Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Alfabetização e políticas públicas

O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO (PMALFA): lacunas e tensões PDF
Eliane Dasmaceno da Silva
Formação de professores alfabetizadores em Língua Portuguesa em tempos de pandemia na rede municipal de São Paulo PDF
Rosangela Ferreira de Souza Queiroz, Karla de Oliveira Querioz
A COMPREENSÃO DE ALFABETIZAÇÃO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ALFABETIZADORES E A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: concepções e rupturas PDF
Carine de Campos Moraes Barros
POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA): diálogos sobre a formação docente PDF
Fernanda Duarte Araújo Silva, Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves
OS DISCURSOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E SUAS REPRESENTAÇÕES PDF
Liziana Arambula Teixeira
PROGRAMA CONTA PRA MIM: inserção da alfabetização no contexto domiciliar PDF
Senhoras Ferreira; Gontijo
O TRATAMENTO DA ORALIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA NO PNLD 2019 PDF
Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa
RECEPÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NO CENÁRIO ALAGOANO PDF
Jânio Nunes dos Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos, Nádson Araújo dos Santos
O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: uma proposta de pesquisa PDF
Odair Alves Vieira, Ângela Rita Christofolo de Mello
ALFABETIZAÇÃO EM DISCURSOS: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ÀS PRÁTICAS DOCENTES PDF
Fernanda de Araújo Frambach
A Alfabetização de Crianças No Brasil e o Ods4: Alguns Apontamentos PDF
Alcione Aparecida de Azevedo
A influência dos simulados de avaliação em larga escala para a rotina das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental PDF
Rebeca Talia Ximenes Parente, Maria José Barbosa
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ALFABETIZAÇÃO CONSTRUÍDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE DOCENTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PÓS BNCC PDF
Welessandra Aparecida Benfica, Renata Paiva Gonçalves
“POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA)” E O SILENCIAMENTO DO LETRAMENTO PDF
Darlize Teixeira de Mello, Bruna Bissolotti Disegna, Bárbara dos Santos Alves
CURSO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE TEMPO DE APRENDER E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O QUE ESTE “TEMPO” SUGERE? PDF
Bárbara Santos Alves
Política Nacional de Alfabetização: reflexões sobre conflitos e apagamentos PDF
Rebeca Szczawlinska Muceniecks
OBJETOS DE APRENDIZAGEM RELACIONADOS À APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA PRECONIZADOS NA BNCC PDF
Leila Nascimento Silva, Érica de Santana Galvão
RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO/UNESCO: lições sobre alfabetização PDF
Izabel Cristina Costa de Faria, Amélia Escotto do Amaral Ribeiro
DIRETRIZES E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização PDF
VIVIENE DE PAULO DE MELO
DIRETRIZES E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO: Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular e a Política Nacional de Alfabetização PDF
VIVIENE DE PAULO DE MELO
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: a potencialidade discursiva dos dados e das limitações de uma avaliação em larga escala PDF
Dhietelly Morghana Almeida Santos, Marina Prestes Silva, Renata Sperrhake
ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: O QUE DIZEM OS SUJEITOS DESSA AÇÃO? PDF
Maély Estefania Ruth Monteiro Barbosa, Giovanna Rodrigues Cabral, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO GLOBAL DA EDUCAÇÃO/UNESCO: lições sobre alfabetização PDF
Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Izabel Cristina Costa de Faria
AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: ÍNDICES DE REPROVAÇÃO NO TERCEIRO ANO PDF
Bianca Barbosa Santos
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA REDE MUNICIPAL: retrocesso e resistência docente PDF
Gilceane Caetano Porto, Mauro Augusto Burkert Del Pino, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus
O BLOCO DE ALFABETIZAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BREVES, PARÁ: PROBLEMAS ADIADOS? PDF
Lenilson Corrêa Pureza, Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira
LIVROS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA: políticas públicas e a questão da qualidade PDF
Mônica Correia Baptista, Mariana Parreira Lara do Amaral, Camila Souza Petrovitch
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO APROVADA EM 2019 E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: descontinuidades e dissensos PDF
Jorge Antonio Lima Jesus, Celita Maria Paes de Sousa
MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO APROVADO PELO PNLD (2007 – 2016): um estudo sobre o ensino do sistema de escrita alfabética PDF
Risocleide Aparecida Maria Da Silva, Alexsandro Da Silva
O PNAIC NO CAMPO DAS POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO: evidências das pesquisas stricto sensu (2014-2019) PDF
Teina Nascimento Lopes, Renata Helena Pin Pucci
ENTRE LIVROS E LEITURAS, A CIDADE QUE SE QUER CIDADÃ: implicações e imbricações da Lei 13.696/2018 com a alfabetização na cidade de Belém PDF
SOLANGE HENRIQUE CHAVES RIBEIRO, ELIZABETH OROFINO LUCIO
NARRATIVAS DOCENTES SOBRE POLÍTICAS CURRICULARES E ALFABETIZAÇÃO: reflexões possíveis e mudanças necessárias PDF
Débora Ortiz de Leão, Helenise Sangoi Antunes, Priscila Michelon Giovelli, Liliane Goreti Portinho Cruz, Thaieni Mazetto Costa
O PNLD E OS LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO: algumas reflexões PDF
Helena Santiago de Sant Anna, Taiane Passos da Silva, Andréa Pessôa dos Santos
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: uma falácia discursiva PDF
CLAUDIONOR ALVES SILVA
REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: O currículo como revés e a ideia de qualidade na educação PDF
Nataly da Costa Afonso, Jade Juliane Dias
PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe? PDF
Simone Lindolfo da Silva
CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E CONVERSAS COM PROFESSORAS: DESDOBRAMENTOS VIÁVEIS DO PACTO PDF
Fabíola Silva Santos
ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR À LUZ DE FREIRE PDF
Tácyla Agum Theotonio de Lima
PROVINHA BRASIL, UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO: o que sabem e pensam os professores alfabetizadores de Camaragibe? PDF
Simone Lindolfo da Silva
FORMAÇÃO CONTINUADA NOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS: pressupostos, organização e desafios no contexto da pandemia PDF
Marco Cesar Krüger da Silva
ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS (AEL): reflexões sobre políticas públicas em prol da formação do leitor na Rede Municipal de Ensino de São Paulo PDF
Izabel Cristina Macedo Amaral
A CONCEPÇÃO DE SUJEITO BAKHTINIANA E UM DIÁLOGO SOBRE A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS (CEAA): algumas aproximações PDF
Polyanna Silva Goronci
EM TEMPOS DE REAPRENDER O MÉTODO FÔNICO — ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Ramona Graciela Alves de Melo Kappi
AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO: RESULTADOS DO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DA CIDADE INDUSTRIAL DE CURITIBA PDF
RAQUEL ANGELI
APONTAMENTOS SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (2019): perspectivas teóricas PDF
Verônica Santana Epifânio

