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VÍDEOS EDUCATIVOS SOBRE OS CUIDADOS COM A CRIANÇA NO DOMICÍLIO
Última alteração: 2025-11-19
Resumo
Objetivo: Relatar o processo de construção de vídeos educativos sobre os cuidados com a criança no domicílio.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica desenvolvida em duas etapas: fase exploratória e construção da tecnologia educativa. Resultados: Na fase exploratória, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, a qual fundamentou o desenvolvimento dos vídeos. A busca evidenciou a escassez de estudos voltados ao uso de tecnologias educativas para orientar os cuidados básicos com a criança no ambiente domiciliar. A partir disso, foi elaborada uma série composta por quatro vídeos educativos, intitulada “Cuidados com a criança no domicílio mediados por tecnologias educativas”, abordando os seguintes temas: banho, amamentação, sono seguro e importância das consultas de puericultura. Conclusão: As tecnologias educativas em formato audiovisual demonstram potencial para apoiar as famílias nos cuidados domiciliares com a criança, contribuindo para a redução de medos e inseguranças. Além disso, podem ser utilizadas como ferramentas de apoio às práticas educativas dos profissionais de enfermagem.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica desenvolvida em duas etapas: fase exploratória e construção da tecnologia educativa. Resultados: Na fase exploratória, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, a qual fundamentou o desenvolvimento dos vídeos. A busca evidenciou a escassez de estudos voltados ao uso de tecnologias educativas para orientar os cuidados básicos com a criança no ambiente domiciliar. A partir disso, foi elaborada uma série composta por quatro vídeos educativos, intitulada “Cuidados com a criança no domicílio mediados por tecnologias educativas”, abordando os seguintes temas: banho, amamentação, sono seguro e importância das consultas de puericultura. Conclusão: As tecnologias educativas em formato audiovisual demonstram potencial para apoiar as famílias nos cuidados domiciliares com a criança, contribuindo para a redução de medos e inseguranças. Além disso, podem ser utilizadas como ferramentas de apoio às práticas educativas dos profissionais de enfermagem.
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