
����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:::

A Notícia-Acontecimento em uma Ideologia da Solução Autoritária: o golpe de 1964 no 

Brasil segundo o diário argentino Clarín 

 

The New-Fact in an Ideology of the Authoritative Solution: the 1964 coup in Brazil 

according to Argentine daily Clarín 

 
 

 

Helder Gordim da Silveira 

Departamento e PPGH – PUC/RS 
helders@pucrs.br  

 
 

Resumo: Este artigo analisa a forma pela qual o diário argentino Clarín relatou/representou o 
golpe civil-militar de 1964 no Brasil enquanto notícia/acontecimento, buscando enfatizar 
como o discurso jornalístico, mobilizando imagens e interpretações recorrentes, 
possivelmente atuou como um importante componente de uma ideologia da solução 
autoritária frente à crise política e institucional que crescia na região desde, pelo menos, a 
década de 1950. 
Palavras Chave:  Ditadura Civil-Militar; Argentina-Brasil; Jornal Clarín 
 
Abstract: This paper analyses the way by which argentine daily Clarín reported/represented 
1964 civilian-military coup in Brazil as a new/fact, intending to underline how that 
journalistic discourse, as it mobilizes recurrent images and interpretations, possible acted as 
an important component of an authoritative solution ideology face of the political and 
institutional crises that were growing in the region since as early as the decade of 1950. 
Keywords: Civilian-Military Dictatorship; Argentine-Brazil; Clarín Newspaper 

 

 

Introdução 

 

No interior do processo de mundialização do sistema de informação, com os mass 

media e a chamada imprensa informativa moderna ao centro, as relações internacionais, 

embora conservando o Estado-Nação como sua unidade essencial, são progressivamente 

marcadas, pelo menos desde o final do século XIX, pelas formas como a produção discursiva, 

posta pelos mecanismos de difusão e pelas posições de poder dos órgãos de tal imprensa, 

representa, interpreta e constitui os acontecimentos do meio internacional, sejam eventos do 

campo propriamente das relações inter-estatais, sejam fatos relativos às políticas internas com 

efeitos internacionais de Estados que são assim postos como relevantes em tal cenário. 

Tem-se como perspectiva teórica, por um lado, os termos da discussão posta por Pierre 

Nora (1979) em texto célebre a respeito da natureza do acontecimento como categoria 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

::�

constituinte da história contemporânea e, por outro, a tradição analítica relativa ao conceito de 

ideologia, atualizado em John Thompson (1995), como forma geral de interpretação de um 

possível papel histórico das formas simbólicas no universo do político. O papel central dos 

meios de comunicação de massa, particularmente da imprensa, constitui ponto comum destes 

planos de reflexão conceitual, na História e na Sociologia da comunicação social.  

A respeito da construção da notícia-acontecimento com cerne do fenômeno de 

comunicação de massa na modernidade, Muniz Sodré assevera: 

 
o jornalismo (...) mobiliza diferentes tipos de discurso, mas a sua moderna 
centralidade conceitual apóia-se na notícia. E esta forma de captação e 
comunicação do fato é uma dessas estratégias cuja mitologia liberal-
mercadológica costuma fazer esquecer os procedimentos retóricos e 
imaginosos que presidem à construção do acontecimento (2009, p. 15) 
 
 

Assim, seguindo os fundamentos conceituais propostos pelo autor, entende-se aqui o 

discurso jornalístico moderno essencialmente como narrativa embasada na categoria notícia, a 

qual, mobilizando formas discursivas diversas, bem como narrativas de natureza diversa, 

constituem o que no plano do espaço público pode se por como acontecimento.  

Nesse sentido, sustenta-se que tais formas de construção/interpretação de um 

acontecimento, particularmente em um país estrangeiro, operadas pelos meios de 

comunicação de massa e “afinado com a estrutura ideológica do sistema informativo, cuja 

forma mais evidente é a presumida transparência da realidade” (SODRÉ, 2009, p.16. Grifo 

no original), podem constituir-se para certa comunidade de leitores, como racionalizações de 

uma ameaça a ser evitada, um exemplo a ser seguido ou uma manifestação de tendência posta 

como inevitável, apenas para exemplificar. 

Especificamente na conjuntura da década de 1960, Brasil e Argentina atravessam os 

impasses e conflitos dramáticos condicionados pela crise dos respectivos modelos de 

modernização socioeconômica das eras varguista e peronista como projetos nacionais, diante 

do cenário hemisférico e global da Guerra Fria, no qual a Revolução Cubana atuava como um 

extraordinário catalisador de tensões sociopolíticas (CAVLAK, 2007; RAPOPORT e 

LAUFER, 2000). 

Nesse contexto, os elementos discursivos constituintes de uma ideologia da solução 

autoritária, construída fundamentalmente na grande imprensa já ao longo da década anterior, 

associam-se às posições de poder dos grupos antivarguista e antiperonista no interior das 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:�/

Forças Armadas e em diversas esferas civis. Os condicionantes políticos do suicídio de 

Vargas e da deposição de Perón pela Revolução Libertadora de 1955 são emblemáticos das 

ações institucionais e extra-institucionais de tais grupos que, no entanto, por razões diversas, 

não logram obter imediatamente um reordenamento estável da ordem interna na direção de 

suas projeções (DONGHI, 2000; DE RIZ, 2000; POTASH, 1994; GOLDWERT, 1972) 

 

O Clarín: Origens e Trajetória 

 

Em 28 de agosto de 1945, com a primeira página de logotipo vermelho dominada 

pelas notícias do término da Guerra, com 150.000 exemplares de 20 páginas, ao preço de 5 

centavos, cerca da metade dos grandes diários, aparecia nas ruas de Buenos Aires o matutino 

Clarín, em formato tablóide, inspirado no inglês The Mirror e à semelhança do argentino El 

Mundo. Tratava-se de um empreendimento do político, jornalista e estancieiro Roberto Jorge 

Noble, dissidente do socialismo na década de 1920. Noble, nos anos 1930, alinhando-se aos 

grupos anticomunistas, fundara o chamado socialismo independente e chegara a ocupar a 

pasta de ministro do interior do governo conservador da província de Buenos Aires, presidido 

por Manuel Fresco. 

