Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, IV Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237-4078

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Alento e paixão: torcidas organizadas argentinas e a Cumbia Villera
Elias Cósta de Oliveira

Última alteração: 2021-06-12

Resumo


A história do tempo presente é uma construção mais nova do conhecimento histórico, refletindo sobre a constituição de narrativas, de abordagens e dialogando com diferentes áreas de conhecimento. O historiador tem proximidades em relação aos fenômenos, no qual são contemporâneos aos fatos, sendo que a memória é um importante instrumento. A partir da análise de músicas das torcidas organizadas argentinas - conhecidas como barra brava - iremos identificar sua afirmação em relação a identidade, noções de pertencimento a grupos ou bairros e a influência da cumbia villera como ritmo das classes populares que são de grande inspiração desses grupos. As canções (re) criadas são fontes de relatos e registros de memórias, a partir de diferentes vozes, apresentando a murga como principal instrumento das torcidas argentinas, influenciado nesse ritmo musical difundido pelo Uruguai no decorrer do século XIX com influência hispânica. As músicas, o alento ou gritos de guerra são produtos de uma tradição oral, marca registrada das torcidas organizadas. A partir das músicas entoadas nos estádios, entenderemos sobre muitos códigos desses grupos, pautados na identidade de comunidade, apresentando diversos signos próprios, relação de dominação ou simplesmente uma relação de amor com seu clube, sendo que esse agrupamento de torcedores disputam quem cria as melhores músicas e quem canta mais alto.

Palavra-chave: Cumbia Villera, futebol, música.


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