Última alteração: 2018-07-04
Resumo
As mudanças sociais tornam imprescindível a busca por um novo conceito de liderança, a liderança autêntica. Sendo mais uma teoria normativa que descritiva, este estilo de liderança apoia-se em relações positivas e considera a importância das relações intersubjetivas entre líderes e liderados na construção de organizações mais autênticas. O presente artigo propõe a análise das publicações sobre o construto “liderança autêntica” em relação às abordagens qualitativa e quantitativa, além de identificar as escalas de mensuração do construto e analisá-las segundo passo-a-passo proposto por DeVellis (2012). Foram encontradas duas escalas específicas para a avaliação/mensuração do construto, o Authentic Leadership Questionaire (ALQ), amplamente empregado, e o Inventário de Liderança Autêntica (ALI). Nos estudos observados não surgiram efetivamente instrumentos de mensuração quantitativa da liderança autêntica. O que se tem são ferramentas que evidenciam a presença de autenticidade dos líderes, porém não conseguem determinar quanto um líder é mais autêntico que outro.