Ao que parece, o Clarín representava para seu proprietário um projeto de natureza 

tanto política quanto comercial. Para tentar superar a relativa obscuridade, por um lado, e 

lucrar com o empreendimento jornalístico, por outro, Noble vendera uma de suas principais 

propriedades rurais para investir na compra de bobinas de papel, artigo bastante caro nas 

condições do pós-guerra. No mais, com um investimento inicial da ordem de 1.250.000 

dólares da época, o Clarín surgia em sede muito modesta, na rua Moreno, com pessoal 

reduzido, embora qualificado e experiente, alugando as impressoras de Notícias Gráficas e 

com um futuro bastante incerto.  

Sobre o surgimento do novo jornal portenho, Carlos Ulanovsky afirma que “Clarín 

salió a la calle con la idea de apoyar los cambios de un país tradicionalmente agrícola-

ganadero que ahora aspiraba a hacerse fuerte en grandes, medianas y pequenas industrias y a 

desarrollarse más dentro de fábricas que en el campo” (2005, p. 109). 

Até o final da década de 1940, as incertezas inicias converteram-se em um grande 

êxito empresarial, com o Clarín crescendo vertiginosamente em vendas, em influência e 

popularidade. Carlos Ulanovsky alinha alguns fatores deste sucesso do matutino portenho. 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:�0

Primeiramente, o autor aponta nesse sentido a eficiência do sistema de distribuição, através do 

qual o Clarín chegava aos pontos de venda na capital federal argentina antes dos demais 

matutinos, havendo renunciado, nos primeiros anos, a disputar posições no interior do país. O 

diário de Noble, nesse período de crescimento inicial, apelava basicamente aos temas locais 

de Buenos Aires, conferindo destaque, até então inédito na grande imprensa informativa, às 

seções de esportes e espetáculos, tidas como banais ou “populacheras” pelos demais grandes 

jornais. Durante o primeiro governo de Perón, segue o autor, Clarín constrói uma imagem 

pública de independência, não sofrendo controle excessivo por parte do regime que se 

implantava, o qual parecia não lhe reconhecer poder de influência, em que pese o crescimento 

permanente de sua circulação e vendas (2005, pp. 111-112). 

De resto, o Clarín iria atravessar a era peronista, até 1955, usufruindo dessa posição 

independente, em contraste inicial com os matutinos La Prensa, La Nación e El Mundo e os 

vespertinos La Razón, Crítica e Noticias Gráficas, que mantiveram, a princípio, posição 

abertamente hostil ao líder popular e sua política, a qual vinha desde os tempos de Perón 

como ministro do trabalho e previdência do governo Farrel.  

Quando chegou à presidência, em 1946, Perón de fato contava apenas com o apoio 

declarado do diário La Época. Em contraste, quando de sua queda em 1955, o líder 

justicialista controlava uma grande cadeia nacional de jornais, composta por La Razón, 

Democracia, El Laborista, La Época e Notícias Gráficas, além de cinco diários do interior e 

outros órgãos que não se articulavam oficialmente à cadeia peronista, mas mantinham 

posições mais ou menos sistemáticas de apoio à linha política do regime. 

Fora deste grande círculo da imprensa oficialista ou semi-oficialista, permaneceram, 

entre os grandes diários, La Nación, La Prensa e Clarín. Este, todavia, em contraste com os 

dois primeiros, evitava apresentar-se como de oposição aberta e sistemática, preferindo 

alimentar a imagem de independência. Segundo Carlos Ulanovsky, as restrições de toda 

ordem e a censura peronista recaíam mais pesadamente sobre La Nación e La Prensa, 

podendo assim o Clarín absorver leitores, anunciantes e a importante renda dos classificados 

do público leitor desses grandes jornais opositores do peronismo. 

No pós-1955, sob a égide da tutela militar sobre o sistema político argentino oriunda 

da Revolución Libertadora, Clarín manteria posição estritamente legalista sob os governos 

Frondizi e Illia, representantes, respectivamente, das duas facções em que se cindira o 

radicalismo. 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:�.

Ao final da década, o campo jornalístico argentino via os efeitos de um intenso 

processo de modernização e renovação em parte determinado pela abertura do país aos 

mercados e centros de informação internacionais, notadamente a partir de Frondizi. Verifica-

se um boom editorial no país, com destaque para o surgimento de novas revistas semanais ao 

estilo das estrangeiras Time, Newsweek, Der Spiegel e L’Express, que igualmente circulavam 

pelas regiões mais urbanizadas do país, notadamente Buenos Aires. Era o caso, no princípio 

dos anos 60, de Primera Plana, Panorama, Confirmado, Todo e Gente, para exemplificar, 

que disputavam um público leitor que fixava novos hábitos de consumo e de comportamento, 

assim como competiam pela renda da nova publicidade ligada às agências e empresas 

multinacionais que se instalavam no país. Uma nova geração de jornalistas, oriundos da 

academia e do campo literário ingressam nos diários e revistas semanais. O Clarín não ficaria 

alheio aos novos tempos: 