Alfabetização e história

AS POSSÍVEIS PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/ PRÉ-ESCOLA PDF
Bruna Bissolotti Disegna
UM OLHAR SOBRE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES/AS EM MINAS GERAIS PDF
Daniela Perri Bandeira
UM OLHAR SOBRE AS PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES/AS EM MINAS GERAIS PDF
Eliana Gomes Silva Machado
“Tudo está em tudo”: o desafio da Panecástica na alfabetização no Brasil. PDF
SUZANA LOPES DE ALBUQUERQUE
A ESCOLA NOVA E OS TESTES ABC DE LOUENÇO FILHO PDF
MARIA ADRIANE DA SILVA BARROZO
APROXIMAÇÕES ENTRE A CULTURA MATERIAL ESCOLAR E A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO: uma coletânea de jogos artesanais PDF
Joseane Cruz Monks
ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL – O ESTADO DO CONHECIMENTO: histórias e memórias no Ceale/FaE/UFMG PDF
Juliano Guerra Rocha, Francisca Izabel Pereira Maciel
A ESCRITA TIPO SCRIPT EM CADERNOS DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO (1949 a 1977) PDF
ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA
A REVISTA DE EDUCAÇÃO E OS VESTÍGIOS DAS ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES (AS) VISANDO A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CATARINENSES DA DÉCADA DE 1930 PDF
Mônica Teresinha Marçal
ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: o que as notícias de jornais nos informam? PDF
Juliana Silva Santana, Francisca Geny Lustosa
ALFABETIZAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL: entre histórias e memórias PDF
Terezinha Bazé de Lima, REGINA APARECIDA MARQUES DE SOUZA, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, Alan Silus
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: observação da prática docente de uma professora em tempos de pandemia PDF
Guilherme Henrique da Silva Inácio, Josiane de Souza Estevam
GRÁOS DE LETRAS: RAQUEL AUGUSTA TEIXEIRA E O MÉTODO JOÃO DE DEUS PDF
elizabeth Orofino Lucio

Alfabetização, diversidades e inclusão

JOGAFRICANDO: o jogo e a arte em prol da alfabetização, numeramento e produção artístico-textual. PDF
Renata Jurema Vieira, Alan Alex de Souza Silva, Anderson Palmela Machado, Glória da Penha Candido Martins, Milena Mansim, Rayane do Prado Gomes da Silva, Alexandre Euzébio Torres
Professor, Monitor e Aluno com Deficiência Intelectual: interações necessárias PDF
MÔNICA MENIN MARTINS, MARIA LÚCIA SUZIGAN DRAGONE
PROCESSOS OPERACIONAIS DA INCLUSÃO E ALFABETIZAÇÃO NO ESPECTRO AUTISTA PDF
Fabíola Cadete Silva
CONTOS DE FADAS E O PROGRAMA CONTA PRA MIM: A família no singular como norma de gênero prevalente PDF
Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos, Maria Carolina Caldeira da Silva
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: o projeto de ensino “Áfricas e Eu” PDF
Maria Carolina da Silva Caldeira, Patrícia Barros Soares Batista, Ruana Priscila da Silva Brito
O Ensino De Língua Portuguesa No Contexto De Pandemia: limites e possibilidade de uma prática inclusiva PDF
Viviane Gislaine Caetano
A construção das escritas (in)visíveis no diálogo com alunos(as)do Projeto de Correção de Fluxo idade-série PDF
Simone Andrade D'Oliveira
O ENSINO REMOTO E UMA ESTUDANTE COM AUTISMO: uma experiência na educação inclusiva PDF
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira
TRABALHO EDUCATIVO JUNTO ÀS PESSOAS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EJA PDF
Viviane Gislaine Caetano
A ALFABETIZAÇÃO OKOTẼVẼ JA VY’A: contrastes, conflitos e necessidades PDF
Roselete Fagundes Aviz, Joana Vangelista Mongelo
O ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: inclusão x exclusão PDF
Soraya Gonçalves Celestino da silva, Fábia Souza de Sena, Evangelina Maria Brito de Faria
INCLUSÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: explorando possibilidades de expressão linguística verbal PDF
Sandra dos Santos Andrade, Clarice Salete Traversisini, Marília Forgearini Nunes
A PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS PDF
Clara Lúcia Puertas Miranda, Érica Aparecida Garrutti Lourenço
LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS NA PANDEMIA DO COVID-19: análise de vídeos no YouTube PDF () PDF
Tatiane Felix Guimarães, Hector Renan da Silveira Calixto, Fabienne Valença da Rocha
A representação das culturas afro-brasileiras nos livros didáticos de alfabetização: ausências e silenciamentos de um conteúdo de ensino PDF
Andrea Cristina Ulisses de Jesus, Danela Perri Bandeira, Moacir Gomes Almeida, Isabella Xavier do Valle, Maria Betânia Pereira Santos, Ana Luisa de Oliveira Miranda
APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: Uma reflexão sobre a perspectiva da Política Nacional de Alfabetização. PDF
SUELLYM FERNANDA OPOLZ
PERCURSO DO ENSINO DE LITERATURA NA RPEMG PDF
Ricardo Pinto de Paula
A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência comparativo entre Brasil e EUA PDF
Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Rachel de Arruda Botelho
A COMPREENSÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA POR CRIANÇAS SURDAS PDF
Rosane Aparecida Favoreto da Silva
APARECEU A COBRA GRANDE: ludicidade no processo de alfabetização e inclusão de crianças PDF
Wanderleia Medeiros Leitão

Alfabetização e infância

Entre contos e recontos na Educação Infantil PDF
CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO, KÁTIA CRISTIANE LARA
ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Possibilidades para um trabalho pedagógico (des)envolvente PDF
CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO
“O DIREITO DAS CRIANÇAS É FAZER COISAS IMPORTANTES”: o trabalho com a linguagem verbal na Educação Infantil PDF
Adriana Santos da Mata, ALESSANDRA GUIMARÃES RODRIGUES
ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Concepções e práticas em debate PDF
Adriana Santos da Mata, ANA CRISTINA CORRêA FERNANDES, ANDRÉA RELVA DA FONTE
A REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL PDF
Laura Correia Guimarães, Stela Victório Faustino
UM MUNDO MÁGICO DA LEITURA: OS CONTOS E ENCANTAMENTOS NA ALFABETIZAÇÃO PDF
Islen Barbosa Machado
A CRÍTICA ONTOLÓGICA EM TORNO DO LÚDICO E AS CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN PDF
Marcelo Pereira de Almeida Ferreira, Aylla Maria Souza da Silva Mergulhão
LINGUAGEM ESCRITA PARA CRIANÇAS PEQUENAS: cartas abertas para o mundo. PDF
MARINA VIEIRA DE OLIVEIRA, douglas almeida de oliveira, SELMA COSTA PENA
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: os desafios contemporâneos PDF
Elisa Maria Machado Lima
O trabalho pedagógico na Educação Infantil: Alfabtização em foco PDF
Maria Silvia de Moura Librandi da Rocha, CÉLIA REGINA FIALHO BORTOLOZO
CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS ACERCA DA ABORDAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Ana Paula de Jesus Capistrano, Liane Araujo
PEQUENOS GRANDES CONTADORES DE HISTÓRIAS: a leitura e a escrita como práticas de uma escola de Educação Infantil do Município de Rio Grande/RS PDF
Carolina dos Santos Espíndola
Itinerários não ficcionais e ficcionais nos abecedários PDF
Marcus V. R. Martins, Celia Abicalil Belmiro
MTSK – CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PDF
Cleonice Terezinha Fernandes, José Carrillo Yánez, Nuria Climent Rodriguez
Imaginar e Brincar: a leitura literária e as ações imaginárias da brincadeira PDF
Jacqueline da Silva Gonçalves, Vanessa Ferraz Almeida Neves
LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – O QUE PENSAM E O QUE FAZEM ALGUMAS PROFESSORAS NESSA ETAPA? PDF
Silvanne Ribeiro
LETRAMENTO ESCOLAR E DOMÉSTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: estado do conhecimento PDF
Priscila da Rosa Lescano Dias
SEMEANDO LETRAS E COLHENDO PRÁTICAS: uma experiência pedagógica e literária com uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental PDF
Maria do Carmo Amorim Vieira, Paula Costa Pereira de S Thiago
PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA DESENVOLVIDAS POR UMA DOCENTE PARTICIPANTE DO CURSO DE FORMAÇÃO DO PNAIC EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
Maria da Conceição Lira da Silva
LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: intervenções, sentidos e práticas PDF
Andrea Rodrigues Dalcin
ALFABETIZAÇÃO E INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Sonia Aparecida Bays
O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: quais implicações para o ensino da leitura e da escrita? PDF
Renata Adjaína Silva de Araujo, Alexsandro da Silva
PRÁTICAS DA CRIANÇA PARTICIPANTE E A ESCUTA DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Queila Cristina de Oliveira
Docência com bebês: a aprendizagem da leitura, do mundo, da vida, de si PDF
Laís Caroline Andrade Bitencourt, Isabel de Oliveira e Silva, Mônica Correia Baptista
LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a experiência da palavra no espaço PDF
Lilane Maria de Moura Chagas, Caroline Machado
A LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a prática pedagógica PDF
Taiane Passos da Silva, Helena Santiago dos Santos de Sant Anna, Andréa Pessôa dos Santos
Experiências literárias na primeira infância: relatos de leitura literária no CAp-UFRJ PDF
CRISTIANE SUZART COP GUIMARAES
PROTEGER A INFÂNCIA E ALFABETIZAR: CAMINHOS E PERSPECTIVAS PDF
Ana Rosado Teixeira
A BRINCADEIRA COMO A ATIVIDADE DE ESTUDO: primeiras aproximações com a teoria histórico-cultural PDF
Taizani Nunes Costa, Regina Aparecida Marques de Souza
A LINGUAGEM ESCRITA DESTITUÍDA DO DESEJO DE EXPRESSÃO: implicações para a formação do/a pequeno/a leitor/a e produtor/a de texto PDF
Daniela Barbosa Santos, Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira
A ESCOLA, FAMÍLIA E EXTREMA POBREZA PDF
Maria Dorotéa Costa de Oliveira
CONCEPÇÕES DE LÚDICO NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO A PARTIR DO MATERIAL DO PNAIC, E SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Adriana Bastos Barbosa Monteiro
LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: os desafios contemporâneos PDF
Elisa Maria Machado Lima
A linguagem como comunicação humana PDF
Janaina Fernanda Fusco

Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos

Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos: por um diálogo necessário com a escola PDF
Jaqueline Luzia da Silva, Ariene Maciel Melo
A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS a alfabetização na perspectiva do letramento PDF
Adriana Regina Sanceverino, Cenira Rosa Cechin
EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: encontros e desencontros PDF
Nakita Ani Guckert Marquez, Dalva Maria Alves Godoy
DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: reflexões sobre as vivências na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte PDF
Chrisley Soares Félix, Dulce Constantina Santos, JÚLIA TERESA LEITE
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: INTERAÇÕES E CONEXÕES PDF
MARIA EURÁCIA BARRETO DE ANDRADE, SINEIDE CERQUEIRA ESTRELA
CONTRIBUIÇÕES DA EJA PARA A CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DE SUJEITOS ALFABETIZADOS E LETRADOS PDF
Daniela Penha Monteiro Brito Pavini, Filomena Elaine Paiva Assolini
ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: constituições brasileiras em debate PDF
Lourival José Martins Filho, Deisi Cord
AS PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS DA EJA SOB O OLHAR DE SEUS ALUNOS PDF
Fabiana da Silva Correia Souza, Andréa Tereza Brito Ferreira
DA ESCURIDÃO PARA A LUZ: um sonho PDF
Ivaldir Donizettti Donizetti Chagas
A PANDEMIA E O PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEF 1 - UFMG) EM CASA PDF
Ana Clara Oliveira Carmo, Francisca Izabel Pereira Maciel, Gabriela Leite Burgarelli, Maíra Pilz Fidelis, Rute Silva de Oliveira
“AINDA NÃO”: Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias e Suas Implicações no Processo de Aprendizagem PDF
Wanderléa Pereira Damásio Maurício
UM DIÁLOGO CONCEITUAL SOBRE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Lyzandra Santos Silva, Ana Luisa Tenório Santos, Marinaide Lima Queiroz Freitas

Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens

SENSIBILIZAÇÃO FONOLÓGICA E SUA COLABORAÇÃO SOBRE AS ESCRITAS INICIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF
CARLA MELISSA KLOCK SCALZITTI
A apropriação do sistema notacional alfabético por crianças da EMEB Silva Freire: um processo de escuta e interação PDF
Rosa Maria de Albuquerque
O papel do livro infantil no processo de alfabetização: a leitura e a escrita como apropriação e construção de sentidos PDF
Gabriele Damin de Souza, Fabiana Giovani
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA AS CRIANÇAS: O QUE OS LIVROS DE LITERATURA TÊM A OFERECER? PDF
Letícia Kondo, Cyntia G. G. Simões Girotto
A MEDIAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA DURANTE A PANDEMIA: como ler para as crianças no ensino remoto? PDF
LEONARDO - CAPRA, LEONARDO CAPRA
PROCESSOS EDUCATIVOS DE ALFABETIZAÇÃO EM JOGOS DIGITAIS: análise de um aplicativo para dispositivos móveis na perspectiva da alfabetização integral PDF
Thiago RIBEIRO Alves
AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Edenilton da Silva Muniz
O NOME PRÓPRIO DA CRIANÇA PRESENTE EM ATIVIDADES DE LINGUAGEM ESCRITA NOS CADERNOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO PERÍODO DE 1975 A 2017 PDF
Tracy Suchard
CAPA DO LIVRO DE IMAGEM: MEDIAÇÃO DA LEITURA PDF
Marília Forgearini Nunes
O USO DO APLUCATIVO EDU EDU NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: CONTRIBUIÇÕES E ENTRAVES PDF
Esther Meireles Do Nascimento
ALFABETIZAÇÃO PARA SER MAIS: a escrita-autêntica como processo ontológico PDF
DILZA ALVES RODRIGUES, Carlos Jorge Paixão
“EU APRENDI A LER NO GOOGLE”: um relato sobre o uso de rotações por estação no ciclo de alfabetização PDF
Nara Meurely Moraes Ferreira, Elaine Vieira de Almeida
APRENDIZAGEM MÓVEL: reflexões sobre alfaletrar PDF
Maria Alice Junqueira de Almeida
HORA DO CONTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias de inserção da cultura literária em contextos familiares e contribuições para o processo de alfabetização. PDF
Natália Douglas Laner, Mari Ângela dos Santos Frediani
APRENDIZAGEM MÓVEL: reflexões sobre alfaletrar PDF
Maria Alice Junqueira de Almeida, Maria Alice Junqueira de Almeida
A construção de uma brinquedoteca virtual: contribuição de jogos e brincadeiras interdisciplinares para o processo de alfabetização PDF
Daniele Lira, Andressa Folly, Juliana Araújo, Marcela Medeiros, Cristina Freund, Nathália Cotrim, Tatiana Maillard, Jéssica Souza, Agnes Saide, Pedro Matos, Luciene Cerdas
A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: análises de uma experiência PDF
MARIA APARECIDA DE AGUIAR DEMARIA
CULTURA ESCRITA DIGITAL E A PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DIGITAL PDF
Íris Freua Assumpção, Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Mônica Daisy Vieira Araújo
JOGOS VIRTUAIS DE ORTOGRAFIA: um recurso viável? PDF
Tarciana Pereira da Silva Almeida
HISTÓRIAS QUE NAVEGAM NO YOUTUBE: uma ação de incentivo à leitura em tempos de pandemia PDF
Barbara Cordeiro Borges, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola, Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Janaína Soares Martins Lapuente
Jogos virtuais de alfabetização: Análise de um aplicativo PDF
Sheila Cristina Silva BARROS
HORA DO CONTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: Estratégias de inserção da cultura literária em contextos familiares e contribuições para o processo de alfabetização. PDF
Natália Douglas Laner, Mari Ângela dos Santos Frediani
Literatura e Alfabetização: contando histórias para formar pequenos leitores PDF
Alan Silus
ACERVOS DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que contam as pesquisas? PDF
Úrsula Gabriela Dantas de Menezes, Denise Maria de Carvalho Lopes
LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES DIGITAIS: o caso de uma turma de alfabetização no contexto da pandemia da COVID 19 PDF
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
TENDÊNCIAS DE PRÁTICAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Tania Tuchtenhagen Clarindo
LEITURA E ESCRITA: recursos para o processo de alfabetização PDF
ECIONE FELIX DE LIMA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO
TALITA ROMANO SANTOS CONBALF 2021 PDF
Talita Romano Santos

