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Entre a inclusão e a exclusão: a representação do negro na telenovela Lado a Lado
Última alteração: 2014-09-25
Resumo
O estudo da representação do negro na telenovela Lado a Lado, veiculada pela Rede Globo de Televisão, exibida entre setembro de 2012 e março de 2013, tem como objetivo identificar e discutir as características da abordagem feita pela obra, levando em consideração a recorrente ausência da temática referente aos afrodescendentes na teledramaturgia nacional. É possível justificar a relevância desta breve análise sobre a representação do negro na telenovela em questão, a partir do significativo papel desse tipo de produção na difusão de diferentes discursos e, muitas vezes, na propagação de estereótipos a respeito da nação. O enfoque proposto por esta reflexão tem como marco teórico os estudos de Joel Zito Araújo (2004), Muniz Sodré (1999), Samira Youssef Campedeli (1987) e Maria Ataíde Malcher (2010) que discutem a importância da teledramaturgia no Brasil e analisam o espaço ocupado pelos negros nas telenovelas do Brasil, além de Roger Chartier (1990) que reflete sobre as representações sociais. A metodologia utilizada é a Hermenêutica de Profundidade (HP), proposta por John B. Thompson (1995). Considerando que a telenovela ocupa um lugar de destaque como produto cultural no Brasil, participando na formação do imaginário nacional acerca dos mais variados assuntos, Lado a Lado trouxe, no tempo presente, importantes contribuições acerca da história do negro brasileiro no pós-abolição.
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