 
Los cambios llegan a Clarín. Conducida por Moisés Scherbor Jacoby y Luis 
Clur, la redación reunía a muchos consagrados de Crítica (...) y a jóvenes 
como Esteban Peicovich, Roberto Cossa, Rodolfo Rabanal y Valentin 
Vergara. Por decisión de Jacoby, el logo de Clarín, hasta entonces em rojo, 
pasa a imprimarse em negro, pero son otras las cuestiones que dan color al 
diário: la sección económica que maneja Oscar Garcia Rey y la información 
militar que abastece, entre otros, Enrique Ramos de Madariaga 
(ULANOVSKY, 2005, p. 170) 

 

A renovada redação do Clarín de fato abrigava, na virada da década, nomes que em 

seguida teriam enorme relevância no jornalismo argentino: Hector Ricardo Garcia, que 

fundaria o diário Crônica, Jacobo Timerman, que criaria o diário La Opinión e as revistas 

Primera Plana e Confirmado, Julio Ramos, de Ámbito Financiero e Bernardo Neustadt, que 

dirigiria Todo. 

Desse modo, o diário de Noble, que viria a falecer em 1969, afirmava-se como grande 

empresa jornalística neste cenário de intenso crescimento e diversificação do campo. Apesar 

de sofrer relativa perda na competição por publicidade, juntamente com La Nación e La 

Prensa no começo dos anos 60, em 1963 o Clarín torna-se o jornal de maior circulação na 

capital argentina (LONGHI e SILVEIRA, 2010, p.158), posição que se consolidaria nos anos 

seguintes. 

A cobertura da crise final do governo Goulart nas páginas do Clarín, a ser aqui 

examinada, insere-se em um contexto particularmente dramático das relações entre os campos 

político e jornalístico na Argentina. Muitos autores chegam mesmo a sustentar a existência de 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:��

um “golperiodismo” contra o governo de Arturo Illia, da Unión Cívica Radical del Pueblo 

(TARONCHER, 2009; POTASH, 1972, ULANOVSKY, 2005; DÍAZ, 2007; PANDOLFI e 

GIBAJA, 2008),  fundado em prática abertamente conspiratória e/ou na difusão de uma forma 

de discurso anticomunista-antipopulista posto como modernizador, um dos fundamentos da 

ideologia da solução autoritária. Os exemplos mais destacados nessas perspectivas de análise 

são as revistas semanais Primera Plana e Confirmado, mas igualmente se destaca a virulência 

dos editoriais e a oposição sistemática contra o governo Illia dos grandes diários, como La 

Nación e La Prensa, bem como o papel de colunistas desses diversos órgãos, tais como Juan 

José Guiraldes, Mariano Montemayor e Mariano Grondona. 

 

O Clarín e a Crise Brasileira 

 

Ao longo da segunda quinzena de março e o princípio de abril de 1964, o diário de 

Noble constitui para seu público leitor a cadeia de notícias-acontecimentos que compõem o 

quadro da crise institucional no país vizinho por meio de matérias informativas baseadas nas 

agências internacionais, principalmente a Associated Press (AP), a France Press (AFP) e a 

ANSA, artigos assinados e editoriais. O Brasil foi tema em praticamente todas as edições, 

embora, diferentemente de La Nación, por exemplo, o país só ganhe a primeira página a partir 

de 31 de março. 

Pode-se verificar um certo contraste entre as matérias predominantemente 

informativas e aquelas com teor mais diretamente posicionado ou opinativo no jornal. 

Aquelas, construídas basicamente a partir do material das agências, acabam por conformar-se 

de modo bastante semelhante a outros grandes diários, como La Nación, podendo-se ali 

verificar estratégias variadas de construção de imagens entrecruzadas de um país à beira do 

caos e sob grave ameaça de ruptura da ordem institucional por iniciativa do governo Goulart, 

associado a variadas organizações comunistas. Nas referidas matérias de caráter opinativo, 

entretanto, o jornal tende a exibir sua face fundamentalmente legalista, a partir da qual 

relacionava-se com o governo Illia. 

A notícia relativa ao comício de 13 de março, baseada em material da AP, põe-se sob 

a manchete “Goulart Promulgó la Reforma Agraria y la Nacionalización de Todo el Petróleo 

(14/03/1964, p. 4). No texto em destaque, sob a manchete, que se põe como introdução ao 

restante da matéria, lê-se: 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:��

 
mientras tres mil soldados con cascos de acero y armados con ametralladoras 
livianas montaban guardia en la plaza central de Rio de Janeiro, el presidente 
João Goulart firmó el discutido decreto de reforma agraria, que abre el 
camino a la distribuición de tierras entre centenares de miles de campesinos 
brasileños que no las poseen (idem) 
 
 

O texto dá o tom da matéria, onde se pode ver um presidente apoiando-se nas forças 

armadas para impor decretos com propósitos “populistas” que claramente ameaçavam de 

variadas formas o instituto basilar da propriedade privada. 

A matéria destaca como personagens principais do acontecimento, além do próprio 

presidente, ao governador Carlos Lacerda, seu adversário “irreconciliable”, que o texto 

informa haver proibido o comício, e a seu cunhado, deputado Leonel Brizola, de cujo discurso 

se destaca a exortação significativa para o quadro: “los que quieren un gobierno nacionalista y 

popular que levanten la mano”. 

A matéria se conclui com destaque da fala do presidente na qual este aparece 

enfrentando uma oposição potente e difusa e, apesar ou sobre esta, anunciando urgência 

excepcional para as reformas de toda ordem, posta em prazos determinados, como o de 60 

dias para começar a distribuir terras. 

