Apresentação VI CONBALF
Apresentação | |
Lourival José Martins Filho, Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes, Elizabeth Orofino Lucio, Selma Costa Pena |
Alfabetização e políticas públicas
O VAGAR DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA | |
Cátia Marinello |
A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): dissonâncias com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) | |
Estela Souza de Castro, Alessandra Amaral da Silveira, Flávia Burdzinski de Souza, Lívia Lempek Trindade Monteiro |
E o “outro” no Projeto ABC? Rompendo a autoridade no movimento “Efeito Mateus” | |
Nataly da Costa Afonso, Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Manoela do Nascimento Morgado |
Esperançar através de diálogos e práticas: a Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf como espaço de resistência | |
Daiane Aparecida Mesquita Marciano, Antônio Marcos Murta |
VIDEOAULAS DO CURSO DO PROGRAMA TEMPO DE APRENDER: análise da organização do espaço da sala de aula na Educação Infantil | |
ela Lempek Trindade Monteiro, ela Espíndola |
Alfabetização, Letramento ou Literacia: perspectivas teóricas para a habilidade da leitura e da escrita | |
Paula Rejane de Araújo Valente, Pérsida da Silva Ribeiro Miki |
ANÁLISE DA CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO “ALFA EM AÇÃO” NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARITUBA/PA: impactos e desafios | |
Weslley Rosa Lalor, Verônica Moreira Souto Ferreira, Gislayne Carvalho Pires, Luiz Augusto Soares Mendes |
INTENÇÕES E PROPÓSITOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (PNA/2019): que Educação Infantil (não) desejamos? | |
Flávia Burdzinski de Souza, Gabriela Medeiros Nogueira |
MECANISMOS DE SUPORTE PEDAGÓGICO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO: contribuições da Secretaria Municipal de Educação de Marituba (PA) | |
Veronica Moreira Souto Ferreira, Weslley Rosa Lalor, Gislayne Carvalho Pires, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Naelen Nunes dos Santos, Micheli Silva dos Santos, Luiz Augusto Soares Mendes |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA/CEARÁ | |
Karine Andrade Mourão, Darlize Teixeira de Mello |
TEMPO DE APRENDER O QUÊ? A luta por significar o alfabetizar na Política Nacional de Alfabetização | |
Phelipe Florez Rodrigues, Sonia de Oliveria Martins, Emerson Bezerra Vidal Gomes |
Alfabetização e história
A HISTÓRIA DA PALAVRA ESCRITA: um relato de experiência sobre as oficinas e suas contribuições para o ensino de História | |
Aline Madalena Martins, Maria Sirlene Pereira Schlickmann |
O PERCURSO HISTÓRICO DA ALFABETIZAÇÃO: estado do conhecimento a partir da Revista Brasileira de Alfabetização | |
Bruna Aldine Muller, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi |
PRODUÇÃO EDITORIAL DE CARTILHAS E PRIMEIROS LIVROS DE LEITURA NO RS (1832-1976) | |
Gabriela Medeiros Nogueira, Gabriela Medeiros Nogueira, Carolina dos Santos Espíndola |
Alfabetização, diversidades e inclusão
Letramento Queer: um olhar desobediente aos corpos dissidentes | |
Mateus Valadão de Souza, Diuli Alves Wulff, Rafael Mendes |
O PERIGO DA HISTÓRIA ÚNICA: COMO O APAGAMENTO DA LITERATURA AFRODESCENDENTE CONTRIBUIU PARA UMA CONSTRUÇÃO CURRICULAR EUROCENTRICA? | |
Ela/dela Jessica Machado de Sena e Silva |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO: vivências com a alfabetização durante a pandemia de COVID-19 | |
Mateus Marques da Cunha, Aira Suzana Ribeiro Martins |
Alfabetização e infância
“NÃO COMPREENDIA BEM O SENTIDO”: as pesquisas sobre a linguagem escrita na Educação Infantil | |
Elizangela Silva Mesquita, Adriana Leite Limaverde Gomes |
O SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO VAMOS TODOS APRENDER A LER (EDUBE/BID) - REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CANOAS/RS: ALGUMAS PROBLEMATIZAÇÕES | |