Alfabetização e formação inicial e continuada de professores

Letra A - o jornal do alfabetizador: conhecendo um pouco de sua trajetória PDF
Dayane Mezuram Trevizoli, Maria Angélica Olivo Francisco Lucas
Alfabetização: a prática como como componente curricular no curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais PDF
Antônio Marcos Murta, Daine Aparecida Mesquita Marciano
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PDF
Diana Lusa
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: políticas, concepções e práticas PDF
Vitoria Raquel Pereira de Souza
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: lições que aprendi com professoras alfabetizadoras experientes PDF
JULIANA BRUNS, PEDROSO, RITA BUZZI RAUSCH
DOCÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: da construção à mobilização de saberes PDF
Francicleide Cesário de Oliveira
FORMAÇÃO CONTINUADA E ALFABETIZAÇÃO: contextualização histórica da rede de Francisco Beltrão PDF
Mariane Bertonceli
EVENTOS DE LETRAMENTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PDF
Gracielle Boing Lyra, Otilia Oliveira Heinig, Otilia Oliveira Heinig
ESCUTA DAS TRAJETÓRIAS DOCENTES EM CLASSES MULTISSERIADAS EM DIÁLOGO COM A ALFABETIZAÇÃO PDF
Priscila Michelon Giovelli, Helenise Sangoi Antunes, Juliana da Rosa Ribas, Liliane Goreti Portinho Ortiz, Thaieni Mazetto Costa
O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA OS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PDF
Manuella Sampaio Alves
PROFESSORES ALFABETIZADORES E FORMA(TA)ÇÃO CONTINUADA: (im)possibilidades de autoria PDF
Letícia Moraes Esposto, Filomena Elaine Paiva Assolini
ALFABETIZAÇÃO COMPREENDIDA ENQUANTO PRÁTICA DISCURSIVA PDF
Angela Rita Christofolo de Mello
EXPERIÊNCIA INOVADORA EM ALFABETIZAÇÃO NO NORDESTE PDF
Leonor Scliar Cabral, Rosiene Omena Bispo, Silvania Santana dos Santos
MULTILETRAR PARA ALFABETIZAR NA PANDEMIA: desafios e possibilidades na iniciação à docência PDF
Rute da Silva, Simone Ballmann Campos, Izabel Cristina da Rosa Gomes dos Santos
DO ALFABETIZAR AO ALFABETIZAR LETRANDO: UM SALTO QUALITATIVO PDF
Claudia Pereira Gomes, Cristina Sales Cruz
PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP): teoria e prática na formação de Rede para saberes profissionais da docência PDF
Wanderléa Pereira Damásio Maurício, Lourival José Martins Filho
ALFABETIZAÇÃO E DOCÊNCIA: contribuições para formação de professoras/es por meio da Alfabetização Ambiental-Sexual à luz do pensamento de Paulo Freire PDF
Ma Aline Diniz Warken, Dr Lourival José Martins Filho, Dra Sonia Maria Martins de Melo
RELAÇÕES ENTRE BNCC E PNA: percepções das acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIFEBE PDF
Giselly Cristini Mondardo Brandalise, Ivanete Lago Groh
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PIBID/UFMG PDF
Yasmim Alves Rezende, Daniela Freitas Brito Montuani, Simone Regina Pinto Pereira, Ana Clara Oliveira Carmo, Emanuelle Ferreira, Izadora Matos de Souza, Júlia Cristina Souza Trindade, Natália Maria Avelino
FORMAÇÃO DOCENTE E ALFABETIZAÇÃO: Laboratório de Acervos e Práticas (LAP) PDF
Liane Castro de Araujo
A formação continuada no programa tempo de aprender: rupturas e retrocessos PDF
Jacqueline Lima Monteiro, Marcia Regina do Nascimento Sambugari
A formação linguística da professora alfabetizadora PDF
Grasiela de Oliveira Darski, Maria Aparecida Lapa de Aguiar
ALFABETIZAÇÃO NO ACRE: cenários, desafios e perspectivas da/para a formação dos professores e práticas escolares PDF
Tatiane Castro dos Santos
ENSINO DA ORALIDADE: abordagem da dimensão Valorização dos Textos de Tradição Oral nos cadernos do PNAIC 2013. PDF
Julia Teixeira Souza, ANA CLAUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA
A QUEM CABE ALFABETIZAR? Narrativas docentes sobre formação inicial e continuada dos professores das infâncias e suas experiências no cotidiano escolar PDF
Gabriela Alves de Souza Vasconcelos dos Reis
DIÁLOGOS CONSTRUÍDOS COM PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: quem ensina e quem aprende com o ensino remoto? PDF
Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral
A PROFISSÃO DOCENTE E A INCLUSÃO OS DESAFIOS E SEUS DILEMAS PDF
Maria Taiza Galdino Vieira
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: estudo do tipo Estado da Arte PDF
Morgana Basso
ALFABETIZAÇÃO INDÍGENA: o que dizem os professores alfabetizadores? PDF
Vitoria Raquel Pereira de Souza
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Claudineide Lima Irmã
Formação Continuada: práticas pedagógicas materializadas no processo de alfabetização PDF
Patricia Simas Pinheiro, ROSIMERI JORGE SILVA
CURSO “LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL” - LEEI: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DA INFÂNCIA PDF
Mônica Correia Baptista, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO FORMA DE INSERÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Viviane Dias Pereira, Alba Regina Battisti de Souza
A “MATURIDADE” DA CRIANÇA E A IDADE MAIS INDICADA À ALFABETIZAÇÃO: exame de um enunciado direcionado aos professores PDF
Andressa Caroline Francisco Leme
O PNAIC E A FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PDF
Maria Aparecida Valentim Afonso
LETRAMENTO PROFISSIONAL: práticas pedagógicas em Três Lagoas e Santa Rita do Pardo/MS. PDF
Sonia Fátima Leal Souza, Kátia Cristina Silva
FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA: as lives e a polissemia sobre avaliação diagnóstica para alfabetização escolar PDF
Elaine Constant Constant Pereira de Souza, Jefferson Willian Willian Silva da Conceição, Vanessa Soares Soares Soares
Formação de professoras alfabetizadoras no Rio Grande do Sul: análises a partir de uma pesquisa bibliográfica PDF
Renata Sperrhake, Luciana Piccoli
HISTÓRIAS DE VIDA PESSOAL E FORMATIVA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS PDF
Herika Costa Nunes
PROGRAMA MAIS FORMAÇÃO DOCENTE: experiências de alfabetização multifacetada no ensino remoto PDF
Dedilene Alves de Jesus
Formação continuada de professores: o ensino da linguagem escrita nos anos iniciais de escolarização PDF
Cristiane Batistioli Vendrame
PRÁTICAS COM GÊNEROS TEXTUAIS EM RELATOS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DA FORMAÇÃO SOMA - PB PDF
Fábia Sousa de Sena, Jocielle Sousa de Alfredo, Soraya Gonçalves Celestino da Silva, Rubeny Ramalho dos Santos, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
OS DESAFIOS DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO DAS AULAS NO COTIDIANO DA ALFABETIZAÇÃO PDF
Paula Pires da Silva, Silvana Maria Bellé Zasso
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
DIEGO CAMARA DE LIMA, Shirleide Pereira da Silva Cruz
CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR ALFABETIZADOR NA EXPERIÊNCIA DO PIBID NO CURSO DE PEDAGOGIA PDF
Neli neli.gai@unoesc.edu.br Gai Pereira
ALFABETIZAÇÃO BASEADA NA CIÊNCIA: reflexões sobre o curso ABC PDF
Cristiane Perol da Silva
LITERATURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: impactos do Pibid e do RP na formação inicial de professores PDF
Kenia Adriana de Aquino, Isa Mara Colombo Scarlati Domingues
FORMAÇÃO DOCENTE E PROFESSORES INICIANTES: a inserção do professor dos anos iniciais do ensino fundamental à docência PDF
Jussara Carmisini de Lima Ferreira
A FORMAÇÃO INICIAL DO ALFABETIZADOR: percursos de um projeto de extensão PDF
LILIAM CRISTINA CALDEIRA
FORMAÇÃO CONTINUADA: algumas relações com a docência nos anos iniciais PDF
Ana Elisa de Moura Miotto, Alba Regina Battisti de Souza
O PIBID NA ALFABETIZAÇÃO: contribuições na Formação Inicial docente em uma escola dos anos iniciais da Rede de Ensino de Palhoça/SC. PDF
Adriely Arruda Souza
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MEC: as duas faces da mesma moeda PDF
Janaína Soares Martins Lapuente, Gabriela Medeiros Nogueira
RELAÇÃO ENTRE A HABILIDADE EM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Flávia Renata Silva Souza
FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A ALFABETIZADOR/A: uma análise da ANPEd Nacional. PDF
Andréa de Souza Gois, Marilane Maria Wolff Paim
A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ALFABETIZADOR(A): breves reflexões sobre a práxis pedagógica PDF
Fabíola Cardoso Cecchetti, Jilvania Lima dos Santos Bazzo
VOZES DE ALFABETIZADORES – PALAVRAS E CONTRAPALAVRAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA PDF
Nelita Bortolotto, Gracielle Boing Lyra
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INCIAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: a formação inicial diante de novos desafios PDF
EVERTON VIEIRA RIBEIRO, Kerlly Pires Costa Sousa
O PNAIC E A CRIANÇA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: teoria histórico-cultural como possibilidades de aprendizagem na prática pedagógica da alfabetização do município de Corumbá/MS PDF
Nair Terezinha Gonzaga Rosa de Oliveira, Regina Aparecida Marques de Souza
DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS (SD) PDF
Jilvania Lima dos Santos Bazzo
DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUAZEIRO – BA E A INTERDISCIPLINARIDADE: sentidos no saber e fazer pedagógico PDF
Geisa Gabrielle Santos, Paulo Cesar Marques de Andrade Santos
O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA, BASEADO EM EVIDÊNCIAS, SOBRE OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA DOS ALUNOS NA ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Luciane Aparecida Souza
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DO PNAIC: a experiência da Universidade do Estado de Minas Gerais PDF
Maria do Carmo Assunção de Oliveira, LÍLIAN SIPOLI CAÑETE
A elaboração de sequências didáticas como atividade vivencial na formação inicial para a alfabetização PDF
Keila Montes Pereira Rodrigues
A IMPORTÂNCIA DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA A PARTIR DO CONFRONTO COM ESTUDOS TEÓRICOS: uma experiência de formação continuada baseada no diálogo PDF
Antônia Verônica Carneiro Soeiro, Natielly de Almeida Santiago, Maria José Barbosa