As repercussões do comício são construídas ainda em matéria dominada pelos textos 

da AP, cujo teor a diagramação do Clarín tende a reforçar. A Manchete, nesse sentido, é 

“Brasil: Severas Críticas a Goulart” (15/03/1964, p. 7). De fato, a suposta repercussão do 

comício é toda posta em termos condenatórios e negativos, seja na palavra da oposição ao 

governo, à qual a agência dá voz exclusiva nos textos informativos, seja na difusão do 

posicionamento de vários jornais do Rio de Janeiro, que surgem como representantes de um 

personagem coletivo recorrente: a “imprensa brasileira independente”, desde sua posição de 

órgão-chave de uma ordem liberal-ocidental. 

Desse modo, o texto destacado em corpo maior, abaixo da manchete, desde tal posição 

introdutória, dá voz a Carlos Lacerda. Surge ali o governador da Guanabara por meio de seu 

jornal Tribuna da Imprensa afirmando: “’Cayeron las caretas. Empezó la guerra 

revolucionaria. El jefe público del partido de la subversión es Goulart, hasta que los 

comunistas estimen oportuno reemplazarlo’” (Idem). Na voz de Lacerda, a imagem recorrente 

de Goulart, o presidente a um tempo ingênuo e subversivo, posto na condição de líder 

inconsciente de uma ruptura institucional iminente de conteúdo comunista. 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:��

Quanto ao restante da imprensa brasileira, o texto originário da AP difundido no 

Clarín excetua a Última Hora, posta como “órgano del partido laborista” e a quem não se dá 

nenhuma visibilidade, ao contrário da Tribuna de Lacerda, para informar o leitor argentino 

que “todos los grandes diarios  de Rio juzgan hoy severamente el mítin popular celebrado 

ayer con la participación del presidente Goulart” (Idem). 

A matéria - ladeada por radiofoto do comício exclusiva da AP ostentando legenda na 

qual o Clarín novamente destaca a presença de contingente militar de segurança - estrutura-se 

assim com os posicionamentos do Jornal do Brasil, de O Jornal e do Jornal do Comércio, de 

Assis Chateaubriand. Em todos são destacadas passagens que colocam o presidente e seus 

“aliados comunistas” como golpistas, estando a dita democracia brasileira assim em cheque. 

Ameaça de violação da ordem constitucional e exortação pública à luta de classes são 

elementos que se justapõem para compor a imagem do governo e da crise brasileira. 

Significativamente, a matéria se encerra dando voz a Joseph Macedo, suposto líder de 

fazendeiros de Minas Gerais, que surge na cena do acontecimento afirmando: “’los 

agricultores están unidos y armados para defender sus propiedades, cueste lo que costare’”. 

Nos dias que seguem, o Clarín segue veiculando informações das principais agências 

que tendem a constituir um quadro de intensa crise política, talvez já marcada por 

características de um confronto civil que ensaiava assumir proporções nacionais, com 

violência revolucionária. Nesse tom, direta ou indiretamente, são noticiados a ação policial 

contra os grupos de estudantes que tentavam impedir João Pinheiro, líder da reforma agrária 

brasileira, a falar na Faculdade de Direito, no Rio de Janeiro (18/03/1964, p. 5); a ação de 

bloqueio de estradas por grupos de desempregados em Brasília, que Clarín confunde com o 

Rio de Janeiro (19/03/1964, p. 9) e a greve dos trabalhadores de telecomunicações, em 

protesto contra a demissão de funcionários da All America Radio (Idem). 

É nesse quadro informativo, composto pelo material das agências, que nas páginas do 

Clarín seria construída a notícia-acontecimento da Marcha da Família com Deus pela 

Liberdade, em São Paulo. A Manchete, em grande medida, anuncia e reforça o teor do texto 

proveniente da AP e da ANSA: “San Pablo: Gigantesca Demostración Contra el Programa de 

Joao Goulart” (20/03/1964, p. 2). O anúncio se explicita com a voz do governador paulista 

Adhemar de Barros, que é posta logo abaixo da manchete, em corpo destacado: “advierte 

Adhemar de Barros que Brasil puede resultar otra Cuba”. 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:��

A matéria abre dando conta do caráter absolutamente pacífico da marcha, posto na voz 

da polícia paulista. A paz apenas teria sido interrompida brevemente por culpa de um homem 

que teria provocado os manifestantes gritando “Viva Jango (...) y viva el comunismo” (Idem). 

Pelas agências, as vozes que se associam de algum modo na matéria à marcha, posta como 

“evidente réplica a la concentración que hubo en viernes en Rio de Janeiro”, são as de 

Adhemar de Barros e de Eurico Gaspar Dutra, este por meio de uma destacada entrevista 

concedida ao Jornal do Brasil, sempre posto como “diario independiente”. 

As manifestações de Adhemar e Dutra ocupam a maior parte do espaço destinado à 

notícia da Marcha e parecem assim conferir o pano de fundo do sentido da manifestação anti-

Goulart no interior do quadro da crise brasileira. Por seu turno, o governador de São Paulo 

aparece mais uma vez ali afirmando: “Brasil se encuentra en una situación difícil, tal vez la 

más difícil de toda su historia” E seguia: “el país se halla frente a dos caminos: seguir el cauce 

de la democracia, en la lucha por su evolución dentro de los princípios de las libertades 

humanas, o bien ceder a la presión de los actuales dirigentes de la nación y tranformarse en 

una nueva Cuba”. 

De seu lado, Dutra, “bajo cuya presidencia el gobierno democrático se consolidó en 

Brasil”, aparece igualmente advertindo sobre a gravidade da situação no país e mencionando 

mesmo o risco iminente de “una irremediable secesión interna”. 

