Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, 2018 - III SEMINÁRIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOECONÔMICAS

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UMA ABORDAGEM COMPLEXA PARA O EMPREENDEDORISMO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Eduardo Janicsek Jara, Martha Kaschny Borges, Giovana Silva Ribeiro

Última alteração: 2018-06-30

Resumo


O ensino de empreendedorismo vem sendo proposto como projeto de lei a partir de diferentes propostas. Independetemente da esfera de governo, percebe-se que o tema aparece na pauta de reformas educacionais atribuindo ao empreendedorismo um ponto importante a ser trabalhado nas escolas.Todavia, não há clareza sobre de que forma e o que se pretende ensinar de empreendedorismo, tampouco de uma abordagem apropriada a crianças do Ensino Fundamental. Ao identificarmos diferentes definições sobre o mesmo assunto e distintas escalas que se propõem a mensurar atitude ou orientação empreendedora, percebe-se que o tema carrega consigo uma complexidade de interpretações e abordagens. Este trabalho apresenta o histórico recente de projetos de lei que envolvem o tema empreendedorismo nas escolas, bem como as definições e escalas que se propõem mensurar aspectos empreendedores, sinalizando possibilidades de formas de ensino de empreendedorismo nas escolas, a partir de experiências realizadas via extensão universitária com crianças do Ensino Fundamental.

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