Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, VI CONBAlf - Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita

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ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal
Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto

Última alteração: 2023-08-05

Resumo


Resumo:

Este estudo dedica-se a compreender, em termos de planejamento e implementação, como se deu o retorno às aulas presenciais em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo conduzido por pesquisadores/as do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Pública – GIPEP, da Universidade Federal de Pelotas, o qual integra a Pesquisa Nacional “Alfabetização em Rede”. Atualmente a referida pesquisa encontra-se na segunda etapa de investigação, envolvendo 36 universidades do país, com o objetivo de compreender como se deu a volta ao presencial de crianças em processo de alfabetização, matriculadas em turmas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Neste estudo utilizamos os dados coletados através de rodas de conversa realizadas com as docentes participantes da pesquisa, bem como as informações quantitativas obtidas com aplicação de survey. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram analisados através da abordagem da análise de conteúdo. Como resultado, observam-se carências na organização da rede investigada e a importância da participação das professoras no processo de redução da precarização, tanto do ensino remoto, quanto no retorno ao presencial. Mesmo imersas em um contexto de insegurança e precariedade, as docentes instituíram formas de recuperar as aprendizagens, bem como fortalecer o aspecto emocional dos alunos.

 

Palavras-chaves: alfabetização; pandemia; políticas públicas, pós-ensino remoto; planejamento.


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