Ananda Silva Palermo, Darlize Teixeira de Mello |
ESTRATÉGIA DE LEITURA: Ler para encontrar | |
Márcia Martins de Oliveira Martins |
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: a importância da coordenação pedagógica nos polos educativos | |
Lourival José Martins Filho |
MEDIAÇÃO DE LEITURA EM UMA TURMA DE JOVENS E ADULTOS: As coincidências do inesperado | |
Julia Soares Martini, Victória Luiza Vargas dos Santos |
Apropriação do sistema de escrita alfabética na EJA: desafios e possibilidades na prática das professoras | |
Joanna Castro Magalhães Assenção, Francisca Maciel |
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: uma incursão crítico-reflexiva sobre a temática | |
CECILIA MARIA MOURAO CARVALHO, Isa Mourão Carvalho |
Alfabetização, cultura escrita, tecnologias educacionais e outras linguagens
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma abordagem social e emancipatória | |
Vitória Gabriela Lima Carvalho, Graziela Brito de Almeida, Odalisca Cavalcanti de Moraes |
ENSINO DA ORALIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: contribuições do CONBALF | |
Rafael Mendes, Arnaldo Antônio Duarte de Duarte Junior, Diuli Alves Wulff, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a socialização como resultado do conhecimento da linguagem oral e escrita | |
Claudionor Gonçalves Melo |
O JOGO DE PALAVRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A EMERGÊNCIA DE VOZES SINGULARES: uma abordagem do campo do Design | |
Michele Marconsini Loureiro, Cláudia Maria Mendes Gontijo |
OS RECURSOS TECNOLÓGICOS EM FAVOR DA ALFABETIZAÇÃO: usos em uma rede de ensino | |
Tarciana Pereira da Silva Almeida, Artur Gomes de Morais |
(RE)SIGNIFICANDO O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: os jogos para a aquisição da leitura e escrita | |
Amanda Murta Gama, Isabella Paim, Klegillen Canelas, Leonan Castro |
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores
AÇÕES EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALFABETIZADORAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA | |
Luciane Manera Magalhães, Juliano Guerra Rocha |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: perspectivas e reflexões a partir de um projeto de rede | |
Carolina Monteiro |
DIDÁTICA DA PALAVRA INVISÍVEL À PALAVRA VISÍVEL: um (singelo) tributo à Magda Soares | |
Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Rute da Silva, Daniele Aparecida Muller Pamplona Soares |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: percepções docentes sobre o Programa ‘Educar para Valer’ | |
Tarcyla Coelho Marinho, Maria Virgínia Freire Santos |
O PROJETO LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma experiência de formação continuada em municípios da Chapada Diamantina - BA (2022-2023) | |
Mônica Correia Baptista, Laís Carolina Andrade Bitencourt, Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo, Mariana Parreira Lara do Amaral |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E A IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ALFA EM AÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARITUBA | |
Naelen Nunes dos Santos, Daniela de Nazaré Alfaia Nascimento, Luiz Augusto Soares Mendes |
A FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL | |
Jhessiene Keila da Silva Mendes, Luanna Vivório Cardoso Santos, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado |
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA, REGISTRO E DOCUMENTALIDADE: contribuições para sua significação | |
Lêda Garção Moura |
O professor leitor: indicativos para uma política de formação continuada na rede pública municipal de Várzea Grande - MT | |