Significativamente, a notícia-acontecimento da Marcha da Família é encerrada com 

notas sobre o declínio da bolsa e a elevação dos índices inflacionários. 

Os protagonistas da oposição a Goulart e ao processo das reformas seguem ganhando 

visibilidade nas páginas do Clarín através das agências de notícias ao longo dos dias que 

seguem. A Manchete do dia 22 de março é ilustrativa nesse sentido: “Brasil: Señalan los 

Adversarios de Goulart el Peligro de Una Dictadura”. E, em corpo menor, como 

complemento: “Afírmase que es el Objectivo del Presidente” (22/03/1964, p. 6). O destaque 

inicial da matéria, em tipo e corpo destacados, é dado pela voz do governador de Minas 

Gerais, Magalhães Pinto, posto como de tendência liberal-moderada, que aparece ali 

afirmando: aún cuando las transformaciones revolucionarias (...) requeridas por el proceso 

inflacionario no puedan ser ignoradas, nosotros afirmamos que la revolución implantada 

desde arriba no es outra cosa que un golpe de estado”. E concluía: “Nosotros estamos 

dispuestos a combatir el golpe”. 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:��

Significativamente, a matéria na qual se reforça a imagem de um presidente golpista, é 

concluída com dados “objetivos” fornecidos por outra agência de notícias (AFP) dando conta 

da elevação, em ritmo excepcionalmente acelerado, do custo de vida através de números, 

provenientes da Fundação Getúlio Vargas. 

Na mesma edição de 22 de março, na Seção assinada de análise política Panorama 

Americano, (p.26) surge no Clarín um primeiro posicionamento explícito sobre o recente 

recrudescimento da crise brasileira. É notável como essa matéria de conteúdo posto como 

analítico-opinativo, em seção que sempre expressa posição muito próxima àquelas de caráter 

propriamente editorial, contrasta com as matérias “informativas”, baseadas nas agências, 

conforme mencionamos acima. 

É ilustrativa nesse sentido a forma como o articulista abre a seção: 

 
El paso de Goulart hacia un plán de reformas que, necesariamente, debía 
irritar a las derechas (alérgicas sobretodo a cualquier novedad de tipo social 
baseada en ‘expropiaciones’) trajo las consecuencias previstas. Durante toda 
la semana, y a partir de la gigantesca manifestación ‘trabalhista’ realizada en 
Rio de Janeiro, se movilizaron los ya habituales recursos para contrarrestar 
todo giro (o siquiera un simple amago) hacia la izquierda (Idem). 
 
 

O texto sustenta ser a situação previsível a partir dos compromissos à esquerda 

assumidos por Goulart, pelo menos desde o plebiscito de 1962, que lhe devolvera as 

prerrogativas presidenciais, o que teria sido desde ali adiantado pelo analista nas páginas da 

seção Panorama Americano. O presidente teria, inclusive, segundo a análise, trabalhado 

desde ali para compor um decisivo respaldo militar para apenas então colocar em prática seu 

plano recente de reformas. O autor não acredita, absolutamente, na possibilidade de um golpe 

de Estado, apesar dos projetos nessa direção, sustentando sempre que a solução haveria de 

dar-se no campo político institucional, no qual a figura de Juscelino Kubistchek e seu partido 

“de centro” provavelmente seriam os vitoriosos, a partir de 1965. 

É assim que, contrastando com outros órgãos da imprensa argentina no contexto, e 

seguindo o legalismo em que se baseava o jornal para posicionar-se explicitamente no 

contexto político interno da Argentina, pode o Clarín veicular uma análise bastante singular 

na grande imprensa, segundo a qual “la situación en Brasil no es tan ‘grave’ como lo han 

sostenido algunos líderes (interesados en que lo séa). E, a partir dessa assertiva básica, as 

previsões: “habrá conflictos, (...) pero no decisivos cuando se lleven adelante las reformas; [o 

presidente] debe contar con suficiente apoyo militar; se intentarón crear más dificuldades al 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:�:

gobierno, inclusive promoviendo actos de violencia”. E assim: “puede preverse un período de 

inestabilidad, desordenes etc., pero no un cambio de estructuras”. 

O jornal viria a explicitar posicionamento editorial sobre a situação brasileira, mais ou 

menos em acordo com o exame do articulista da seção Panorama Americano, na edição do 

dia 26 de março. O título da peça editorial expressa o argumento central do texto: “Brasil, en 

un Paréntesis” (26/03/1964, p. 6). 

Situando o princípio da crise atual na renúncia de Janio Quadros, em agosto de 1961, a 

qual qualifica como “un injustificable arresto temperamental”, o editorial do Clarín não deixa 

de reconhecer a gravidade da situação: 

 
Se llega así al panorama de hoy: un ovillo enmaranhado en que los hilos 
políticos, los económicos y los sociales están en tal forma entrelazados que 
solo por abstración mental pueden considerarse aisladamente. Y lo mismo 
puede decirse de cada acto de gobierno (Idem). 
 

Isso posto, o texto faz um balanço dos principais atos governamentais, manifestando 

apoio e concordância com aqueles que põe como sendo do campo econômico e social, como a 

reforma agrária, qualificada como “uma medida acertada”. Todavia, aqueles atos ditos do 

campo político, são condenados, na medida em que, segundo o editorial, visariam claramente 

à continuidade de Goulart na presidência, em desacordo com a ordem constitucional 

brasileira. Assim, o editorialista pode sustentar uma posição legalista, análoga àquela que o 

Clarín, em linhas gerais, exibia frente à política doméstica argentina: “si el golpe 

revolucionário que algunos propugnan es condenable, no lo és menos la perpetuación en el 

poder”. E segue: “una cosa es la continuidad de las instituciones y outra muy distinta la de las 

personas”. 