Alfabetização e modos de aprender e de ensinar

DISCURSOS DE PROFESSORAS SOBRE SUAS MEDIAÇÕES NO USO DE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Mariana Rocha Eller Miranda, Daniela Freitas Brito Montuani
DIREITOS DAS CRIANÇAS: Garantindo aprendizagens no processo de alfabetização PDF
Sérgio Renato Pinto, Walter Silva Braga, Luiza Pereira Silva, Márcia Cristina Nascimento da Silva, Wilson Oliveira Andrade
O CENÁRIO PANORÂMICO DAS PESQUISAS EM ALFABETIZAÇÃO INSERIDO NO CONTEXTO DA PERSPECTIVA DISCURSIVA ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2019 PDF
Camila Besen Koch, Maria Aparecida Lapa de Aguiar
QUAL O LUGAR DA ORALIDADE NA ALFABETIZAÇÃO? PDF
Márcia Vânia Silvério Perfeito, Vânia Márcia Silvério Perfeito
Produção Textual e Práticas Mediadas de Leitura no Ciclo de Alfabetização: Relatos de práticas no Rio Grande do Sul e Maranhão. PDF PDF
professora Sousa NASCIMENTO
A AVALIAÇÃO ESCOLAR, UMA QUESTÃO REFLEXIVA NA ESCOLA PARA A PRÁTICA MEDIADORA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR PDF
Tatiana DE Camargo Schiavon
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA REDE ESTADUAL DE UBÁ/MG ATRAVÉS DA ARTELUDOTERAPIA: aprendendo e ensinando no contexto da brinquedoteca PDF
Gabriela Silveira Meireles
O Letramento nas Atividades Remotas da Educação Infantil PDF
Priscila da Rosa Lescano Dias, Thaise da Silva
A reescrita de texto: um caminho para a proficiência escritora PDF
Carla Conceição Vale Silva, Maria Elizabete Souza Couto
NARRATIVAS ORAIS DE HISTÓRIAS: A VISÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR PDF
Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Paola Helena Muxfeldt Morando Silva
AS PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LIVRO DIDÁTICO PDF
Vânia Márcia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira-Mendes, Márcia Vânia Silvério Perfeito
AÇÃO DOCENTE E O TRATAMENTO DA HETEROGENEIDADE DE NÍVEIS DE CONHECIMENTO PDF
Amanda Carla Nascimento Cavalcanti, Dayane Marques Silva, Telma Ferraz Leal
TENDÊNCIAS TEÓRICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS REPERCUSSÕES DOS GRUPOS DE PESQUISA NO DIRETÓRIO BRASIL/LATTES PDF
Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Laura Luzietti Ribeiro
A APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS: uma experiência no Bloco Inicial de Alfabetização PDF
Graciely Garcia Soares, Kelly Alves Rocha dos Santos
BRINCAR COM CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Para a ampliação do repertório de práticas pedagógicas intencionais PDF
Adriély Lopes, Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Wagner Ferreira Angelo
PRÁTICAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Leticia Bitencourt Bianchi, Francinilda de Sousa Nascimento
O ATO DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE, NA CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: interrogações de nosso tempo PDF
Aluisio Ricardo Souza
APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Tatiane Cigott Figueiredo Moritz, Greice Ferreira da Silva
ESCREVO PARA ALGUÉM LER: RELATO DE EXPERIÊNCIA PDF
Jeferson Valadão Valadão Freire
A aprendizagem da ortografia sob o viés das práticas interativas PDF
Elaine Cristina Rodrigues Gomes Vidal
A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE LETRAMENTO PARA O ENSINO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PDF
FLÁVIA SIMÕES DE MOURA
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: uma reflexão acerca do ensino-aprendizagem PDF
Warlen Silva da Cruz, Francisco Pereira Smith Junior, Ana Paula Vieira e Souza
TRAVESSIAS NO ENSINO REMOTO: relatos sobre possibilidades e desafios em busca de um processo de alfabetização produtor de sentidos PDF
Marta Patrícia Peixoto Duarte de Deco, Elaine de Barros Manhanini Sampaio
TRAJETÓRIAS DE ESCRITA E A DOCÊNCIA: entrelaçando sentidos e práticas no contexto de uma sala de educação infantil PDF
Elaine Vieira de Almeida, Maria Alda de Lavor Freire
CONCEPÇÕES DE LEITURA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E SUAS IMPLICAÇÕES PARA SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PDF
FILOMENA ELAINE PAIVA ASSOLINI
O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: concepções e práticas a partir de consignas e materiais didáticos PDF
Adriana Jesuíno Francisco, Elianeth Dias Kanthack Hernandes
AS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADAS NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Luana Alves LIMA, Maria Ernilde Vieira, FABIANA MELLO FÉLIX
MÉTODOS PARA ALFABETIZAR: O QUE SABEM E DIZEM OS PROFESSORES ALFABETIZADORES? PDF
Érica Raiane de Santana Galvão, Viviane Caline de Souza Pinheiro, Adriana Cavalcanti dos Santos
REFLEXÕES SOBRE ALGUMAS PROPOSTAS ALFABETIZADORAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA PDF
Simone Werneck Matias
PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS COMO RECURSO PARA A ALFABETIZAÇÃO PDF
Regina Maria da Silva Delduque
REFLEXÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PDF
Natiély Ramyla de Almeida Ferreira Nobre, Tatiane Zabala Gomes
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVOS E A FORMAÇÃO DOCENTE INCIAL E CONTINUADA PDF
Monica Dias Vieira Quadros
LEITURA E MEDIAÇÃO DE POEMA: apreciar a textualidade poética, alfabetização e letramentos PDF
Julia Soares Martini, Marília Forgearini Nunes
A PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA SOBRE JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO (2013-2019) PDF
Aline Gomes de Souza, Alexsandro da Silva