Wanda Cecília Mello, Ana Paula Duarte, Waldir Félix Costa Júnior |
Programa Tempo de Aprender: com a palavra, as alfabetizadoras | |
Tarcyla Coelho Marinho |
Alfabetização e modos de aprender e de ensinar
O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO: Práticas pedagogicas em sala de aula. | |
lídia pereira magalães |
A CIDADE, AS LETRAS E A VIDA: questões para compreender a alfabetização como processo discursivo | |
Alessandra da Costa ABREU, Mairce da Silva ARAUJO, Rose Mary Castro Magdallena |
Alfabetização como processo discursivo: depois das pedras, o verbo | |
Ana Lúcia Machado, Fabiana Giovani |
ALFABETIZAÇÃO: a concepção e a prática pedagógica de professoras das turmas de 1° ano da rede de ensino municipal de Alcobaça e Caravelas | |
Adriele Apolinária Casagrande, Amanda Moreira Maia, Priscila Alves Pereira |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA: uma análise de instrumentos avaliativos para uma turma de 1º ano | |
Jennifer Sitaria Petzold Mendes, Renata Sperrhake, Fernanda Berger Blumenthal |
Condutas de reconhecimento de palavras por crianças de cinco anos | |
Rafaella Castro, Sara Mourão |
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: o que revelam os discursos das crianças? | |
Pollyana Lúcia Mangabeira |
FORMAÇÃO DOCENTE E RESIDENCIA PEDAGÓGICA: Imersão no Campo Da Prática Pedagógica | |
Wanderléa Damásio Mauricio, Vera Regina Lucio, Andreia De Dem Machado |
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: compartilhando experiências de ações de extensão do LAL/Ceale/Fae/UFMG | |
Maria José Francisco Souza, Fernanda Louise Helena Brites, Ingrid Stefane Costa, Gabrielle de Aguilar Magnani |
O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: o que dizem as dissertações e teses de 2008 a 2022. | |
Juliana Mottini Klein |
OS JOGOS DE ANÁLISE FONOLÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PELAS CRIANÇAS | |
Simone Regina Pereira, Daniela Montuani |
PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE O USO DE LETRAS MÓVEIS EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO | |
Mariana Rocha Eller Miranda |
PROCESSOS DE ELABORAÇÃO DA ESCRITA: Uma análise de produção contextualizada | |
Nathan Ribeiro Machado de Moraes, Letícia Andrade Alves, Paula da Silva Vidal Cid Lopes |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA E ENSINO POR PESQUISA: as parlendas na alfabetização | |
Rute Sheila Moura Gomes, Maria Elizabete Souza Couto |
Sequência didática com jogos de alfabetização e textos de tradição oral: um relato de ações do Laboratório de Alfabetização e Letramento em turmas de 2° ano do ensino fundamental | |
Isadora Cristina Silva Felipe, Letícia Lima da Silva, Daniela Freitas Brito Montuani, Maria José Francisco De Souza |
A APRENDIZAGEM DO NOME PRÓPRIO ENTRE CRIANÇAS COM 4 ANOS DE IDADE | |
Silvia de Sousa Azevedo Aragão, Artur Gomes de Morais |
FACETA LINGUÍSTICA: reflexões a partir de práticas de uma docente do primeiro ano do ensino fundamental | |
Regina Aparecida Correa, Sara Mourão Monteiro |
“LÁ NO CADERNO DE LEITURA É ORTOGRAFIA”: os conhecimentos linguísticos e a leitura numa turma de alfabetização | |
Ana Caroline Almeida, Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo |
MODOS INDIVIDUAIS DE REPRESENTAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E NA DOCÊNCIA: Princípios de constituição do Núcleo de Estudos e Ensino em Linguagens, Alfabetização e Letramento | |
Janaina Moreira Pacheco de Souza, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado, Paula da Silva Vidal Cid Lopes |
Alfabetização e as condições materiais e pessoais de ensinar em contextos diversos
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO ALFABETIZADOR: reflexões sobre a realidade cotidiana em escolas públicas estaduais do Sul de Santa Catarina | |
