância do conteúdo interfere também na tomada de consciência histórica dos mesmos e da sociedade, e está conectada à aplicação prática deste saber na vida das pessoas. As respostas mais articuladas em relação a importância dos conteúdos foram aquelas que aproximaram os temas em questão com a sociedade na qual os alunos estão inseridos ou observam tais questões próximas a eles.
Palavras-chave: consciência histórica, ensino de história, utilidade da história, experiências.