ENUNCIADO COMO OBJETO DE ENSINO: observação de aula no 2º ano do Ensino Fundamental PDF
Daniele Aparecida Russo
NARRATIVAS DO ENTRE A AÇÃO E A REFLEXÃO DOCENTE: Possibilidade de mudanças nos modos de ensinar e aprender PDF
Cleonice Laurentina Quirino
PRODUZINDO TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO: o caso de uma turma de 2º ano PDF
Ana Caroline Almeida
ESTILO E AUTORIA: o processo de produção de textos escritos PDF
Iara Maravalha Freire, Rosimere Pereira Manzani Lagares
ESPAÇO DE EXPLICAÇÃO: escrita de definição de palavras durante a alfabetização PDF
Eliana Guimarães Almeida, Clenice Griffo
O TRATO COM A HETEROGENEIDADE NAS AULAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO EM UMA TURMA DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS. PDF
VANESSA BRANDÃO PEREIRA
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: análise de uma prática docente PDF
José Carlos de França Filho
Escrita Inventada e Alfabetização: interações entre crianças de 6 anos e o papel da mediação PDF
Valéria Barbosa, Tarsis Souza Matarelle
INVENTAR PALAVRAS É RECRIAR O MUNDO: Ludicidade no processo de alfabetização e construção de sentidos PDF
Hebe Duarte Andrade Maluf Resende
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO: a didática e a diversidade dos modos de interação com a cultura escrita PDF
PAULA CID LOPES, MARIA LETÍCIA CAUTELA MACHADO
MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA COMUNIDADE POMERANA PDF
Berwaldt Gowert Gowert Madia Berwaldt
AQUISIÇÃO DA LEITURA E ALFABETIZAÇÃO: Contribuições do método fônico PDF
Adriély Lopes, Tanara Zatti
A FLUTUAÇÃO NO REGISTRO ORTOGRÁFICO DE PALAVRAS: marcas da heterogeneidade da produção enunciativa infantil PDF
Cristiane Carneiro Capristano, Adriane Karine Mariano ANICIAS Mariano ANICIAS
ALFABETIZAÇÃO NA PEDAGOGIA WALDORF: os primeiros passos teóricos e metodológicos PDF
Adriély Lopes, Prof. Dr. Lourival José Martins Filho
Alfabetização em Sergipe: análise de livro didático com base no Sistema Scliar de Alfabetização PDF
Marileia Silva dos Reis
O SOLDADINHO DE CHUMBO E A BAILARINA NO 4º ANO: a constituição de crianças leitoras e autoras apaixonadas PDF
Mônica Regina dos Santos, Bárbara Cortella Pereira de Oliveira
ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: perspectiva de ensino de língua materna no 3º ano do Ensino Fundamental PDF
Danillo da Silva Feitosa, Alison Douglas Silva, Yana Liss Soares Gomes
EMPRÉSTIMO DE LIVROS DA BIBLIOTECA ESCOLAR: reflexões sobre a mediação docente e as escolhas dos livros pelas crianças PDF
Lis de Gusmão Lino, Juliana de Melo Lima
Alfabetização e Literatura Infantil: um diálogo pai d'égua PDF
Nádia Farias da Silva Pantoja
UMA ESCUTA SENSÍVEL SOBRE A CONCEPÇÃO DO ATO DO ATO DE LER POR CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Joelma Reis Correia, Edith Maria Batista Ferreira
O ATO DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE, NA CONSTRUÇÃO INSURGENTE DAS DODISCÊNCIAS: interrogações de nosso tempo PDF
Souza Ricardo Souza
O SUPORTE TEXTUAL JORNAL E AS IMPLICAÇÕES DA ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Karine Viegas Carvalho
ESTRATÉGIAS DE LEITURA NOS ANOS INICIAIS: NOVAS PERCEPÇÕES AO LIVRO LITERÁRIO E A SISTEMATIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS PDF
liene keite de lira da mata

Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos

A IMPORT NCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS E DA LITERATURA NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica PDF
Fernanda Marreiros da Silva, Tamara Lofy de Brito, Alba Regina Battisti de Souza
A CASA DA MINHA INFÂNCIA, UM AMBIENTE ALFABETIZADOR: do abraçar uma letra a outra às reminiscências das memórias afetivas PDF
Cleunice Terezinha da Silva Ribeiro TORTORELLI, Zelia Inez Lázaro RODRIGUES
Mestranda em Educação. Graduada em Pedagogia. PDF
Camila Moura Costa
ENSINANDO A COMPREENDER: frutos da adaptação de um material didático PDF
Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Juliane Dutra da Rosa Silvano, Dalva Maria Alves Godoy
Os espaços de leitura na Educação Infantil: o direito a qualidade PDF
Eliana Crepaldi Crepaldi Santos
ORGANIZAÇÃO DE TURMA HOMOGÊNEA: UMA ANÁLISE DAS ANGÚSTIAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO PDF
Aparecida Dias de Oliveira Torres
LEITURA E ESCRITA EM ESPAÇO EDUCACIONAL NÃO ESCOLAR: Relato de Experiência em uma Organização da Sociedade Civil de Fortaleza-CE PDF
ele Gabriel da Silva Lopes, ela Natielly de Almeida Santiago
PEDAGOGIA HOSPITALAR E SUAS MULTIFACES: a importância da alfabetização na perspectiva do letramento para as crianças com câncer PDF
EMANUELLE DA SILVA FERREIRA, ANA CLÁUDIA RODRIGUES GONÇALVES PESSOA
O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS DE TURMAS MULTISSERIADAS PDF
Selma Costa Pena, Ana Lídia da Conceição Ramos Maracahipe
RESSIGNIFICANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Mariluci Souza Farias Brandão
RESSIGNIFICANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Suely Norberto Gomes
RESSIGNIFICANDO O USO DO LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Josemeire Nascimento Nascimento Ferreira
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NO CAMPO: uma análise da produção acadêmica PDF
Mikelle Nunes de Lima Meneses, Elaine Luciana Sobral Dantas, Denise Maria de Carvalho Lopes
A GESTÃO PARTICIPATIVA: O CASO DA ESCOLA FRANCISCO XAVIER EM HORIZONTE-CE PDF
Karla Meneses Farias, Maria Dorotéa Costa de Oliveira
Alfa e Beto uma proposta didática em questão PDF
Bruna Vanessa Ramos

