Sistema Eletrônico de Administração de Conferências - UDESC, IV SPPG - Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração e Ciências Socioeconômicas

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ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COMO UM PREDITOR DO ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
SR. Leonardo CARDOSO GOMES, SRA. IVONE JUNGES, SR ALESSIO SARQUIS

Última alteração: 2021-10-08

Resumo


Na literatura de marketing, o engajamento de clientes é um conceito relativamente novo, no setor educacional, as instituições de ensino estão cada vez mais reconhecendo o valor de estabelecer relacionamentos produtivos com estudantes e de obter engajamento destes estudantes. Diante deste contexto, buscou analisar e identificar se a satisfação é um preditor do engajamento do estudante, no contexto de uma IES. Esta pesquisa trata-se de um estudo quantitativo, descritivo na forma de levantamento de campo, envolvendo estudantes matriculados na graduação. Os dados foram analisados com auxílio de técnicas de estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais. Ao final da pesquisa apresentou-se um alto grau de engajamento pela satisfação, assim, os resultados evidenciam uma relação positiva entre os construtos da pesquisa. O estudo destaca-se por abordar o tema engajamento de estudantes no contexto brasileiro e contribuiu para a identificação de preditores do engajamento de estudantes, uma temática com carência de estudos.


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