De todo modo, o jornal não deixa de reproduzir, ao menos parcialmente, a idéia de 

caos, bastante recorrente na grande imprensa em ambos os países: 

 
Todo ese proceso político no podia sino gravitar negativamente en la vida 
econômica del país. Inestabilidad, distracción y dispersión de fuerzas, 
incertidumbre, falta de conducción, objectivos no del todo claros por un lado 
y oposición sistemática por el outro: He ahí una serie de elementos que 
configuran un cuadro nada alentador. 
 
 

É precisamente esse quadro nada alentador que o editorial qualifica como um 

parêntesis na vida brasileira. Parêntesis de frustração que teria sido aberto após o período de 

Juscelino Kubistchek, no qual teriam sido lançadas as bases para o desenvolvimento brasileiro 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

:��

que no momento, segundo o editorial, encontrar-se-ia “frenado” e “desvirtuado”. É assim que 

o editorial se conclui, deixando possibilidades em aberto para o fechamento do parêntesis 

histórico brasileiro, talvez em analogia com a situação argentina:“aquellas bases aún están en 

pie. Pero Brasil vive entre parêntesis; un parêntesis que ya se prolonga demasiado. Y la vida 

de las naciones no admite pausas”. 

Pode-se notar assim um contraste entre as opiniões expressas do jornal, em matéria 

assinada e editorial, e o conteúdo geral das matérias postas como informativas, bem mais 

numerosas e constantes nas edições examinadas. Naquelas, percebe-se uma visão legalista da 

situação brasileira, embasada em uma condenação a qualquer forma de ruptura institucional 

na ordem da democracia representativa, seja por parte do governo, seja por parte das 

oposições, sem que uma ameaça comunista apareçam mobilizados para justificar aquelas 

formas de ação, à direita. Já nas matérias informativas, o jornal veicula sem restrições, e 

mesmo reforça por meio das estratégias acima discutidas, uma visão recorrente na grande 

imprensa da situação brasileira, marcada pelo anticomunismo e pela justificação, velada ou 

explícita de uma ruptura reativa e depuradora da ordem institucional.  

Um exemplo marcante nesse sentido pode ser notado na forma como o jornal noticia, 

na mesma edição do editorial examinado, o projeto do governo brasileiro de estabelecer o 

monopólio estatal sobre as importações de papel para jornais, com base em material da AP e 

da Reuter. A manchete dá novamente voz a um personagem constante nas páginas do Clarín, 

via agências: “Goulart Quiere Emular a Vargas, Dijo Lacerda” (26/03/1964, p. 7). E o texto 

introdutório, em tipo e corpo de destaque: 

 
El gobernador Lacerda dice que El presidente João Goulart, con ayuda de los 
comunistas, quiere perpetuarse en el poder. Lacerda (...) dice (...) que no hay 
la menor duda de que Goulart no quiere elecciones, y trata de imitar al 
dictador Getulio Vargas. 
 
 

No interior do texto, repete-se a visão de um presidente golpista e ingênuo, na verdade 

manipulado quando pensa manipular “os comunistas”. A notícia do projeto do monopólio do 

papel é assim construída de forma completamente subordinada às supostas intenções golpistas 

do presidente, em que pese breve menção à versão oficial, que alegava economia de divisas e 

fim dos privilégios de taxa cambial nas operações de importação em causa. De fato, a matéria 

se encerra com reprodução da posição do diário O Jornal, posto, uma vez mais, como 

exemplo de uma suposta posição geral da “imprensa brasileira independente”. Assim se ouve 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

�//

a voz do diário carioca no Clarín: “lo que más preocupa al señor Goulart y a su digno cuñado, 

el diputado Leonel Brizola, es la libertad de prensa. (...) Ambos (...) la consideran intolerable 

y, en unión de sus consejeros comunistas, estudian frenéticamente la forma de liquidarla”.  

As matérias com teor informativo a respeito da rebelião dos marinheiros, na semana 

santa que precede ao golpe de Estado no Brasil, seguem as linhas gerais dessas estratégias. 

A primeira notícia a constituir o acontecimento aparece na edição de sábado, 28 de 

março, dia seguinte à rendição dos amotinados. A sub-manchete é significativa no sentido de 

enquadrar o fato na moldura de uma quebra dramática de hierarquia: “Un Cabo Drigió la 

Rebelión que Provocó la Caída de un Ministro” (28/03/1964. p. 5). Com base em textos da 

AP, da ANSA e da AFP, o tema ocupa praticamente toda a página, significativamente 

encabeçada, à esquerda, por um texto ao qual a diagramação confere destaque pelo 

enquadramento diferenciado, no qual o leitor é informado que “fue total la indiferencia del 

pueblo brasileño ante la crisis”. O texto segue informando que o feriado de semana santa e as 

ocupações com viagens e outras formas de descanso teriam sido mais do que suficientes para 

que a grave crise política não tivesse sido sequer percebida pelo ente coletivo e difuso que se 

põe como o “povo brasileiro”. É interessante notar que, não apenas o Clarín, mas vários 

outros órgãos da grande imprensa na Argentina e no Brasil passam a conferir destaque para o 

que é posto como “apatia e indiferença popular” em relação à crise e seu desfecho, a qual é 

enquadrada assim progressivamente como um movimento restrito às elites políticas e ao 

interior do aparelho de Estado brasileiro. 

