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"Maranhão 66" face à ditadura
Última alteração: 2014-09-25
Resumo
José Sarney, em campanha pelo governo do Estado de Maranhão em 1966, pediu para o cineasta Glauber Rocha um documentário de curta-metragem que servisse de propaganda política. Nesse trabalho, decidimos usar o filme como uma ponte, com o objetivo de atravessá-la para chegar a uma melhor compreensão das complexas relações entre a ditadura e os artistas e intelectuais de esquerda no Brasil. Utilizaremos a metodologia da análise fílmica, e as nossas fontes serão o mencionado documentário, o discurso de posse de José Sarney e entrevistas publicadas na imprensa (concedidas por Rocha e Sarney) à época do lançamento do curta-metragem. O trabalho é um recorte da minha dissertação de mestrado em andamento, no marco de uma bolsa obtida na Universidade Federal Fluminense, sob orientação da Dra. Juniele Rabêlo de Almeida. A pesquisa visa uma comparação entre o cineasta argentino Raymundo Gleyzer e o brasileiro Glauber Rocha, analisando seus respectivos filmes ¨La Tierra Quema¨ (1964) e ¨Maranhão 66¨ (1966). Importa-nos a relação entre cinema e política num momento de forte vínculo entre ambos, assim como o papel do artista engajado na sociedade e suas relações com o mercado, o Estado e o público.
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