Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, I Seminário Internacional História do Tempo Presente - ISSN 2237 4078

Tamanho da fonte: 
O ensino de História nas séries iniciais: interfaces entre currículo, o saber e fazer docente
Jaqueline A. M. Zarbato Schmitt

Última alteração: 2014-10-05

Resumo


Esta pesquisa investiga a formação de professores/as das séries iniciais, no período dos anos 1990 a 2010, no município de São José/SC visando aprofundar as reflexões sobre o saber histórico apreendido e ensinado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tendo em vista a formação “generalista” destes/as professores/as, a pesquisa centrou-se em analisar os planejamentos produzidos, os materiais e recursos didáticos para o ensino de História, bem como as narrativas sobre a formação inicial e continuada. A pesquisa tem como objetivo discutir as inter-relações entre o saber e o fazer docente, uma vez que na formação inicial percebe-se, através das narrativas e memórias, que alguns conceitos históricos não são abordados.


Texto completo: PDF