Um dos outros dois textos em destaque de enquadramento e que emolduram, à direita 

e abaixo, o conteúdo central da matéria diz respeito à presença, junto ao cabo Anselmo, líder 

do movimento, do marinheiro José Cândido, então com 92 anos de idade, e que liderara a 

revolta da chibata de 1910, o que parece conferir dimensão histórica dramática ao episódio. O 

outro texto colocado como informação destacada refere-se à censura sobre a imprensa, 

supostamente exercida pelo governo, que teria permitido somente a veiculação de 

comunicados oficiais sobre a rebelião, solicitando uma forma de “colaboração”.  

Reproduzindo novamente o que põe como posição da imprensa brasileira, o Clarín qualifica o 

fato como “censura con otro nombre”. 

Parece relevante para a análise aqui proposta o modo como aparentemente a notícia-

acontecimento se constitui. Trata-se de gravíssima e histórica quebra de hierarquia funcional 

nas Forças Armadas, à qual o “povo” assiste com indiferença e sob censura governamental. 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

�/0

Nos dois dias seguintes, que antecedem imediatamente ao início do golpe de Estado, 

os desdobramentos da rebelião dos marinheiros são noticiados ao público leitor argentino 

como uma crise, progressivamente insuperável por vias institucionais, entre o Alto Comando 

das Forças Armadas e o governo Goulart, vista sempre com indiferença pelo “povo 

brasileiro”. 

Nessa direção, o jornal dará voz, por meio das agências internacionais (um enviado 

especial produzirá textos apenas a partir de abril), apenas aos jornais brasileiros qualificados 

como “imprensa independente” e aos adversários civis e militares do governo. É assim a 

manchete da edição do dia 29 de março: “Enfrentan a João Goulart los oficiales de la Marina” 

E, em texto de destaque sob a manchete principal: “afirman que resistirán por todos los 

medios la comunización” (29/03/1964, p. 3). 

Essa caracterização da rebelião, e da dita condescendência governamental, como uma 

vitória da “esquerda comunista” e como anúncio de um golpe liderado pelo presidente, é 

reforçada pela voz uma vez mais da “imprensa brasileira”: 

 
durante el dia circularon insistentes rumores de que Goulart se proponía 
decretar el estado de sitio, colocando a Brasil bajo la ley marcial. De estas 
versiones se hizo eco la prensa, que en su mayoría interpretaba el desenlace 
de la revuelta como una vitoria izquierdista sobre las autoridades navales del 
país (idem). 
 
 

No mesmo sentido, a visibilidade ao posicionamento de Helio Fernandes, diretor do 

nada independente Tribuna da Imprensa, para quem “Goulart obtuvo una vitoria total con la 

desorganización de la marina, que era la única fuerza hostil (...) a los métodos de gobierno”. 

Na mesma direção, a manifestação de um certo “almirante anónimo” ao independente Jornal 

do Brasil, segundo a qual “’los acontecimientos de ayer señalan el fin de la marina, que sufre 

la doble humillación de ver su espíritu de cuerpo quebrantado y sentirse bajo la tutela del 

ejército’”. Acrescenta-se ao quadro o depoimento do deputado da União Democrática 

Nacional (UDN), Lúcio Adauto Cardoso, para quem “entre la disciplina y el motín, el 

gobierno escoge el motín”.   Todas essa vozes encabeçadas pela sub-manchete, com 

reticências: “Una Amplia Sonrisa...”. O sorriso é atribuído a Goulart, quando deixava o 

Palácio das Laranjeiras para dirigir-se a Brasília. De resto, as reticências em manchete 

parecem conter mais “informações” do que supõe o texto.  



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

�/.

O tom geral das matérias informativas seguem esse mesmo rumo ainda na edição do 

dia 30, quando se noticia um ultimato da Marinha, talvez apoiado pelo Exército, para a 

punição dos marinheiros anistiados. Uma das manchetes caracteriza a situação no Brasil pelos 

substantivos “Tensión y Desconcierto” (30/03/1964, p. 7). Dá-se uma vez mais preferência 

completa às vozes de oposição ao governo, que aparecem aludindo a um iminente decreto de 

lei marcial no país. É interessante notar que se dá voz a um coletivo, sem nomes referenciais, 

posto como “los izquierdistas” que aparecem, talvez em coro, afirmando, entre aspas, terem 

considerado “satisfactorio y estimulante” o suposto resultado da crise recente. 

Na edição do dia 31 de março - com as primeiras notícias das ações para depor 

Goulart, um golpe que pode, em função do quadro narrativo em que se põe, ser caracterizado 

direta ou indiretamente como reativo ou preventivo - o Brasil ganha inteiramente a primeira 

página do Clarín. 

O quadro geral das notícias sobre o país vizinho é composto a partir de três eixos 

essenciais: a ameaça de greve nacional por parte da Confederação Geral dos Trabalhadores 

(CGT), o discurso de Goulart no dia anterior, no Automóvel Clube do Rio de Janeiro e, 

significativamente, a posição do Departamento de Estado norte-americano sobre a situação 

brasileira. 

A fala de Goulart é posta como “el discurso más violento que pronunció desde que 

asumió el poder” (31/03/1964, p. 1). No desenvolvimento da matéria, por via das agências 

mais uma vez, destacam-se trechos do pronunciamento presidencial, nos quais Goulart surge 

denunciando atividades conspiratórias para depô-lo e anunciando que resistirá, aparentemente 

por todos os meios disponíveis, para garantir seu mandato e a continuidade das reformas ditas 

de base. A figura e os gestos do presidente surgem no texto, de forma significativa para a 

composição da imagem: “su voz se alzó frecuentemente y gesticuló con vigor con los brazos 

en alto para hacer hincapié en sus afirmaciones” (idem, p. 2). 