Veronez Nandi Marisângela, Maria Sirlene Pereira Schlickmann |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NOVAS COMPREENSÕES E “MOVIMENTOS DE APRENDIZAGENS” PARA A METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
Wanderléa Damásio Mauricio |
Alfabetização e pandemia: desafios, aprendizados e perspectivas
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: práticas de uma professora do sertão de Pernambuco. | |
Ana Flávia Pereira Menezes, Nayanne Nayara Torres da Silva |
ALFABETIZAÇÃO COM GAMES NA PÓS-PANDEMIA: a experiência da pesquisa alfabeclicando | |
Luciene de Sousa Teixeira Vales, Kamila Melo de Oliveira Costa, Lorrayne dos Santos, Maisa Caroline Carvalho dos Anjos Lacerd, Thais da Cruz Martins |
DO PANORAMA DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS | |
Ana Vitória Bonatti Passos, Elvira Cristina Martins Tassoni |
E AGORA PROFESSORA? Narrativas de alfabetizadoras do Sul e do Norte do país em tempos de pandemia. | |
Cristiane Medianeira da Silva Reis, Vanessa Marcuzzo |
ENTRE O PLANEJAMENTO DAS REDES E O EFETIVO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: um estudo sobre uma rede municipal | |
Fernanda Arndt Mesenburg, Eugênia Antunes Dias, Alisson Castro Batista, Raissa Souza Santiago, Luzia Helena Brandt Martins, Mateus Valadão de Souza, Gilceane Caetano Porto |
FIM DO ENSINO REMOTO: desafios enfrentados por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede pública | |
João Carlos Roedel Hirdes, Rafael Mendes, Alisson Castro Batista |
O APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: alguns impactos das modalidades remotas de ensino | |
Alisson Castro Batista, Giovanna Allegretti, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
O QUE AS CRIANÇAS DE 8 ANOS SABEM SOBRE A ESCRITA: O RETORNO À ESCOLA NA PÓS-PANDEMIA | |
Josiane Assunção Marcelos |
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: desafios inéditos | |
Patricia Miolo, Débora Ortiz de Leão |
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O OLHAR DA FAMÍLIA SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA ALFABETIZAÇÃO | |
Tâmila Carolini Trindade Tavares, Adelma Barros Mendes |
A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: REVELAÇÕES DA AVALIAÇÃO EXTERNA SAEPI | |
Elvira Cristina Martins Tassoni, Raimunda Alves Melo |
ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DA LEITURA E DA ESCRITA NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS | |
Gilceane Caetano Porto, Annelise Costa de Jesus, Fernanda Arndt Mesenburg, Raíssa Souza Santiago, Mateus Valadão de Souza, Luzia Helena Brandt Martins, Mauro Augusto Burkert Del Pino |
As dificuldades em relação a alfabetização e letramento e as consequências na aprendizagem após isolamento social | |
Marcela Alves, Adriana Sousa, Hellen Cristina Monteiro |
DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA | |
Hebe Duarte Andrade Maluf Resende, AIRA SUZANA MARTINS |
EM MEIO A PANDEMIA TECENDO A ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO PROCESSO DA CIBERCULTURA | |
Larissa Rodrigues Matias |
Impactos, limites e conquistas na perspectiva da alfabetização no contexto do ensino remoto | |
Ana Lúcia Machao |
OS SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR FAMÍLIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL | |
Juliana Silva Cabrera, Caroline Braga Michel |
PRÁTICA DE UMA ALFABETIZADORA NA EJA DURANTE O ENSINO REMOTO: "crer que eles são capazes" | |
Gabriela Medeiros Nogueira, Janaína Soares Martins Lapuente, Silvana Maria Bellé Zasso, Luíse Penning Pereira |
Retorno das atividades presenciais em dois municípios do Rio Grande do Sul: orientações e particularidades dos planejamentos docentes. | |
Caroline, Julina, Taís Braga, Silva, Barbosa Michel, Cabrera, Rodrigues |