Alfabetização e ensino remoto: desafios, aprendizados e perspectivas

O ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA DO CAMPO PDF
Carmen Regina Gonçalves Ferreira
A LEITURA E A ESCRITA NO ENSINO REMOTO: relato de experiência com o primeiro ano PDF
Ariane Simão de Souza
A ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: intervenções didáticas específicas em pequenos grupos PDF
Patrícia Barros Soares Batista, Kely Cristina Nogueira Souto
ENSINO REMOTO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: desamparo e responsabilização de professoras alfabetizadoras durante a pandemia de covid-19 PDF
Patrícia Camini, Alice Teixeira de Freitas
Discursos de Alfabetização no Brasil: do método ao ensino remoto PDF
Alice Oliveira Pacheco
ATIVIDADES AVALIATIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: desafios e (im)possibilidades à prática do alfabetizador PDF
Aline Gasparini Zacharias Carolino, Tatiana Andrade Fernandes de Lucca, Andréia Osti
FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO EMERGENCIAL REMOTO: (des)encontro e (re)invenção da prática PDF
Viviane Caline de Souza Pinheiro, Érica Raiane de Santana Galvão, Adriana Cavalcanti dos Santos
PODCAST MACACA SOFIA: um projeto de letramento em tempos de aulas remotas PDF
Andreia Aparecida Suli da Costa
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO EM DIFERENTES CONTEXTOS PDF
Danieli Dias da Silva, Tamires Pereira Duarte Goulart
Os desafios e as possibilidades do ensino de ortografia em tempos de pandemia PDF
Verônica Amorim Saraiva, Caroline Braga Michel
RESSIGNIFICANDO O ESPAÇO FÍSICO DA SALA DE LEITURA – NOVAS FORMAS DE LER E INTERPRETAR O TEXTO ESCRITO PDF
Idê Moraes dos Santos, Lilian Gracieli Knoblok Rodrigues
Aprendendo a ser professor(a) em tempos de pandemia:língua, leitura, literatura, diversidade e contextos humanos. PDF
Lais Tredicci Lopes, Ana Carolina Araujo Ricardo
Projeto Ananse: Ampliando repertório literário em tempos de Ensino Remoto PDF
Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani
O ensino remoto e as possibilidades de ler e escutar sobre as lendas e os contos populares. PDF
Ingrid Ingrid Jahn Macedo Jahn Macedo
“DA LISENSA EU TO COMENDO POLVILIO”: (Re)pensando o currículo da alfabetização pela tela PDF
BONNIE AXER, Yasmin de Barros Oliveira
ENTRE ONDAS, LETRAS E LIVROS: uma vivência pedagógica ribeirinha no Pantanal Sul-mato-grossense PDF
Dilson Vilalva Esquer
ENSINO REMOTO: relato de experiência no ensino fundamental anos iniciais em uma escola da rede pública de ensino. PDF
MARIA GENI Geni Pereira Bilio, Cleonice Terezinha Fernandes
TEM ALGUÉM ALFABETIZANDO AQUI?Inquietações de professoras alfabetizadoras frente ao ensino remoto PDF
Magda Dezotti, Patrícia Gonçalves Nery, Welessandra Aparecida Benfica, Daniela Perri Bandeira
OS DESAFIOS PARA ALFABETIZAR NO ENSINO REMOTO: A realidade no Sul do Amazonas PDF
Adriana Francisca de Medeiros
OS DESAFIOS NOS MODOS DE ENSINAR E DE APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Ana Karina Lopes de Sousa Carneiro, Douglas Almeida de Oliveira, Maria Josefina Ferreira da Silva
A IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE MÍDIAS SP E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A PROFISSIONALIDADE DA PROFESSORA ALFABETIZADORA PDF
Vania Lizie da Silva Lima, Milka Helena Carrilho Slavez
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS DE UMA PROFESSORA INICIANTE EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Taís Barbosa Rodrigues
Temas emergentes na educação e seu uso como facilitador da aprendizagem PDF
Larissa Cruz
ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR: desafios e possibilidades PDF
Katiúscia Pereira da Silva Anjos, Fernanda Reis de Almeida
A avaliação da alfabetização no contexto do ensino remoto: uma análise a partir dos grupos focais da pesquisa Alfabetização em Rede PDF
Luciana Piccoli, Renata Sperrhake, Sandra dos Santos Andrade
A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: descobertas e constatações PDF
Elvira Cristina Martins Tassoni
“ORIENTAÇÕES AO MEDIADOR”: o papel do recurso pedagógico em atividades assíncronas em uma turma de primeiro ano no contexto do ensino remoto emergencial PDF
Mayara Krischke Lopes, Mariana Venafre Pereira de Souza
A ATUAÇÃO DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA EXPERIÊNCIA INUSITADA DO ENSINO REMOTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Maria José Barbosa, Alexandre de Paiva Nepumuceno, Aurinete Alves Nogueira, Elizangela Silva Mesquita, Francisca Regiane S. de Sousa, Henriqueta Rocha de Abreu, Lara Ronise de Negreiros P. Scipião
Itinerários de alfabetização em tempos de pandemia PDF
Caroline Brandelli Garziera, Mariana de Souza Arieta
LER E ESCREVER EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: diálogos de alfabetização em Ji-Paraná, Rondônia. PDF
Josélia Gomes Neves, Vanubia Sampaio dos Santos, Ednéia Maria Azevedo Machado
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO: desafios do trabalho pela tela do celular PDF
Maria Alice Junqueira de Almeida
A FORMAÇÃO LITERÁRIA DOS ALUNOS, 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ (SP) PDF
Flávia Poliana Serafim Alves
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: os professores em foco PDF
Aline Cristine Androlage Mercado
DIÁRIO PANDÊMICO: tipos de atividades de alfabetização PDF
Sônia Regina da Luz Matos, Cátia Marinello Marinello
Projeto Ananse: Ampliando repertório literário em tempos de Ensino Remoto PDF
Ana Lúcia Machao, Fabiana Giovani
O SARAU LITERÁRIO a literatura infantil na formação de professores no PIBID PDF
Luciene Cerdas, Cristina Spolidoro Freund, Agnes de Oliveira Saide, Andressa Folly Fonseca, Jéssica Cristina Santos Souza, Juliana Bento de Araújo, Marcela Oliveira de Medeiros, Nathália Pereira dos Santos Cotrim, Pedro Matos dos Santos, Tatiana Borges Amado Maillard, Daniela Sueira de Lima
ALFABETIZAÇÃO E PANDEMIA: vivências do estàgio supervisionado no ensino remoto PDF
Rejane souza Ribeiro de Cristo, BRUNA SANTOS ROCHA, MASSAI BARRETO LIMA
Desafios da prática docente na alfabetização em contexto fronteiriço de Corumbá-MS PDF
Kamile Frias Claros, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: dificuldades e possibilidades PDF
Josilene da Silva Augusto, Anamaria Santana da Silva
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: o que revelam docentes de uma escola pública do Distrito Federal? PDF
Lucineide Alves Batista Lobo, Solange Alves de Oliveira Mendes
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO NA ESCOLA PÚBLICA: percepções e possibilidades vivenciadas por professores de escolas públicas PDF
Helena Cristina da Cruz Ruiz, Neusa Banhara Ambrosetti
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PDF
Marina Quadrado Salva, Rachel Moreira Almeida Rodrigues
O EMPOBRECIMENTO DA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA EM CONTEXTO PANDÊMICO PDF
V. Andrade Lund, Dra. Nornberg
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: a atuação docente em tempos de pandemia PDF
Keyth Marrayle Meurer
O IMPACTO DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS: reflexões sobre o vivido PDF
Manuella Sampaio Alves, Mônica Teresinha Marçal
A ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO REMOTO: o que dizem e fazem os Orientadores Pedagógicos PDF
Lais Ribeiro Canuto, Marcelle Rodrigues, Angélica Silvestre Pereira Ferreira
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NAS TURMAS 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2020 E 2021: construindo trajetórias possíveis PDF