O tom da notícia sobre a ameaça de greve por parte da CGT, em caso de golpe, pode 

ser percebido pelo modo como se põe a introdução em destaque do texto: “la poderosa 

Confederación General de Trabajadores, dominada por comunistas, amenazó hoy decretar una 

huelga general ‘si se diera o se intentara un golpe de estado contra el presidente João 

Goulart’” (idem, p. 3). 

É significativo notar que o Clarín, assim como vários outros órgãos da grande 

imprensa no Brasil e na Argentina, emprestam visibilidade, nesse dia ou nos dias que seguem, 



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

�/�

a matérias, produzidas pela AP, ANSA e outras agências, que dão conta da posição da 

diplomacia e de parte da grande imprensa dos Estados Unidos a respeito da crise brasileira. 

Quanto ao setor diplomático, noticia-se que “el Departamento de Estado norte-americano dijo 

que el presidente João Goulart no solo há tolerado el crecimiento del comunismo en Brasil 

sino que su gobierno se há ‘negado a cooperar con eficacia’ en medidas contra la dictadura 

comunista de Fidel Castro en Cuba” (idem, p. 2). E segue: “la influencia de comunistas y 

extremistas de izquierda en grupos laborales, campesinos y estudantiles, así como ‘en las 

fuerzas armadas y otros sectores’ es ‘tolerada por el presidente Goulart’, indicó el 

Departamento en su estudio de asuntos de la guerra fria desde 1960”. 

Colado no texto, a reprodução, recorrente na grande imprensa, de editorial célebre do 

vespertino norte-americano Washington Star, posto uma vez mais na representação 

generalizada de uma “posição da imprensa”: 

 
“el señor Goulart no impresiona favorablemente en este momento. Há estado 
en muy buenos términos con los comunistas, de una forma que sugiere que 
podría estar dispuesto a abrazarlos. Es esta una situación en la que un buen 
golpe efectivo (...) por parte de los líderes militares conservadores podría 
servir bien a los mejores intereses de toda América. De otra forma el 
régimen de Goulart podría llevar a los brasileños cuesta abajo, por la senda 
florida que lleva a un dominio comunista” (idem, p. 2). 

 

Pode-se assim concluir, com algum grau de razoabilidade, ter sido a crise brasileira 

noticiada aos argentinos pelo Clarín como uma cadeia de acontecimentos constituídos a partir 

do pano de fundo de uma ideologia da solução golpista autoritária, fundada essencialmente no 

anticomunismo e suas derivações contextuais, em que pese o contraste que referimos acima 

do posicionamento explícito do diário, de viés legalista, o que mostra, talvez, a complexidade 

que envolve o exame da imprensa como ator político. 

  

Referências 

 
 
DE RIZ, Liliana, La Política en Suspenso 1966/1976, Buenos Aires, Paidós, 2000 

DÍAZ, Marcela. “Industrias Culturales y Formas de Identificación Política. Primera Plana y su 

Rol en la Caída de Illia” In: LLAIRÓ, Maria de Monserrat (comp.). El Gobierno de Arturo 

Illia y la Restauración Institucional. Las Relaciones Económicas Internacionales y la Crisis de 

Gobernabilidad (1963-1966). Buenos Aires: Ediciones Cooperativas, 2007.  



����� �� � �	
��
��� ���	��������� �������� �� �	
�� ��	�	��	�������� ����! "#$%&' �()"*+%&' )),*- ./001 ���2334567859
 

________________________________________________________________________

 

�/�

DONGHI, Tulio H. La Democracia de Massas, Buenos Aires: Paidós, 2000 

CAVLAK, Iuri. “As Relações entre Brasil e Argentina no Início da Guerra Fria”. História 

Debates e Tendências. Passo Fundo, V 6, n 2, 2007. 

GOLDWERT, Marvin, Democracy, Militarism and Nationalism in Argentina, 1930-1966, 

Austin e Londres: University of Texas Press, 1972. 

LONGHI, Raquel R. e SILVEIRA, Mauro C. “A Convergência de Linguagem nos Especiais 

do Clarín.com. Ver. Estud. Comum., Curitiba, v. 11, n.25, PP. 157-166, maio/ago. 2010. 

NORA, Pierre. “O Retorno do Fato”. In: LE GOFF, J. e NORA, P. História: Novos 

Problemas. Rio de Janeiro: F. Alves, 2 ed., 1979. 

PANDOLFI, Rodolfo e GIBAJA, Emilio. La Democracia Derrotada. Arturo Illia y su Época. 

Buenos Aires: Lumiere, 2008. 

POTASH, Robert, El Ejercito y la política en la Argentina 1962-1973, 2 vol, Buenos Aires: 

Ed. Sudamericana, 1994 

RAPOPORT, Mario e LAUFER, Rubén. “Os Estados Unidos Diante do Brasil e da 

Argentina: os Golpes Militares da Década de 1960”. Revista Brasileira de Política 

Internacional, n. 43, 2000. 

SODRÉ, Muniz. A Narração do Fato. Notas para Uma Teoria do Acontecimento. Petrópolis: 

Vozes, 2009. 

TARONCHER, Miguel A. La Caída de Illia. La Trama Oculta del Poder Mediático. Buenos 

Aires: Javier Vergara Ed, 2009. 

THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna. Teoria Social Crítica na Era dos Meios 

de Comunicação de Massa. Petrópolis: Vozes, 1995. 

ULANOVSKY, Carlos. Paren las Rotativas. Diarios, Revistas y Periodistas (1920-1969). 

Buenos Aires: Emecé Editores, 2005.  

 


