Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, IV Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237-4078

Tamanho da fonte: 
“Conexões África”: experimentações pedagógicas em busca de um currículo afrocentrado
Débora Mendes Bregue Daniel, Karina de Paula Silva

Última alteração: 2021-06-12

Resumo


Ao longo de diversos encontros de planejamentos pedagógicos entre professoras e professores dos anos finais do Ensino Fundamental, foi possível perceber que um ponto de encontro entre as várias disciplinas que compõem o currículo do sétimo ano, da Escola Sarapiquá, em Florianópolis, eram as Histórias e Culturas Africanas. Por meio do compartilhamento de experiências em sala aula, percebemos que as práticas de ensino de História, Geografia, Artes e Educação Física eram atravessadas, em diferentes momentos do ano, por narrativas africanas e afrodiaspóricas. Se há tantas Áfricas no currículo, por que o manter eurocentrado? Na busca por ampliar os encontros das disciplinas com as multiplicidades de histórias, culturas e formas de organização social em África é que nasceu o Projeto “Conexões África”, realizado com a turma do sétimo ano, por meio da ação interdisciplinar. O presente trabalho tem como objetivo compartilhar as experimentações coletivas de professoras de diferentes áreas do conhecimento na tentativa de desafiar a lógica colonial materializada nos currículos das disciplinas escolares. Além disso, serão compartilhadas as alternativas encontradas pelo grupo para lidar com as lacunas e limites dos materiais didáticos sobre o continente africano e também as brechas encontradas para construir o projeto. O produto final do projeto foi um mapa bordado em tecido, centrado no Atlântico Sul, trazendo diversas referências aos povos e cultura africanos e afro-brasileiros em suas conexões.

Palavras-chave: História, artes, ensino, culturas africanas, currículo.


Texto completo: PDF