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo, Andreia Alvim Bellotti, Simone Ribeiro, Alesandra Maia Lima Alves
PIBID – CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA PDF
Karinne Luzia Rodrigues
REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO: do planejamento à prática pedagógica virtual PDF
Aurinete Alves Nogueira, Aleandra de Paiva Nepomuceno, Francisca Regiane Sabino de Sousa, Karla Kamille Costa de Oliveira Fonteles, Michelly Matos Araújo
Alfabetização em tempos de pandemia: desafios enfrentados pelo/as professores/as para ensinar as crianças a ler e escrever por meio da abordagem pedagógica remota PDF
Gabriela Ribeiro Gomes, Lismara Bastos Paiva, Nandyara Souza Santos
LABORATÓRIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: desafios para a construção de um projeto de extensão em tempos de pandemia PDF
Maria José Francisco Souza, Daniela Freitas Brito Montuani, Gabrielle de Aguilar Magnani, Ingrid Stefane da Costa, Emanuelle Caroline Lima Ferreira
A PRÁTICA DE PLANEJAMENTO DAS AULAS NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: os desafios em tempos de pandemia PDF
Silvana Bellé Zasso, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Juliane Alves Silveira, Paula Pires da Silva, Milena Severo Estima, Milene Gonzalez Lopez Bandeira
UMA EXPERIÊNCIA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental em tempos de pandemia Covid 19 PDF
Sara Duarte Souto-Maior
EXPERIÊNCIAS DISCURSIVAS COM A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO REMOTO: (im) possibilidades de leitura literária em espaços não-presenciais PDF
Thaís Rodrigues Carlos
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS: a atuação docente em tempos de pandemia PDF
Keyth Marrayle Meurer
CARTAS PARA COMPARTILHAR: sentimentos, práticas e experiências de professoras alfabetizadoras em tempos de pandemia PDF
Patrícia Ignácio
Cadê o ano de 2020 que estava aqui? PDF
Karine Maria heidemann
A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PDF
Josemeire Nascimento Nascimento Ferreira
OS DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA: Propostas e soluções encontradas por professoras para esse enfrentamento. PDF
Angela Fonseca, Cristiane Gabriela Tudeschini Marques
ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: quais são as escolhas possíveis para as atividades escolares não presenciais? PDF
CAROLINE MICHELE BRUNKEN
Ensino Remoto Emergencial: com a voz o gestor municipal PDF
Gabriela Medeiros Nogueira, ALESSANDRA AMARAL SILVEIRA, Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Silvana Maria Bellé Zasso, Barbara Cordeiro Borges, Michele Alaise Flores Borges
CIRANDA DA LEITURA EM MEIO VIRTUAL: o real, o possível, e o surpreendente nos cotidianos dos encontros virtuais PDF
Alessandra Nascimento Santos Moraes, Simone Alencastre
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ISOLAMENTO SOCIAL: uma investigação sobre as práticas pedagógicas de professores em Poços de Caldas, MG. PDF
ela/dela Aparecida Naiane Aparecida Batista Cocato
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19: Estratégias governamentais e táticas das professoras alfabetizadoras em Minas Gerais PDF
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
Problematizando o trabalho com poema no ensino remoto PDF
Syler Jean Vieira Alves Nogueira, Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DE LEITURA E DE ESCRITA DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM UMA TURMA DO 1º/2º ANOS NO CONTEXTO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE PDF
Layla Rocha Castro, Márcia Gonçalves de Jesus, Nandyara Souza Santos Sampaio
ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS: fragmentos de uma experiência vivenciada com turma de 1º ano de uma escola pública PDF
Ana Clarissa Gomes de França, Denise Maria de Carvalho Lopes, Elaine Luciana Sobral Dantas
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS PELO WHATSAPP PDF
MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA, YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO
ALFABETIZAÇÃO EM CURSO: uma proposta de interação e formação de alfabetizadores PDF
Maria Cristina Corais
MEMÓRIAS DA/NA QUARENTENA: vislumbrando a autoria na escrita em sala de aula virtual PDF
Cláudia Cristina ANDRADE, Beatriz Donda
O ENSINO REMOTO EM UMA REDE MUNICIPAL: desafios e resistências PDF
Mauro Augusto Burkert Del Pino, Gilceane Caetano Porto, Eugênia Antunes Dias, Annelise Costa de Jesus, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, João Carlos Roedel Hirdes, Leticia Gabrieli Vivian Garcia
SALA DE AULA INVERTIDA: uma experiência de ensino com estudantes dos anos iniciais no ensino remoto em uma escola pública do Distrito Federal, o caso Flor de Mel PDF
Cília Cardoso Rodrigues da Silva, Suene Marques Costa
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID 19: relatos de vivência no Programa Residência Pedagógica em busca de uma educação humanizadora PDF
Rosiane Tavares Santos, Marcia Maria Pereira da Silva, Natátia Alves de Lima Pinto, Rosalina Dias Rodrigues, Silvana Alves da Silva Bispo
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO CONTEXTO PANDÊMICO: sentidos e processos de desenvolvimento e aprendizagem da produção do texto escrito como uma atividade social e cognitiva PDF
Flaviana Demenech
ENSINO REMOTO E ALFABETIZAÇÃO: possibilidades de práticas pedagógicas no contexto de pandemia PDF
ANGÉLICA FURTADO DE ALMEIDA, SILVANA DOS SANTOS SILVA
RESSIGNIFICAR A ALFABETIZAÇÃO: um olhar da Orientação Educacional sobre o acolhimento em tempos de pandemia. PDF
ELISA GUIRALDELLI MACEDO, MONICA WENDHAUSEN
PARCERIA DA FAMÍLIA NO TRABALHO REMOTO COM CRIANÇAS ALFABETIZANDAS: APORTES TEÓRICOS FREIRIANOS E CONVÊRGENCIAS PDF
Margarete Nunes, Maria das Graças de Araújo, Escilda Manique Barreto Mesquita
O DESAFIO DE ALFABETIZAR DURANTE O ENSINO REMOTO: o relato de uma professora (re)aprendendo a ensinar. PDF
Tâmila Carolini Trindade Tavares
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO REMOTO: recursos para impulsionar a aprendizagem PDF
Michelle Perpétuo Pais Bernardo Pereira
O ALFABETIZAR LETRANDO NAS VIDEOAULAS PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência do ensino municipal de Curitiba em 2020 PDF
Vânia Gusmão Dobranski, Ana Lucia Maichak de Gois Santos
A EFICÁCIA OU A REMEDIAÇÃO NAS CONDIÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTAS: o ensino e a aprendizagem na perspectiva dos eixos da apropriação do SEA – Sistema de Escrita Alfabética PDF
Rosemeire Reis Ribeiro da Costa
ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19: perspectivas e desafios em realidades distintas – Porto Velho/RO e Três Lagoas/MS PDF
Silvana Alves Bispo, Aline Santos Silva
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19: desafios das escolas públicas no município de São Gonçalo/RJ PDF
Michele Barreto Nunes
Aprendizados sobre a leitura e a escrita em tempos de pandemia PDF
Janaina Souza Silva, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Maria Eliete Lacerda Luchesi
PROPOSTAS PARA O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO DE PANDEMIA NO MBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: a consciência fonológica e o ensino da leitura e produção de textos PDF
Melina Poiatti Nogueira, Sulamita Oliveira Sousa
Recursos pedagógicos em Educação Infantil em debate PDF
PATRICIA SIROTHEAU DE ALMEIDA EICHLER

Template

Template para submissão de trabalhos ao V CONBALF Template
V Conbalf